Muco nas fezes do bebê: o que pode ser (e como tratar)

Atualizado em janeiro 2024

O muco nas fezes no bebê é um sinal que pode ser causado por infecção intestinal, alergia alimentar, doença inflamatória intestinal ou intolerância à lactose, por exemplo.

Popularmente conhecido como "catarro" nas fezes do bebê, essa condição pode ser normal, já que esse material é produzido para lubrificar o intestino. No entanto, quando esse muco é acompanhado de outros sintomas, como febre, diarreia ou vômito, é importante consultar o pediatra para identificar a causa e indicar o tratamento adequado.

O tratamento do muco nas fezes deve ser prescrito pelo pediatra, conforme a causa dessa condição e os sintomas apresentados pela criança, podendo incluir o uso de soro caseiro, o uso de medicamentos anti-histamínicos, analgésicos e corticoides e, em alguns casos, a realização de cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas

As principais causas de muco ou "catarro" nas fezes do bebê são:

1. Infecção intestinal

A infecção intestinal no bebê é uma situação muito frequente e acontece quando o organismo reage contra a entrada de vírus, bactérias ou parasitas no trato gastrointestinal, podendo causar sintomas como muco nas fezes do bebê, diarreia, vômitos e febre. Saiba todos os sintomas da infecção intestinal no bebê.

Como tratar: O tratamento deve ser indicado pelo pediatra conforme os sintomas apresentados, incluindo a hidratação, através de soro caseiro ou reidratantes orais e o uso de medicamentos para aliviar a febre e dor.

Não ignore os seus sintomas!

Priorize sua saúde. Descubra a causa dos seus sintomas e receba o cuidado que precisa.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Alergia alimentar

A alergia alimentar é uma reação exagerada do sistema imunológico contra algumas proteínas presentes no leite de vaca, fórmulas infantis, ovo ou soja, por exemplo, causando sintomas como sangue ou muco nas fezes do bebê, diarreia e manchas vermelhas no corpo. Veja como identificar os sintomas de alergia alimentar no bebê.

Como tratar: A exclusão do alimento que provoca a alergia no bebê é o principal tratamento indicado. O médico também pode prescrever medicamentos como anti-histamínicos e corticoides para aliviar os sintomas de coceira e vermelhidão.

Além disso, em casos de reações mais graves, o médico também pode indicar a administração intramuscular de epinefrina.

3. Doença inflamatória intestinal

A doença inflamatória intestinal, que inclui a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, é um transtorno que causa inflamação crônica do intestino provocando sintomas como muco ou "catarro" nas fezes do bebê, diarreia, perda de peso, febre e vômitos.

Como tratar: O uso de medicamentos, como corticoides e imunossupressores, podem ser prescritos pelo médico para melhorar o estado nutricional do bebê e aliviar os sintomas.

Em fases de agravamento da doença, o médico também pode recomendar o uso de uma dieta enteral por 6 a 8 semanas, retornando-se, gradativamente, para a alimentação normal.

4. Síndrome intestino irritável

O muco ou "catarro" nas fezes do bebê pode ser provocado pela síndrome do intestino irritável, uma condição que pode surgir a partir dos 6 meses de idade, podendo também causar outros sintomas, como períodos de diarreia intercalados com prisão de ventre, aumento do número de evacuações por dia e distensão abdominal. Conheça melhor sobre a síndrome do intestino irritável.

Como tratar: O tratamento deve ser prescrito pelo pediatra e pode incluir o uso de analgésicos, antiespasmódicos e probióticos, para aliviar os sintomas e ajudar a equilibrar a flora intestinal.

5. Intolerância à lactose congênita

A intolerância à lactose congênita é uma doença genética muito rara e surge logo nos primeiros dias de vida após a ingestão da lactose, seja através do leite materno ou da ingestão de outros tipos de leite.

Esse tipo de intolerância à lactose causa sintomas como muco ou "catarro" nas fezes do bebê, diarreia intensa, vômitos, desidratação e dificuldades para ganhar peso.

Como tratar: O tratamento deve ser feito utilizando-se fórmulas infantis sem lactose, como Nan SL, Aptamil ProExpert sem lactose ou Enfamil O-Lac Premium, conforme a prescrição do pediatra. Já na fase de introdução alimentar, é importante incluir na dieta do bebê alimentos fonte de cálcio, como sardinha, feijão e grão-de-bico. Veja como deve ser a alimentação do bebê com intolerância à lactose.

6. Intussuscepção

A intussuscepção é uma condição grave onde uma parte do intestino se desloca para dentro da outra, provocando um bloqueio intestinal e causando o surgimento de sangue e muco nas fezes do bebê, vômitos, barriga inchada, cansaço e choro excessivos.

Como tratar: O médico pode recomendar a realização de um enema, onde se coloca um pequeno tubo macio no ânus e se introduz ar ou bário, que desdobra a parte interna do intestino, tratando a condição.

Além disso, em casos de rompimento do intestino ou se o enema não resolver a situação, o médico também pode indicar a cirurgia 

Quando o muco nas fezes do bebê é preocupante

O muco nas fezes do bebê pode ser preocupante quando a criança também apresenta sintomas como:

  • Sangue nas fezes;
  • Febre alta;
  • Apatia e mudança de comportamento;
  • Perda de apetite.

Além disso, na presença de sinais de desidratação no bebê, como lábios rachados, olhos fundos ou fraldas secas há mais de 6 horas ou com urina amarela e com cheiro forte, também pode ser preocupante, sendo recomendado consultar o pediatra ou procurar um atendimento de emergência.