Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 dicas de motivação para seguir a dieta

Encontrar motivação para iniciar uma dieta e emagrecer nem sempre é fácil, mas estratégias simples como, traçar pequenas metas e buscar parcerias para o treino aumentam o estímulo de manter o foco e conquistar os objetivos traçados.

Além disso, é importante se respeitar e entender que cada um tem seu próprio ritmo, lembrando sempre que o objetivo principal deve ser encontrar um estimulo de vida saudável e prazeroso, para que o ciclo de perda e reganho de peso não se repita. Para isso, veja a seguir 5 dicas de motivação que funcionam de verdade:

1. Acreditar que você é capaz

5 dicas de motivação para seguir a dieta

Muitas vezes ao iniciar uma dieta é comum ter um pensamento de derrotado, mantendo a ideia de que será apenas mais uma tentativa frustrada de dieta de emagrecimento. Esse pensamento pessimista faz com que o cérebro esteja predisposto a aceitar uma derrota, e com isso a dedicação necessário para se ter uma vitória acaba sendo reduzida.

Assim, acreditar na sua capacidade de conquistar vitórias é importante para manter-se estimulado e persistente, aumentando o esforço destinado àquela conquista e, assim, aumentando as chances de vitória.

2. Definir objetivos e prazos reais

Definir pequenos objetivos em prazos reais para serem alcançados é importante para avaliar, ao longo do percurso, se o esforço está sendo feito na medida certa ou se é necessário mais dedicação, além de servirem como marcos para comemorar pequenas conquistas.

Traçar objetivos como perder 3 kg em 1 mês ou ir para a academia pelo menos 4 vezes por semana são exemplos de objetivos e prazos reais que podem ser alcançados, ao contrário de objetivos como emagrecer 10 kg em 1 mês ou ter o corpo igual ao de uma atriz famosa.

3. Encontrar alguém para te estimular

5 dicas de motivação para seguir a dieta

Neste ponto, quanto mais pessoas parceiras, melhor. Pode ser um amigo que frequenta a mesma academia ou um membro da família que também está precisando fazer caminhadas diárias, por exemplo. Ter uma companhia estimula o cumprimento da nova rotina saudável e diminui a frequência de abandono dos treinos e da dieta.

Além de amigo e familiares, também é importante tentar criar amizades na academia para que os treinos sejam mais prazerosos e com motivação, ou participar de atividades em grupo, como os esportes em equipe ou as aulas de grupo.

4. Buscar ajuda de profissionais

Buscar a ajuda de profissionais como nutricionista e educador físico é importante para receber orientações especializadas e que se adéquam aos seus hábitos de vida e aos seus objetivos.

Esses profissionais irão ajudar a traçar metas realistas para cada caso e mostrar qual o melhor caminho para se seguir, além de serem uma importante fonte de ajuda, conhecimento e estímulo.

5 dicas de motivação para seguir a dieta

5. Não "chutar o balde" quando errar

Encare a dieta como um processo de mudança, e não como uma obrigação que deve ser 100% cumprida todo o tempo. Exagerar em uma refeição ou faltar a academia alguns dias não são motivos para abandonar o processo e desistir do seu objetivo, pois o importante é manter um ciclo saudável e uma rotina que, pelo menos na maior parte do tempo, também é saudável.

Ao falhar, simplesmente volte à rotina normal logo depois e siga em frente. No entanto, se os episódios de falha se repetirem com frequência, converse com um profissional para buscar ajuda ou utilize estratégias como anotar os dias e os momentos de falha, para assim ter uma maior consciência da frequência e dos momentos em que elas mais acontecem.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...