Mesoterapia capilar: o que é, como é feita e quando é indicada

outubro 2021

A mesoterapia capilar é uma técnica utilizada para tratar a queda de cabelo crônica, que pode acontecer devido a estresse, deficiências nutricionais ou genética, sendo importante que seja investigada a causa da queda e realizada uma avaliação do couro cabeludo pelo dermatologista.

Assim, de acordo com a causa, é possível realizar o procedimento, que consiste na aplicação de pequenas injeções contendo substâncias capazes de promover o crescimento do cabelo, como vitaminas, aminoácidos e/ ou minoxidil, por exemplo.

A quantidade de sessões depende da intensidade da queda, sendo recomendado o intervalo de 1 semana a 15 dias entre as sessões. É importante que a mesoterapia capilar seja feita por um profissional capacitado, pois assim é possível garantir os resultados.

Quando é indicada

A mesoterapia é indicada para homens e mulheres que sofrem com a queda constante de cabelo devido a deficiências nutricionais, mau cuidado, estresse e até mesmo fatores genéticos, que é o caso da alopecia.

Esse procedimento é uma alternativa para aquelas pessoas que não obtiveram resultado ou não desejam fazer tratamento oral para evitar a queda de cabelo. No entanto, antes da mesoterapia ser indicada, o dermatologista deverá fazer uma avaliação do couro cabeludo da pessoa para verificar o grau da calvície e se a raiz do fio está morta, não sendo esse procedimento indicado.

A mesoterapia não é indicada para grávidas, mulheres em fase de amamentação e pessoas que possuem alergia a alguma das substâncias utilizadas no procedimento.

Como é feita

A mesoterapia é realizada por um dermatologista especializado após a avaliação do couro cabeludo para verificar a intensidade da queda de cabelo e, assim, definir se esse tipo de tratamento é o mais indicado e quantas sessões são necessárias. Normalmente são realizadas sessões com intervalos semanais ou quinzenais, dependendo da avaliação médica.

O procedimento é feito primeiramente com uma limpeza da região a ser tratada, seguida da aplicação diretamente no couro cabeludo, por meio de uma agulha fina, de substâncias capazes de melhorar a circulação sanguínea da região e estimular o crescimento saudável dos fios. Normalmente a substância aplicada é uma mistura de vitaminas, aminoácidos, finasterida e minoxidil, que juntos atuam promovendo o crescimento dos fios e garantem um aspecto bonito e saudável.

Por se tratar de um procedimento realizado diretamente no couro cabeludo, os resultados são mais rápidos que o tratamento oral. No entanto, por ser um procedimento invasivo, pode haver vermelhidão e inchaço local, sendo esses efeitos solucionados espontaneamente.

Apesar de ser um tratamento muito eficaz, é importante que a pessoa adquira hábitos saudáveis para evitar que haja queda de cabelo em outros locais da cabeça.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em outubro de 2021.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Vitamina para fortalecer o cabelo

    03:24 | 942149 visualizações