Mesoterapia capilar: o que é, como é feita e quando é indicada

Atualizado em outubro 2021

A mesoterapia capilar é uma técnica utilizada para tratar a queda de cabelo crônica, que pode acontecer devido a estresse, deficiências nutricionais ou genética, sendo importante que seja investigada a causa da queda e realizada uma avaliação do couro cabeludo pelo dermatologista.

Assim, de acordo com a causa, é possível realizar o procedimento, que consiste na aplicação de pequenas injeções contendo substâncias capazes de promover o crescimento do cabelo, como vitaminas, aminoácidos e/ ou minoxidil, por exemplo.

A quantidade de sessões depende da intensidade da queda, sendo recomendado o intervalo de 1 semana a 15 dias entre as sessões. É importante que a mesoterapia capilar seja feita por um profissional capacitado, pois assim é possível garantir os resultados.

Imagem ilustrativa número 1

Quando é indicada

A mesoterapia é indicada para homens e mulheres que sofrem com a queda constante de cabelo devido a deficiências nutricionais, mau cuidado, estresse e até mesmo fatores genéticos, que é o caso da alopecia.

Esse procedimento é uma alternativa para aquelas pessoas que não obtiveram resultado ou não desejam fazer tratamento oral para evitar a queda de cabelo. No entanto, antes da mesoterapia ser indicada, o dermatologista deverá fazer uma avaliação do couro cabeludo da pessoa para verificar o grau da calvície e se a raiz do fio está morta, não sendo esse procedimento indicado.

A mesoterapia não é indicada para grávidas, mulheres em fase de amamentação e pessoas que possuem alergia a alguma das substâncias utilizadas no procedimento.

Como é feita

A mesoterapia é realizada por um dermatologista especializado após a avaliação do couro cabeludo para verificar a intensidade da queda de cabelo e, assim, definir se esse tipo de tratamento é o mais indicado e quantas sessões são necessárias. Normalmente são realizadas sessões com intervalos semanais ou quinzenais, dependendo da avaliação médica.

O procedimento é feito primeiramente com uma limpeza da região a ser tratada, seguida da aplicação diretamente no couro cabeludo, por meio de uma agulha fina, de substâncias capazes de melhorar a circulação sanguínea da região e estimular o crescimento saudável dos fios. Normalmente a substância aplicada é uma mistura de vitaminas, aminoácidos, finasterida e minoxidil, que juntos atuam promovendo o crescimento dos fios e garantem um aspecto bonito e saudável.

Por se tratar de um procedimento realizado diretamente no couro cabeludo, os resultados são mais rápidos que o tratamento oral. No entanto, por ser um procedimento invasivo, pode haver vermelhidão e inchaço local, sendo esses efeitos solucionados espontaneamente.

Apesar de ser um tratamento muito eficaz, é importante que a pessoa adquira hábitos saudáveis para evitar que haja queda de cabelo em outros locais da cabeça.

Vídeos relacionados