Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Microplásticos: o que são e qual o impacto no ambiente

Os microplásticos são partículas de plástico com menos de 5 mm de diâmetro, que podem resultar da fragmentação de plásticos maiores ou ser produzidos pela indústria, já com um tamanho pequeno, em forma de esfera ou pó.

Estas partículas encontram-se no ar e depositam-se no fundo do mar e nas praias e são facilmente confundidos com alimentos pelos peixes e outros animais marinhos, devido ao seu pequeno tamanho, que os ingerem, causando danos na saúde dos mesmos, o que se reflete numa ameaça para a cadeira alimentar, já que os microplásticos são posteriormente ingeridos e inspirados por outros animais e pelos seres humanos.

Microplásticos: o que são e qual o impacto no ambiente

De onde provêm os microplásticos

Os microplásticos podem ser classificados em primários ou secundários.

Os microplásticos primários são aqueles que são produzidos pela indústria, já em pequenas dimensões, e que são depois liberados no meio ambiente. Este tipo de plásticos resultam de fugas industriais, das roupas sintéticas e da utilização de produtos cosméticos com propriedades abrasivas, como pastas de dente ou esfoliantes, por exemplo, em que são introduzidos microplásticos com formas esféricas ou irregulares e de diferentes cores.

Os microplásticos secundários são aqueles que resultam da fragmentação de plásticos maiores, de diferentes origens, desgastados por foto-degradação, abrasão devido à fricção com água ou com outros plásticos, com o sal e exposição a diferentes temperaturas.

Qual o impacto nos oceanos

Os microplásticos são uma ameaça à fauna marinha, tendo sido já encontrados no trato digestivo de camarões, mexilhões, ostras, e outras espécies. Estas partículas causam danos físicos e obstrução mecânica do aparelho digestivo e consequente desnutrição. Além disso, entram na corrente sanguínea, causando estresse e alterações hormonais que comprometem a sua taxa de reprodução e crescimento e alterações na fisiologia do fígado e coração.

Como consequência, estes microplásticos ingeridos pelos animais marinhos, comprometem toda a flora e são também ingeridos pelos seres humanos.

Além disso, os danos causados nos organismos que ingerem os microplásticos, podem ser também provocados pela absorção e a adsorção de contaminantes por parte dos microplásticos, que são um veículo de exposição e transferência de compostos orgânicos de elevada toxicidade. 

Microplásticos: o que são e qual o impacto no ambiente

O que fazer para reduzir os microplásticos

De forma a reduzir o impacto dos microplásticos no ambiente, é necessário reduzir, reutilizar e reciclar os plásticos e evitar usar produtos que contenham microplásticos.

Uma grande quantidade de microplásticos resulta da lavagem de roupa sintética e do desgaste de pneus, por isso, é importante reduzir a utilização de roupas sintéticas, reduzir o número de lavagens, rotações e temperatura, assim como usar mais os transportes públicos.

Além disso, é importante que a indústria comece a investir na utilização de plásticos biodegradáveis e a evitar perdas industriais de microplásticos, que são usados na produção de diversos objetos, assim  como evitar a introdução de microplásticos em cosméticos e produtos de limpeza abrasivos, substituindo-os por substâncias biodegradáveis. Também é importante que o plastico seja desenhado para ser reciclado.

Assista ao vídeo seguinte e veja algumas dicas que ensinam a tratar o lixo, a reduzir os produtos de plástico e a proteger o meio ambiente:

LIXO ZERO com Ana Milhazes

5.2 mil visualizações


Bibliografia

  • ASCER, Liv Goldstein. Efeito de microplásticos ne fisiologia do mexilhão perna perna. Dissertação d emestrado, 2015. Universidade de São Paulo - Instituto de Biociências.
  • OLIVATTO, G.P. et. al.. Microplásticos: Contaminantes de Preocupação Global no Antropoceno. Revista Virtual de Química. 10. 6; 2018
  • CAIXETA, Danila Soares. NANO E MICROPLÁSTICOS NOS ECOSSISTEMAS: IMPACTOS AMBIENTAIS E EFEITOS SOBRE OS ORGANISMOS. Enciclopédia Biosfera. 15. 27; 19-34, 2018
  • ATUALIDADE - PARLAMENTO EUROPEU. Microplásticos: origens, efeitos e soluções. Link: <www.europarl.europa.eu>. Acesso em 29 Ago 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem