Quais pomadas e cremes usar para pelo encravado?

“Estou com um pêlo encravado no braço, e dói muito. Qual a pomada ou creme que posso passar para ajudar a curar mais rápido?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392-SP

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Dermatologista perto de você

O uso de pomadas e cremes pode ajudar a tratar alguns casos de pelos encravados, especialmente quando se encontram inflamados ou infectados. De qualquer forma, é sempre importante consultar um dermatologista antes, para avaliar a situação e recomendar o melhor plano de tratamento. O tratamento pode incluir, ou não, o uso de cremes e pomadas.

As principais pomadas que podem ser indicadas em caso de pelo encravado são:

  • Pomadas anti-inflamatórias: reduzem a inflamação no local e aliviam os sintomas de dor, vermelhidão e inchaço. Geralmente contêm corticoesteroides, como betametasona; hidrocortisona ou dexametasona. São aplicadas de 2 a 3 vezes ao dia, por 7 a 14 dias.
  • Pomadas ou cremes antibióticos: são indicados quando há sinais de infecção, como presença de pus, secreção amarelada ou dor intensa. Alguns exemplos incluem: mupirocina, neomicina, ácido fusídico ou bacitracina. São aplicadas sobre a pele de 1 a 3 vezes ao dia, de 7 até 10 dias.

É importante aplicar as pomadas sobre a pele limpa e seca, para garantir uma maior absorção do principio ativo da pomada.

Nem sempre o uso de pomadas é necessário no tratamento de pelos encravados e foliculite. Muitas vezes apenas os cuidados locais de higiene, como a lavagem com sabão, são o suficiente para desencravar os pelos e reduzir a inflamação no pelo. Confira as principais opções de tratamento para pelo encravado.

Nossa recomendação
Para fazer o tratamento adequado do pelo encravado é muito importante consultar um dermatologista, especialmente se estiver causando muita dor ou o local parecer infeccionado.
Qual médico consultar: Dermatologista
Marcar consulta
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Dermatologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.