Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Ardência no nariz: o que pode ser e quando ir ao médico

A sensação de ardência do nariz pode ser provocada por vários fatores, como mudanças climáticas, rinite alérgica, sinusite e até mesmo menopausa. O nariz ardendo normalmente não é grave, mas pode causar desconforto para a pessoa. Além disso, se a ardência vier acompanhada de febre, tontura ou sangramento nasal é indicado ir ao médico, para que possa ser feito o diagnóstico correto.

O nariz é responsável por aquecer e filtrar o ar, impedindo a entrada de microrganismos e substâncias poluentes, como a poeira, por exemplo. Assim, o nariz corresponde a uma das barreiras de defesa do organismo, no entanto algumas situações podem ressecar a mucosa do nariz e causar a sensação de queimação ou ardência. As 7 principais causas de ardência no nariz são:

1. Mudanças climáticas

O tempo seco é a principal causa de ardência do nariz. Isso porque o ar quente ou seco demais resseca as vias aéreas, o que faz com que a pessoa sinta seu nariz arder quando respira, por exemplo.

Além do tempo seco, ficar muito tempo exposto ao ar condicionado pode ressecar a mucosa e levar a ardência do nariz. 

O que fazer: Uma das formas de evitar a ardência do nariz provocada pelo tempo seco é colocando uma bacia com água no quarto, pois ajuda a deixar o ar um pouco úmido. Além disso, é importante beber bastante água e fazer lavagem nasal com soro fisiológico a 0,9%. Veja como fazer a lavagem nasal.

Ardência no nariz: o que pode ser e quando ir ao médico

2. Rinite alérgica

A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal causada pela presença de substâncias irritativas, como poeira, pólen, pêlos ou penas de animais, perfume ou desinfetantes, por exemplo. Essas substâncias causam irritação da mucosa, levando à coriza e coceira o nariz, além de causar sensação de ardência. Saiba o que causa a rinite alérgica e como é feito o tratamento.

O que fazer: Para evitar a rinite alérgica, é importante limpar bem a casa, identificar o agente causador da alergia e evitá-lo. Em casos mais graves, o alergologista pode recomendar o uso de medicamentos anti-histamínicos ou vacinas antialérgicas.

3. Sinusite

A sinusite é a inflamação dos seios nasal caracterizada por dor de cabeça, sensação de peso no rosto, coriza e, consequentemente sensação de nariz ardendo. A sinusite pode ser causada tanto por vírus do gênero Influenzae quanto por bactérias, sendo importante a identificação do agente infeccioso para que o tratamento estabelecido pelo médico seja eficaz.

O que fazer: O tratamento para sinusite é definido pelo médico de acordo com a sua causa: antibióticos, quando causada por bactérias, ou antigripais, quando causada por vírus. Além disso, pode-se fazer uso de descongestionantes nasais, para aliviar a sensação de peso na cabeça. Entenda o que é a sinusite e como tratar.

4. Gripe e resfriado

Tanto a gripe quanto o resfriado pode causar ardência do nariz, por causa da irritação da mucosa pela presença de vírus na via aérea, espirros e coriza. Saiba qual a diferença entre gripe e resfriado.

O que fazer: Para combater tanto a gripe quanto o resfriado pode ser indicado tomar remédios para aliviar os sintomas, como o Paracetamol, além de beber muito líquido, como sucos e água. 

5. Medicamentos

Alguns medicamentos possuem como efeito colateral o ressecamento da mucosa nasal, como por exemplo os sprays ou descongestionantes nasais. Alguns sprays possuem substâncias que podem irritar o nariz, podendo aumentar a susceptibilidade a infecções, por exemplo.

O que fazer: Se a ardência no nariz for relacionada com o uso de medicamentos, é importante ir ao médico para que haja suspensão e substituição do medicamento. No caso dos descongestionantes nasais, o médico pode indicar o uso de algum que não possua substâncias químicas que causem irritação.

Ardência no nariz: o que pode ser e quando ir ao médico

6. Menopausa

A menopausa, que é caracterizada pelo fim da menstruação, pode causar o ressecamento de várias mucosas do corpo, incluindo a nasal, podendo levar à ardência do nariz. Saiba tudo sobre a menopausa.

O que fazer: Normalmente o tratamento da menopausa é feito para aliviar seus sintomas através da reposição hormonal de acordo com a orientação do ginecologista.

7. Síndrome de Sjogren

A síndrome de Sjogren é uma doença auto-imune causada pela inflamação de várias glândulas do corpo, levando ao ressecamento da boca, olhos e, mais raramente, do nariz. Veja como identificar e diagnosticar a síndrome de Sjogren.

O que fazer: Assim que surgirem sintomas como boca seca, dificuldade para engolir, dificuldade para falar, olhos secos e sensibilidade à luz é importante consultar o reumatologista para confirmação do diagnóstico e início do tratamento.

Quando ir ao médico

É indicado ir ao médico quando a ardência no nariz dura mais de uma semana e quando surgem outros sintomas, como:

  • Dificuldade para respirar;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de garganta;
  • Sangramento nasal;
  • Desmaio;
  • Tontura;
  • Febre.

Além disso, se houver ressecamento de mucosas, como a da boca, olhos e genital, é importante consultar o médico, pois pode se tratar de doenças mais graves, como a síndrome de Sjogren, por exemplo.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...