No cardápio da dieta cetogênica para emagrecer, deve-se eliminar todos os alimentos ricos em açúcar e carboidratos, como arroz, macarrão, farinha, pão e achocolatados, aumentando consumo de alimentos fontes de proteínas e gorduras de forma equilibrada, como carnes, ovos, sementes, abacate e azeite de oliva. No caso das frutas, uma vez que contêm carboidratos, deve-se consumir preferencialmente morangos, mirtilos, cerejas e amoras, já que são os que contêm menor quantidade desse nutriente.
A dieta cetogênica estimula a perda de peso porque faz com que o organismo produza energia a partir da queima da reserva de gordura, ao invés dos carboidratos que normalmente vêm da alimentação. Dessa forma, essa dieta é capaz de trazer maior sensação de saciedade, já que as gorduras e proteínas proteínas permanecem mais tempo no estômago, ajudando também a diminuir a ingestão de calorias.
Esse tipo de alimentação pode ser seguido durante 1 a 3 meses, no máximo, e é importante que seja feito seguindo as orientações de um nutricionista.

Assim, para ajudar no emagrecimento, veja a seguir o exemplo de 7 dias de cardápio dessa dieta:
É importante lembrar que esta dieta é contraindicada para pessoas com mais de 65 anos, crianças, adolescentes e mulheres grávidas e em fase de amamentação. Além disso, não é indicada em caso de insuficiência renal, problemas no fígado, doenças cardiovasculares e uso de medicamentos com cortisona, como os corticoides. Assim, o recomendado é que ela seja permitida pelo médico e acompanhada por um nutricionista. Veja a lista completa de alimentos permitidos e proibidos na dieta cetogênica.
Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas de como emagrecer com a dieta cetogênica: