Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

O que é o micropênis, qual o tamanho e porque acontece

Março 2020

O micropênis é uma condição rara na qual o menino nasce com um pênis com um tamanho muito menor do que a média, e que, por isso, deverá ter menos de 2,5 cm quando está flácido. Nestes casos, os testículos têm um tamanho considerado normal e o pênis também funciona normalmente, sendo que apenas o seu tamanho é diferente.

Embora não cause qualquer tipo de problema para a saúde, o micropênis é geralmente uma situação que causa muita ansiedade no menino, especialmente durante a adolescência e idade adulta, podendo ser necessário, acompanhamento com um psicólogo.

Ainda assim, em muitos casos, o homem consegue ter um vida sexual satisfatória e, por isso, não precisa de qualquer tipo de tratamento medico. No entanto, em casos de infertilidade ou constrangimento, estão disponíveis alguns tratamentos com hormônios ou cirurgia, para tentar aumentar o tamanho do pênis.

O que é o micropênis, qual o tamanho e porque acontece

Porque acontece

Embora mutações genéticas possam estar na origem do micropênis, a maioria dos casos acontece devido a uma diminuição acentuada na produção de testosterona durante o segundo e terceiro trimestre da gravidez.

A testosterona é o hormônio mais importante para o desenvolvimento sexual dos meninos e, por isso, quando está em falta, o pênis não consegue se desenvolver corretamente, ficando menor que o normal.

Opções de tratamento

Uma das primeiras opções para o tratamento do micropênis consiste em fazer injeções com testosterona, especialmente quando os níveis de testosterona estão diminuídos no organismo. Este tipo de tratamento pode ser iniciado já durante a infância ou adolescência e, alguns rapazes, podem até conseguir obter um pênis de tamanho considerado normal.

No entanto, quando o tratamento não apresenta resultados o médico pode aconselhar suplementação com outro tipo de hormônios do crescimento.

Já quando o tratamento é procurado apenas durante a idade adulta, o uso de testosterona e hormônios pode não ter os resultados esperados e, por isso, pode ser aconselhada a cirurgia de reconstrução e aumento do pênis, por exemplo.

Além disso, também existem exercícios e bombas de vácuo que prometem aumentar o tamanho do pênis, no entanto, o resultado normalmente não é o esperado, tendo pouco impacto no aspeto visual do pênis. Saiba mais sobre as formas que existem para aumentar o pênis.

Como melhorar o contato íntimo

O contato íntimo com o micropênis pode trazer a mesma quantidade de prazer que a relação com um pênis de tamanho considerado normal. Para isso, o homem deve também focar a sua atenção em outras formas de prazer como o sexo oral e o uso das mãos ou brinquedos sexuais, por exemplo.

Algumas das melhores posições sexuais para potenciar o prazer nestes casos são:

  • Conchinha: nesta posição a penetração é feita com a outra pessoa deitada de lado com as pernas fechadas e ligeiramente dobradas, como na posição fetal. Esta posição ajuda a criar mais atrito durante a penetração o que pode aumentar o prazer. Além disso, as mãos do homem ficam livres par estimular outros locais do corpo;
  • 4 apoios: esta posição permite que o pênis consiga penetrar mais fundo, otimizando o seu tamanho;
  • Outra pessoa sentada por cima: esta posição, assim como a de 4 apoios também ajuda a que a penetração seja mais funda.

Além disso, é muito importante conversar com a parceira, ou o parceiro, antes da relação, para que ambos possam se sentir confortáveis e busquem soluções que ajudem na obtenção de prazer mútuo.

Bibliografia >

  • BOLETIM DE INFORMAÇÃO UROLÓGICA. Urologia: Diagnóstico e tratamento do micropênis. 2019. Disponível em: <http://sbu-sp.org.br/wp-content/uploads/2019/04/Revista_BIU_Ed18.pdf>. Acesso em 31 Dez 2019
  • TSANG, Shirley. When Size Matters: A Clinical Review of Pathological Micropenis. Journal of Pediatric Health Care. Vol.24, n.4. 231-240, 2010
  • UROLOGIA PEDIÁTRICA. Diretrizes para a urologia pediátrica. 2012. Disponível em: <https://uroweb.org/wp-content/uploads/Paediatric-Urology-2012-pocket.pdf>. Acesso em 31 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem