A melatonina infantil é um suplemento que pode ser indicado para ajudar no tratamento de condições como transtorno do espectro autista, TDAH e problemas no ciclo circadiano e neurológicos associados à insônia.
A melatonina é um hormônio que tem a função regular o ciclo circadiano, estimulando o sono no final do dia, além de promover o bom funcionamento do organismo e atuar como antioxidante.
Leia também: Melatonina: o que é, para que serve (e como tomar) tuasaude.com/melatoninaEntretanto, a Anvisa não autoriza o uso da melatonina por pessoas com menos de 19 anos no Brasil. Por isso, a melatonina infantil só deve ser usada com a indicação e supervisão de um médico.
Para que serve a melatonina infantil
A melatonina infantil pode ser indicada para tratar condições como:
- Transtorno do espectro autista (TEA);
- Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH);
- Problemas no ciclo circadiano e neurológicos associados à insônia.
No entanto, o uso da melatonina por crianças deve ser feito apenas com a supervisão de um médico.
É importante ressaltar que a Anvisa não recomenda o uso da melatonina infantil. Isso porque não existem dados suficientes sobre a sua segurança em pessoas com menos de 18 anos e os possíveis efeitos nos níveis hormonais.
Dose e como usar a melatonina infantil
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a melatonina infantil só deve ser usada com prescrição e supervisão de um médico.
A Associação Internacional do Sono Pediátrico e a Associação Americana de Pediatria recomendam iniciar a suplementação com doses baixas, entre 0,5 mg a 1 mg, entre 30 a 90 minutos antes de deitar.
Melatonina infantil em gotas
A melatonina infantil gotas é uma das formas deste suplemento, onde pode ser recomendado tomar 4 gotas por dia, cerca de 30 a 90 minutos antes de deitar.
Melatonina infantil em goma
Devido à ausência de testes sobre a segurança e eficácia deste tipo de suplemento, a melatonina em goma infantil não é recomendada.
Além disso, a melatonina em goma geralmente possui formas e sabores que as tornam mais doces e atraentes para as criança, podendo levar ao seu alto consumo e overdose.
Possíveis efeitos colaterais
O uso da melatonina por curto prazo é geralmente considerado seguro. No entanto, a melatonina infantil pode causa possíveis efeitos colaterais como sonolência, fadiga, náuseas, vômito, dor abdominal, diarreia ou prisão de ventre,
A criança também pode apresentar dor de cabeça, tontura, agitação, pesadelos, incontinência urinária durante o sono, infecções respiratórias, dor nas costas e irritação na pele.
Além disso, a melatonina também poder causar ou piorar convulsões ou epilepsia, especialmente em crianças com condições neurológicas já existentes.
Leia também: 8 efeitos colaterais da melatonina, contraindicações (e overdose) tuasaude.com/efeitos-colaterais-da-melatoninaQuem não pode usar
De acordo com a Anvisa no Brasil, a melatonina não deve ser usada por crianças com menos de 19 anos.
Já a Associação Internacional do Sono Pediátrico não recomenda a melatonina para crianças com menos de 2 anos.
Crianças com problemas de saúde ou que usam outros suplementos e/ou medicamentos, só devem usar a melatonina infantil com a indicação e orientação de um médico.
A melatonina infantil também não deve ser usada para tratar a insônia causada por outros problemas de saúde ou para substituir intervenções no comportamento e medidas de higiene de sono.
Leia também: Higiene do sono: o que é, para que serve (e 14 dicas de como fazer) tuasaude.com/higiene-do-sono