Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Mielografia: o que é, para que serve e como é feita

A mielografia é um exame diagnóstico que é feito com o objetivo de avaliar a medula espinhal, sendo isso feito por meio da aplicação de contraste no local e realização de uma radiografia ou tomografia computadorizada em seguida.

Assim, por meio desse exame é possível avaliar a progressão de doenças ou fazer o diagnóstico de outras situações que podem não ter sido verificadas em outros exames de imagem, como estenose espinhal, hérnia de disco ou espondilite anquilosante, por exemplo.

Mielografia: o que é, para que serve e como é feita

Para que serve a mielografia

A mielografia é normalmente indicada quando a radiografia não é suficiente para o diagnóstico da situação. Assim, o médico pode indicar a realização desse exame com o objetivo de investigar, diagnosticar ou avaliar a progressão de algumas doenças, como por exemplo:

  • Hérnia de disco;
  • Lesões nos nervos da medula espinhal;
  • Inflamação dos nervos que recobrem a medula espinhal;
  • Estenose espinhal, que é o estreitamento do canal espinhal;
  • Tumor ou cistos cerebrais;
  • Espondilite anquilosante.

Além disso, a mielografia pode ser indicada pelo médico para investigar a ocorrência de infecções que possam estar afetando a medula espinhal.

Como é feita

Para fazer a mielografia é indicado que a pessoa beba bastante líquido nos dois dias anteriores ao exame e fique de jejum por cerca de 3 horas antes da realização do exame. Além disso, é importante que a pessoa fale ao médico se possui alguma alergia a contraste ou anestesia, se tem histórico de convulsões, se faz uso de anticoagulantes ou se há chance de gravidez, além de ser recomendada a retirada de piercings e joias. 

Em seguida, a pessoa é colocada em uma posição confortável para que fique relaxado e seja possível desinfetar o local para que depois possa ser aplicada a injeção e o contraste. Assim, após desinfecção, o médico aplica um anestésico na região lombar com uma agulha fina e depois, com outra agulha, retira uma pequena quantidade de fluido espinhal e injeta a mesma quantidade de contraste, podendo a pessoa sentir uma ligeira pressão na cabeça nesse momento.

Depois disso, é feito o exame de imagem, que pode ser a radiografia ou a tomografia computadorizada, com o objetivo de avaliar como o contraste passa pelo canal espinhal e se chega ao nervos corretamente. Dessa forma, qualquer alteração observada no padrão de espalhamento do contraste poderá ser útil no diagnóstico ou avaliação da progressão da doença.

Após o exame é recomendado que a pessoa fique 2 a 3 horas no hospital para se recuperar da anestesia local, além de ser recomendado tomar bastante líquido para favorecer a eliminação do contraste e permanecer em repouso por cerca de 24 horas.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da mielografia estão normalmente relacionados com o contraste, podendo algumas pessoas sentirem dor de cabeça, nas costas ou nas pernas, no entanto essas alterações são consideradas normais e desaparecem depois de alguns dias. No entanto, quando a dor não passa depois de 24 horas ou quando é acompanhada por febre, náuseas, vômitos ou dificuldade para urinar é importante comunicar essas alterações ao médico.

Bibliografia >

  • INSTITUT DIAGNOSTISCHE UND INTERVENTIONELLE RADIOLOGIE. Mielografia. Disponível em: <https://www.spital-oberengadin.ch/fileadmin/user_upload/spital/dokumente/pdf/Landingpages/PT/05_Paediatrische_Radiologie/MIELOGRAFIA_FOLHA_DE_INFORMACAO.pdf>. Acesso em 23 Set 2020
  • RAMOS, Barbara C.; MANZI, Flávio Ricardo; VESPASIANO, Amaro I. Myelography and residual contrast in panoramic radiography: case report. RGO, Rev Gaúch Odontol. 2019;
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem