Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve a meia de compressão para corrida

As meias de compressão para corrida normalmente são altas, indo até o joelho, e realizam uma compressão progressiva, promovendo aumento da circulação sanguínea, da força muscular e diminuindo a fadiga, por exemplo. Esse tipo de meia é mais indicado para aquelas pessoas que fazem treinos longos e provas mais pesadas, no entanto, é importante alternar o seu uso, pois podem diminuir a capacidade de adaptação do músculo aos impactos.

As meias de compressão podem ser recomendadas em casos de doenças relacionadas à circulação sanguínea, uma vez que melhoram a circulação e o fluxo de oxigênio. Assim, além de ser utilizada nas corridas, pode, ser utilizadas na prevenção e tratamento de doenças. Veja para que serve e quando usar a meia de compressão.

Para que serve a meia de compressão para corrida

Para que serve e como funciona

As meias de compressão podem ser utilizadas para corridas longas e intensas, possuindo vários benefícios, sendo os principais:

  • Aumento a força e resistência muscular, reduzindo o risco de lesões e melhorando a performance;
  • Diminuição da fadiga muscular;
  • Aumento da circulação sanguínea e do fluxo de oxigênio;
  • Acelera o processo de degradação de lactato, evitando que o músculo fique muito dolorido após o treino.

Os benefícios das meias acontecem devido à posição das fibras elásticas, que estão dispostas longitudinal e transversalmente, o que torna a compressão homogênea e evita que o músculo vibre ou oscile muito durante o exercício, uma vez que as vibrações de impacto são enviadas ao longo dos músculos, podendo resultar em desgaste e sobrecarga muscular, o que pode levar à ocorrência de lesões.

Quando não usar

Apesar de possuírem muitos benefícios e melhorar a performance do atleta, o uso constante das meias de compressão podem fazer com que o músculo perca sua capacidade adaptativa e oscilatória, aumentando os risco de lesões quando o exercício é feito em outro ambiente ou a pessoa não usa a meia, por exemplo.

Além disso, as meias de compressão são mais caras do que as comuns e podem gerar desconforto ou calor de acordo com a sua altura. É importante que a meia realize uma compressão progressiva, sendo mais apertado no tornozelo e um pouco mais folgada no joelho, evitando bolhas, por exemplo.

Por isso, as meias de compressão para a corrida devem ser utilizadas de forma alternada, em dias mais frios e, de preferência, em treinos ou provas longas e quando o corpo está cansado ou indisposto.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem