Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Microfisioterapia: o que é, para que serve e como é feita

Atualizado em Setembro 2019

A microfisioterapia é um tipo de terapia desenvolvida por dois fisioterapeutas e osteopatas franceses, Daniel Grosjean e Patrice Benini, que tem por objetivo avaliar e trabalhar o corpo utilizando apenas as mãos e pequenos movimentos, sem o uso de qualquer tipo de equipamento.

Durante as sessões de microfisioterapia, o objetivo do terapeuta consiste em encontrar no corpo da pessoa, através do movimento das mãos, locais de tensão que possam estar relacionados com os sintomas ou com o problema que se está sentindo. Isso funciona tendo por base a teoria de que o corpo humano responde a várias agressões externas, sejam do tipo físico ou emocional, e guarda essas agressões na sua memória tecidual, que ao longo do tempo vai criando tensão e levando ao surgimento de problemas físicos.

Esta terapia deve ser feita por profissionais devidamente especializados, sendo que um dos maiores centros de treinamento desta técnica é conhecido como "Microkinesi Therapy" com cursos lecionados em inglês. Embora possa ajudar a melhorar alguns problemas de saúde, a microfisioterapia deve ser utilizada como um complemento ao tratamento médico e nunca como substituto.

Microfisioterapia: o que é, para que serve e como é feita

Para que serve

Alguns dos problemas de saúde que podem ser melhorados com o uso desta terapia incluem:

  • Dor aguda ou crônica;
  • Lesões esportivas;
  • Problemas musculares e articulares;
  • Alergias;
  • Dor recorrente, como enxaqueca ou dores menstruais;
  • Falta de concentração.

Além disso, a microfisioterapia pode ainda ser usada como forma de suporte para pessoas com doenças crônicas e severas, como câncer, psoríase ou esclerose múltipla, por exemplo.

Por ser uma terapia relativamente recente e pouco conhecida, a microfisioterapia ainda precisa ser melhor estudada para entender qual as suas limitações. No entanto, pode ser usada como uma forma complementar de tratamento, já que não traz qualquer risco para a saúde.

Como é feita a terapia

Ao contrário de outras terapias manuais, como a fisioterapia ou a osteopatia, a microfisioterapia não consiste em palpar o corpo para sentir a pele ou o que está por baixo, mas sim em fazer "micropalpações" para entender se existe algum tipo de resistência do corpo ao movimento. Para isso, o terapeuta utiliza as duas mãos para comprimir locais do corpo entre as mãos, ou dedos, e tentar achar locais de resistência, em que as mãos não conseguem deslizar facilmente.

Por este motivo, a pessoa não precisa estar sem roupa, podendo estar vestida, mas usando roupa confortável e pouco apertada, que não impeça o movimento livre do corpo.

Assim, se as mãos conseguirem deslizar facilmente ao longo das várias partes do corpo, significa que não existe ali nenhuma causa para problema. Porém, se existir resistência para o movimento de compressão das mãos, é possível que a pessoa não esteja saudável e precise de tratamento. Isso porque, o corpo deve ser sempre capaz de se adaptar às pequenas alterações que lhe são impostas. Quando não consegue, é sinal de que algo está errado.

Depois de identificado o local que pode estar na origem do sintoma, é feito um tratamento para tentar resolver a tensão no local.

Quantas sessões são necessárias?

Os terapeutas especializados em microfisioterapia indicam que para tratar um problema ou sintomas específico geralmente são necessárias 3 a 4 sessões, em intervalos de 1 a 2 meses entre cada sessão.

Quem não deve fazer

Por não trazer riscos para a saúde e se fundamentar principalmente na palpação do corpo, a microfisioterapia não está contra indicada em nenhum caso, podendo ser feita por pessoas de todas as idades. 

No entanto, problemas crônicos ou muito graves podem não conseguir ser resolvidos por esta técnica, sendo sempre importante manter qualquer tipo de tratamento que foi indicado pelo médico.


Bibliografia

  • MICROKINESI THERAPY. Microkinesi Therapy (or: Micro-Physiotherapy). Link: <www.microkinesitherapy.com>. Acesso em 04 Set 2019
  • YOUTUBE - MICROKINESITHERAPIE GROSJEAN-BENINI. Daniel Grosjean - Interview (E) - 1 - What is Microkinesi Therapy?. 2014. Link: <www.youtube.com>. Acesso em 04 Set 2019
  • YOUTUBE - MICROKINESITHERAPIE GROSJEAN-BENINI. Daniel Grosjean - Interview (E) - 2: What is special about Microkinesi Therapy?. 2014. Link: <www.youtube.com>. Acesso em 04 Set 2019
  • YOUTUBE - MICROKINESITHERAPIE GROSJEAN-BENINI. Daniel Grosjean - Interview (E) 3 - Microkinesi Therapy: The Differences. 2014. Link: <www.youtube.com>. Acesso em 04 Set 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem