O que significa lactobacillus sp no preventivo?

“Fui buscar ontem o resultado do meu preventivo e vi que fala que tenho "lactobacillus sp", isso é normal? Ou devo me preocupar?”

Dr.ª Janyele Sales

Médica de Saúde Familiar

CRM 177392

Dr.ª Janyele Sales
Não tem agenda disponível
Buscar Ginecologista perto de você

Lactobacillus sp no resultado do preventivo é considerado um achado normal e não é sinal de infecção. Os lactobacillus sp são bactérias que fazem parte da flora vaginal e, juntamente com outras bactérias, constituem um mecanismo de defesa natural contra micro-organismos causadores de doenças.

Os lactobacillus sp contrabalanceiam a proliferação de fungos, bactérias e outros micro-organismos no interior da vagina. Quando, por alguma razão, o desequilíbrio da microbiota vaginal é alterado, os micro-organismos patogênicos se proliferam, causando infecções.

Dentre os agentes infecciosos estão a Gardnerella vaginalis e a Candida sp. A Gardnerella vaginalis é uma bactéria que está presente naturalmente em pouca quantidade na flora vaginal da maioria as mulheres. Já a Candida é um fungo.

Quando há algum desequilíbrio dessa flora, a Gardnerella pode se proliferar e causar vaginose. O mesmo ocorre com a Candida, que provoca candidíase.

Portanto, os lactobacillus sp são achados normais no papanicolau e a presença dos mesmos não caracteriza uma infecção. Contudo, a presença de sinais e sintomas, como corrimento, coceira ou odor desagradável, deve ser investigada por um médico ginecologista ou médico de família e comunidade.

80% dos leitores acham este conteúdo útil (59 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

O que significa exsudato neutrofílico?

Exsudato neutrofílico no papanicolau pode indicar que existe alguma inflamação ou infecção, mas também pode ser uma alteração normal. Entenda quando deve se preocupar e qual médico consultar no caso de exsudato neutrofílico.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

O que significa exsudato neutrofílico?

Exsudato neutrofílico no papanicolau pode indicar que existe alguma inflamação ou infecção, mas também pode ser uma alteração normal. Entenda quando deve se preocupar e qual médico consultar no caso de exsudato neutrofílico.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

O que significa "flora bacteriana discreta"?

Flora bacteriana são as bactérias boas que naturalmente estão presentes em alguns lugares do corpo. Entenda o que significa "flora bacteriana discreta" e o que deve fazer.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

O que significa BI-RADS 2?

O BI-RADS 2 significa que foram identificadas alterações benignas no exame de mamografia. Entenda melhor o que significa BI-RADS 2 e o que fazer.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

O que significa “disfunção diastólica grau 1”?

A “Disfunção diastólica grau 1” indica uma dificuldade leve de relaxamento ventricular. Entenda melhor o que significa “disfunção diastólica grau 1” e o que fazer.

Foto do autor do artigo Dr. Andre Feldman
Dr. Andre Feldman

O que significa “placa metafásica cromossômica reagente”?

“Placa metafásica cromossômica reagente” é uma alteração no exame FAN encontrada em alguns padrões de imunofluorescência. Entenda melhor o que significa “Placa metafásica cromossômica reagente” e o que fazer.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo O que significa exsudato neutrofílico?

O que significa exsudato neutrofílico?

Exsudato neutrofílico no papanicolau pode indicar que existe alguma inflamação ou infecção. Entretanto, o aumento na quantidade de neutrófilos no papanicolau também pode ser normal,...

Imagem ilustrativa do artigo Gardnerella vaginalis: sintomas, como se pega e tratamento

Gardnerella vaginalis: sintomas, como se pega e tratamento

O que é: A Gardnerella vaginalis é uma bactéria que habita a região íntima feminina, mas que normalmente se encontra em concentrações muito baixas, não produzindo qualquer tipo de problema ou...

Imagem ilustrativa do artigo Coceira na vagina: 12 causas comuns (e o que fazer)

Coceira na vagina: 12 causas comuns (e o que fazer)

A coceira na vagina pode indicar algum tipo de alergia ou pode ser um sintoma de algo mais sério, como líquen plano, infecção sexualmente transmissível ou câncer, por exemplo. Faça nosso teste online para saber qual a possível causa da coceira e veja o tratamento recomendado em cada caso.

Imagem ilustrativa do artigo 12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento

12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento

Infecção urinária, meningite, salmonelose e leptospirose são algumas das principais doenças causadas por bactérias. Conheça outras doenças causadas por bactérias, sintomas, tratamento e como pode ser feita a prevenção.

Imagem ilustrativa do artigo Feridas na vagina: o que pode ser e o que fazer

Feridas na vagina: o que pode ser e o que fazer

As feridas na vagina podem surgir devido a alergias a roupas íntimas ou lesões, causadas por atrito com a roupa ou contato íntimo, mas também pode indicar doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, cancro mole ou herpes genital. Veja as principais causas de feridas na vagina e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Ardência ou queimação na vagina: o que pode ser (e o que fazer)

Ardência ou queimação na vagina: o que pode ser (e o que fazer)

O ardor na vagina pode ser provocada por alergias, infecções como candidíase, alterações hormonais ou doenças na pele. Saiba o que pode ser ardência na vagina e o que fazer em cada situação.

Imagem ilustrativa do artigo Dor na vagina: o que pode ser e o que fazer

Dor na vagina: o que pode ser e o que fazer

A dor na vagina pode ter vários significados, desde infecções urinárias até a presença de cistos no ovário. Essa dor é comum entre as mulheres, mas deve ser observada e acompanhada por um ginecologista. Saiba quais são as principais causas de dor na vagina e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Infecção vaginal: sintomas, causas, transmissão e tratamento

Infecção vaginal: sintomas, causas, transmissão e tratamento

A infecção vaginal pode ser bactérias, fungos, vírus ou parasitas, causando corrimento esbranquiçado ou amarelado e com cheiro forte, feridas na vagina, coceira na região genital e vermelhidão, por exemplo. Conheça mais sobre a infecção vaginal, sintomas, causas, transmissão e tratamento.