Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Nervo vago

​O nervo vago, também conhecido por nervo pneumogástrico e descrito na literatura como nervo X, é o 10º par dos 12 nervos cranianos que possui ação motora e sensitiva, sendo importante para a manutenção de funções vitais como regulação da frequência cardíaca e arterial, por exemplo.

A estimulação do nervo vago, conhecida por estimulação vagal pode causar um desmaio, mas ela também pode acalmar e por isso está sendo estudada para o tratamento de doenças como epilepsia e depressão.

Pares cranianosPares cranianos
Origem do nervo vagoOrigem do nervo vago

Função do nervo vago

As principais funções do nervo vago incluem:

  • Produção de suor;
  • Regulação da frequência cardíaca e da pressão arterial,
  • Controle dos movimentos dos intestinos, dos músculos e da boca.

Além disso, o nervo vago divide alguma das suas funções com o nervo glossofaríngeo, especialmente na região do pescoço, sendo responsáveis pela sensação gustativa, onde o nervo vago está mais relacionado com o azedo e o glossofaríngeo com o sabor amargo.

Anatomia do nervo vago

O nervo vago é o maior nervo craniano e tem origem na parte de trás do bulbo raquidiano, uma estrutura cerebral que liga o cérebro com a medula espinal, e sai do crânio por uma abertura chamada de forame jugular, descendo pelo pescoço e tórax até terminar no estômago.

Durante o trajeto do nervo vago, este inerva a faringe, laringe, coração e outros órgãos, sendo através dele que o cérebro percebe como estão estes órgãos.

Estimulação do nervo vago

A estimulação excessiva do nervo vago gera uma situação chamada síncope vagal ou desmaio. Ela ocorre normalmente em indivíduos jovens e deve-se à redução da frequência cardíaca e da pressão sanguínea, devido a falta de oxigênio no cérebro, provocando desmaio.

A síncope vagal pode ser causada por:

  • Exposição ao calor;
  • Emoções fortes, como a raiva;
  • Engolir alimentos muito grandes;
  • Estar numa altitude elevada;
  • Sentir fome, dor, ou outras experiências desagradáveis.

A estimulação do nervo vago também pode ser feita através de uma massagem na região lateral do pescoço. Por vezes a manobra vagal é feita pelos médicos em caso de emergência para regularizar a arritmia cardíaca.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...