Oxalato de escitalopram dá sono?

“Tenho depressão e o médico me passou oxalato de escitalopram 10 mg para tomar, mas estou preocupado se ele causa muita sonolência. Este medicamento dá sono?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Psiquiatra perto de você

O oxalato de escitalopram pode causar sonolência em algumas pessoas. Embora o efeito oposto também seja frequente, o sono é um efeito colateral considerado comum deste medicamento, especialmente nas primeiras semanas de tratamento.

Outros efeitos colaterais comuns do escitalopram são dor de cabeça, náusea, alterações no apetite, diminuição da libido, diarreia ou cansaço, por exemplo. Estes efeitos são mais frequentes no início do tratamento, mas tendem a diminuir com a continuação do uso, de acordo com a orientação do médico.

Os efeitos antidepressivos do oxalato de escitalopram 10 mg podem demorar de 2 a 4 semanas até serem notados, mas caso você apresente efeitos colaterais indesejáveis, o ideal é consultar um psiquiatra, ou o médico que indicou o medicamento, para avaliar se é necessário fazer algum ajuste no seu tratamento.

50% dos leitores acham este conteúdo útil (2 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Psiquiatra perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Escitalopram engorda?

Uma reação comum para quem usa o escitalopram é o aumento de peso. Mas o medicamento também pode causar anorexia. Entenda melhor como o escitalopram afeta o peso, que outros efeitos podem acontecer e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Paracetamol dá sono?

O paracetamol sozinho normalmente não provoca sono. Entenda melhor se paracetamol dá sono.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Prednisolona dá sono?

A prednisolona pode causar sonolência, no entanto essa reação não acontece em todos os casos. Entenda quando a prednisolona causa sono, quais os outros efeitos colaterais comuns e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Escitalopram engorda?

Uma reação comum para quem usa o escitalopram é o aumento de peso. Mas o medicamento também pode causar anorexia. Entenda melhor como o escitalopram afeta o peso, que outros efeitos podem acontecer e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Meloxicam dá sono?

Veja se o meloxicam pode causar sonolência e entenda que outros efeitos colaterais são comuns. Confira também que cuidados ter ao usar o medicamento e qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Tomar sinvastatina dá sono?

O sono não é um efeito esperado da sinvastatina. No entanto, a sonolência poderá estar sendo causada por distúrbios do sono. Entenda melhor como o uso de sinvastatina pode afetar o sono e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo Escitalopram engorda?

Escitalopram engorda?

Uma reação comum para quem usa o escitalopram é, de fato, o aumento do peso. Também é comum para algumas pessoas sentirem aumento de apetite, o que pode colaborar com o aumento do peso.

Imagem ilustrativa do artigo 10 formas naturais de tirar o sono e ficar mais acordado

10 formas naturais de tirar o sono e ficar mais acordado

Para tirar o sono durante o dia, no trabalho, depois do almoço ou para estudar, uma boa dica é consumir alimentos ou bebidas estimulantes como o café, guaraná ou chocolate. Confira outras dicas naturais para combater o excesso de sono durante o dia.

Imagem ilustrativa do artigo 11 distúrbios do sono mais comuns (e o que fazer)

11 distúrbios do sono mais comuns (e o que fazer)

Os distúrbios do sono são aqueles que interferem na capacidade de dormir ou que causam sonolência durante o dia. Existem inúmeras alterações, mas algumas das mais comuns incluem insônia, apneia do sono, sonambulismo, bruxismo ou paralisia do sono, por exemplo. Saiba como identificar e tratar.

Imagem ilustrativa do artigo Muito sono: 8 possíveis causas (e o que fazer)

Muito sono: 8 possíveis causas (e o que fazer)

Sentir muito sono, especialmente durante o dia pode ser causado pelo uso de alguns medicamentos, depressão, narcolepsia, doença do sono ou ser consequência do consumo de alimentos ou plantas medicinais com propriedades relaxantes. Conheça as principais causas do sono excessivo e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Polissonografia: o que é, para que serve e como é feita

Polissonografia: o que é, para que serve e como é feita

A polissonografia é um exame indicado para investigar alterações do sono, já que monitora, através de eletrodos colocados no corpo da pessoa, a atividade respiratória, muscular e nervosa durante o sono. Conheça mais sobre a polissonografia, para que serve e como é feita.

Imagem ilustrativa do artigo Calculadora do sono: como programar uma noite reparadora

Calculadora do sono: como programar uma noite reparadora

Para programar um boa noite de sono deve-se calcular o tempo de sono através de pequenos ciclos de 90 minutos, devendo a pessoa despertar no momento em que o último ciclo terminar. Use a nossa calculadora para saber a que horas deitar e acordar.

Imagem ilustrativa do artigo Ciclo do sono: quais as fases e como funcionam

Ciclo do sono: quais as fases e como funcionam

O ciclo do sono é um conjunto de fases que começam desde o momento em que a pessoa adormece e vão progredindo e tornando-se cada vez mais profundas, até o corpo entrar em sono REM. Conheça todas as fases e o que acontece em cada uma delas.

Imagem ilustrativa do artigo Apneia do sono: o que é, sintomas, causas e tratamento

Apneia do sono: o que é, sintomas, causas e tratamento

A apneia do sono é um distúrbio que causa a parada momentânea da respiração durante o sono, causando roncos fortes, sonolência durante o dia e irritabilidade. Conheça outros sintomas da apneia do sono, como confirmar o diagnóstico e como pode ser feito o tratamento.