A queda de cabelo na mulher pode ser causada por anemia, estresse, menopausa, amamentação, inflamação no couro cabeludo ou fatores genéticos, por exemplo.
A queda de cabelo é caracterizada pela perda de mais de 100 fios de cabelo por dia, podendo ser percebida ao lavra ou escovar os cabelos, ou devido ao cabelo mais fino, curto e/ou ralo.
Leia também: Alopecia feminina: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/alopecia-femininaO tratamento da queda de cabelo feminino é feito pelo dermatologista, de acordo com sua causa, podendo ser indicado o uso de remédios ou suplementos, alterações na alimentação ou tratamentos estéticos.

12 causas de queda de cabelo feminino
As principais causas de queda de cabelo na mulher são:
- Anemia;
- Estresse, ansiedade ou depressão;
- Inflamação no couro cabeludo;
- Fumaça de cigarro, que se acumula nos cabelos;
- Coloração, permanentes ou alisamentos no cabelo;
- Uso de penteados que "puxam" muito a raiz;
- Fatores genéticos;
- Quimioterapia;
- Menopausa, amamentação e pós-parto;
- Alterações na tireoide;
- Dietas restritivas;
- Infecções, como COVID-19.
Além disso, o tratamento com remédios, como varfarina, heparina, propiltiouracila, carbimazol, vitamina A, isotretinoína, acitretina, lítio, betabloqueadores, colchicina ou anfetaminas, também pode causar queda de cabelo feminino.
Leia também: 11 principais causas da queda de cabelo (e o que fazer) tuasaude.com/queda-de-cabelo-o-que-pode-serPara identificar a causa da queda de cabelo, marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você:
Como é feito o tratamento
O tratamento para queda de cabelo na mulher deve ser recomendado pelo dermatologista e varia de acordo com a causa e quantidade de fios perdidos por dia.
Os principais tratamentos para queda de cabelo feminino são:
1. Remédios para queda de cabelo feminino
O uso de remédios para queda de cabelo na mulher, como o minoxidil, pode ser indicado pelo médico pois melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, diminuindo a queda de cabelo.
Além disso, também podem ser indicados pelo médico o uso de ZymoHSOR, finasterida ou 17-alfa-estradiol, por exemplo. Confira outros remédios para queda de cabelo.
2. Mesoterapia capilar
A mesoterapia capilar é um tratamento estético que pode ser indicado pelo médico para queda de cabelo feminino.
Esse tipo de tratamento é feito pelo médico com a aplicação de injeções no couro cabeludo contendo vitaminas e minerais, além de remédios que ajudam no crescimento dos fios e previnem a queda.
Leia também: Mesoterapia capilar: o que é, como é feita e quando é indicada tuasaude.com/mesoterapia-capilar3. Carboxiterapia capilar
A carboxiterapia capilar é outro tratamento estético para queda de cabelo feminino que consiste na injeção de gás carbônico diretamente no couro cabeludo.
Esse tipo de tratamento é feito pelo médico para estimular o fluxo de sangue no local e permitir melhora na nutrição das células e eliminação das toxinas, o que promove o crescimento dos fios. Entenda melhor o que é e como é feita a carboxiterapia capilar.
Leia também: 11 formas de tratar a calvície (remédios e tratamentos estéticos) tuasaude.com/4-formas-de-tratar-a-calvicie4. Alimentação para queda de cabelo
Para prevenir a queda de cabelo e tornar os fios mais fortes, é importante ter uma alimentação rica em proteína e selênio, que é um mineral importante para a saúde da pele, cabelo e unhas.
Assim, é recomendado consumir alimentos de origem animal, castanha-do-pará e gema de ovo. Conheça outros alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos.
5. Suplementos alimentares
Quando a queda de cabelo está associada a deficiências nutricionais ou anemia, por exemplo, pode ser também indicado pelo médico o uso de suplementos de vitaminas e minerais, principalmente ferro.
Assim, é possível não tratar a queda de cabelo mas também combater outros sintomas que possam estar associados à deficiência nutricional.
Assista o vídeo seguinte e veja como preparar outra receita de vitamina para fortalecer o cabelo e evitar a queda: