Nariz ardendo: o que pode ser e o que fazer

Atualizado em janeiro 2024

O nariz ardendo pode ser causado por mudanças climáticas, rinite alérgica, sinusite, gripe, resfriado, medicamentos ou ser sinal de uma situação mais grave, como a síndrome de Sjogren, por exemplo.

De forma geral, a ardência no nariz não é considerado um problema, já que está relacionada com o ressecamento e/ ou irritação da mucosa nasal. No entanto, essa situação pode ser bastante desconfortável e, caso seja acompanhada por sintomas como febre, tontura ou sangramento nasal, é recomendado que o clínico geral ou otorrinolaringologista seja consultado para que seja identificada a causa e iniciado o tratamento mais adequado.

Leia também: Nariz ressecado: 10 causas (e o que fazer) tuasaude.com/nariz-ressecado

O tratamento para nariz ardendo pode variar de acordo com a causa e deve ser orientado pelo médico, podendo ser recomendado fazer lavagem nasal, usar medicamentos específicos para a situação ou fazer uso de descongestionantes nasais, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de nariz ardendo são:

1. Mudanças climáticas

O tempo seco é a principal causa de ardência do nariz. Isso porque o ar quente ou seco demais resseca as vias aéreas, o que faz com que a pessoa sinta seu nariz arder quando respira, por exemplo.

Além do tempo seco, ficar muito tempo exposto ao ar condicionado pode ressecar a mucosa e levar a ardência do nariz. 

O que fazer: Uma das formas de evitar a ardência do nariz provocada pelo tempo seco é colocando uma bacia com água no quarto, pois ajuda a deixar o ar um pouco úmido. Além disso, é importante beber bastante água e fazer lavagem nasal com soro fisiológico a 0,9%. Veja como fazer a lavagem nasal.

Não ignore os seus sintomas!

Priorize sua saúde. Descubra a causa dos seus sintomas e receba o cuidado que precisa.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Rinite alérgica

A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal causada pela presença de substâncias irritativas, como poeira, pólen, pelos ou penas de animais, perfume ou desinfetantes, por exemplo. Essas substâncias causam irritação da mucosa, levando à coriza e coceira no nariz, além de causar sensação de ardência. Saiba o que causa a rinite alérgica e como é feito o tratamento.

O que fazer: Para evitar a rinite alérgica, é importante limpar bem a casa, identificar o agente causador da alergia e evitá-lo. Em casos mais graves, o alergologista pode recomendar o uso de medicamentos anti-histamínicos ou vacinas antialérgicas.

3. Sinusite

A sinusite é a inflamação dos seios nasal caracterizada por dor de cabeça, sensação de peso no rosto, coriza e, consequentemente sensação de nariz ardendo. A sinusite pode ser causada tanto por vírus do gênero Influenzae quanto por bactérias, sendo importante a identificação do agente infeccioso para que o tratamento estabelecido pelo médico seja eficaz.

O que fazer: O tratamento para sinusite é definido pelo médico de acordo com a sua causa, podendo ser recomendado antibióticos, quando causada por bactérias, ou antigripais, quando causada por vírus. Além disso, pode-se fazer uso de descongestionantes nasais, para aliviar a sensação de peso na cabeça. Entenda o que é a sinusite e como tratar.

4. Gripe e resfriado

Tanto a gripe quanto o resfriado pode causar ardência do nariz, por causa da irritação da mucosa pela presença de vírus na via aérea, espirros e coriza. Saiba qual a diferença entre gripe e resfriado.

O que fazer: Para combater tanto a gripe quanto o resfriado pode ser indicado tomar remédios para aliviar os sintomas, como o Paracetamol, além de beber muito líquido, como sucos e água.

5. Medicamentos

Alguns medicamentos possuem como efeito colateral o ressecamento da mucosa nasal, como os sprays ou descongestionantes nasais. Alguns sprays possuem substâncias que podem irritar o nariz, podendo aumentar a susceptibilidade a infecções, por exemplo.

O que fazer: Se a ardência no nariz for relacionada com o uso de medicamentos, é importante ir ao médico para que haja suspensão e substituição do medicamento. No caso dos descongestionantes nasais, o médico pode indicar o uso de algum que não possua substâncias químicas que causem irritação.

6. Síndrome de Sjogren

A síndrome de Sjogren é uma doença auto-imune causada pela inflamação de várias glândulas do corpo, levando ao ressecamento da boca, olhos e, mais raramente, do nariz. Veja como identificar e diagnosticar a síndrome de Sjogren.

O que fazer: Assim que surgirem sintomas como boca seca, dificuldade para engolir, dificuldade para falar, olhos secos e sensibilidade à luz é importante consultar o reumatologista para confirmação do diagnóstico e início do tratamento.