7 dicas de motivação para seguir a dieta (e emagrecer)

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
setembro 2022

Encontrar motivação para iniciar uma dieta ou entrar num processo de emagrecimento nem sempre é fácil. No entanto, existem algumas estratégias simples que podem aumentar o estímulo e ajudar a manter o foco.

O mais importante é sempre lembrar de se respeitar e entender que cada pessoa tem seu próprio ritmo. O objetivo principal de qualquer dieta deve ser encontrar um estimulo de vida saudável e prazeroso.

Sentir-se motivado e feliz com o novo estilo de vida é o mais importante para garantir que se mantém a dieta por mais tempo e se obtém resultados duradouros, evitando o efeito sanfona. 

A seguir indicamos 7 dicas simples que ajudam a manter a motivação:

1. Defina o motivo para perder peso

É comum querer perder peso para agradar os outros, como os amigos ou namorado, mas muitos estudos apontam que as dietas têm melhores resultados quando a motivação vem de dentro. Por esta razão é importante definir objetivos de acordo com os seus desejos: pode ser encaixar num par de jeans ou ficar deslumbrante num evento, por exemplo.

Após pensar nas suas motivações é importante apontá-las em um papel, para que possa olhar para elas todos os dias, mantendo o foco.

2. Acredite que você é capaz

Muitas vezes ao iniciar uma dieta é comum ter um pensamento de derrotado, mantendo a ideia de que será apenas mais uma tentativa frustrada de dieta de emagrecimento. Esse pensamento pessimista faz com que o cérebro esteja predisposto a aceitar uma derrota mais facilmente, e com isso, a dedicação necessário para se ter uma vitória acaba sendo reduzida.

Assim, acreditar na sua capacidade de conquistar vitórias é importante para se manter estimulado e persistente, aumentando o esforço destinado àquela conquista.

3. Anote tudo o que come

É importante anotar tudo o que come porque muitas vezes escapamos à dieta sem ter noção. Os estudos apontam que manter um diário alimentar aumenta as chances de perder peso ou manter o peso e que é um fator de motivação e sucesso.

Mas não se pode esquecer de anotar tudo o que come, incluindo snacks e escapadas à dieta. Pode também ser interessante apontar as emoções nos diferentes dias, para poder identificar se as alterações das emoções estão relacionadas com os dias em que come mais, por exemplo. Pode manter o diário em papel ou usar uma aplicação de celular.

4. Defina objetivos e prazos reais

Definir pequenos objetivos em prazos reais é importante para avaliar, ao longo do percurso, se o esforço está sendo feito na medida certa ou se é necessário mais dedicação, além de servirem como marcos para comemorar pequenas conquistas.

Traçar objetivos como perder 3 kg em 1 mês ou ir para a academia pelo menos 3 vezes por semana são exemplos de pequenos objetivos com prazos reais que podem ser alcançados, ao contrário de objetivos como emagrecer 10 kg em 1 mês ou ter o corpo igual ao de uma atriz famosa.

5. Encontre alguém que acompanhe você

Neste ponto, quanto mais pessoas parceiras, melhor. Pode ser um amigo que frequenta a mesma academia ou um membro da família que também está precisando fazer caminhadas diárias.

Ter uma companhia estimula o cumprimento da nova rotina saudável e diminui a frequência de abandono dos treinos e da dieta.

Além de amigo e familiares, também é importante tentar criar amizades na academia para que os treinos sejam mais prazerosos e com motivação, ou participar de atividades em grupo, como os esportes em equipe ou as aulas de grupo.

6. Busque a ajuda de profissionais

Buscar a ajuda de profissionais como nutricionista e educador físico é importante para receber orientações especializadas e que se adequem aos seus hábitos de vida e aos seus objetivos.

Esses profissionais irão ajudar a traçar metas realistas para cada caso e mostrar qual o melhor caminho para seguir, além de serem uma importante fonte de ajuda, conhecimento e estímulo.

7. Não "chute o balde" quando errar

Encare a dieta como um processo de mudança, e não como uma obrigação que deve ser 100% cumprida todo o tempo. Exagerar em uma refeição ou faltar à academia alguns dias não são motivos para abandonar o processo e desistir do seu objetivo, pois o importante é manter um ciclo saudável e uma rotina que é respeitada, pelo menos, na maior parte do tempo.

Ao falhar, simplesmente volte à rotina normal logo depois e siga em frente. No entanto, se os episódios de falha se repetirem com frequência, converse com um profissional para buscar ajuda ou utilize estratégias como anotar os dias e os momentos de falha, para assim ter uma maior consciência da frequência e dos momentos em que elas mais acontecem.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em setembro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em setembro de 2022.

Bibliografia

  • HEALTHLINE. 16 Ways to Motivate Yourself to Lose Weight. Disponível em: <https://www.healthline.com/nutrition/weight-loss-motivation-tips#section5>. Acesso em 28 out 2019
  • WOMEN'S HEALTH. How to get motivated to lose weight. Disponível em: <https://www.womenshealthmag.com/weight-loss/a19951279/how-to-get-motivated-to-lose-weight>. Acesso em 28 out 2019
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.