Posso tomar ibuprofeno de quantas em quantas horas?

“Tomei ibuprofeno às 3:00 da manhã. Se minha dor voltar às 7:30, posso tomar de novo ou preciso esperar mais tempo? Posso tomar ibuprofeno de quantas em quantas horas?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Clínico Geral perto de você

O intervalo para tomar ibuprofeno varia de 4 em 4 horas até 8 em 8 horas, de acordo com a dose orientada pelo médico e a sua indicação, sendo importante respeitar a dose máxima diária recomendada (2400 a 3200mg/dia) para evitar o risco de efeitos colaterais.

O ibuprofeno pode causar efeitos colaterais como desconforto no abdome, náusea, vômitos, diarreia, tontura, manchas vermelhas na pele e, embora raro, sangramento digestivo ou insuficiência renal. O uso de doses acima das recomendadas também pode causar intoxicação. Entenda melhor como usar ibuprofeno e os efeitos colaterais.

Se você tomou ibuprofeno às 3:00, o horário da próxima dose pode variar de 7:00 às 11:00. Portanto, para saber como usar este medicamento corretamente, o ideal é consultar um clínico geral. Não se deve tomar medicamentos sem orientação médica.

  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Clínico Geral perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Posso tomar fluconazol se estiver menstruada?

Entenda se pode continuar tomando fluconazol se estiver menstruada, quais os cuidados que deve ter e qual médico consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Ibuprofeno é anti-inflamatório?

O ibuprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que pode ser indicado para aliviar sintomas como febre ou dor. Entenda melhor se o ibuprofeno é anti-inflamatório.

Foto do autor do artigo Dr. Flávio Sakae
Dr. Flávio Sakae

Ibuprofeno tem dipirona?

Medicamentos com ibuprofeno não têm dipirona, mas pessoas com alergia a uma substância têm risco de ser alérgicas à outra. Entenda melhor a diferença entre ibuprofeno e dipirona e qual o risco de alergia das duas substância.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Posso tomar anti-inflamatório para sinusite?

Existem alguns anti-inflamatórios que podem ser utilizados nos casos de sinusite. Veja quais os anti-inflamatórios mais usados no tratamento da sinusite, quando usar cada tipo e qual o médico que deve consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Posso usar Miosan para dormir?

Entenda se o Miosan pode ser usado para ajudar a dormir, em que casos está indicado e qual o médico que deve consultar caso tenha dificuldade de pegar no sono.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Posso usar pomada vaginal durante a menstruação?

A pomada vaginal pode ser usada durante a menstruação e não deve ser interrompida durante esse período.. Entenda….

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 10 efeitos colaterais dos corticoides

10 efeitos colaterais dos corticoides

O uso de corticoides por um longo tempo ou em altas doses pode ter alguns efeitos colaterais, que podem ser reversíveis quando se para de tormar o medicamento de acordo com a orientação do médico. Saiba de o corticoide engorda e outros efeitos colaterais.

Imagem ilustrativa do artigo Ibuprofeno: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais)

Ibuprofeno: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais)

O ibuprofeno é um anti-inflamatório indicado para febre e dores associadas a gripes e resfriados, dor de garganta ou cólicas menstruais. Entenda melhor para que serve o ibuprofeno, como tomar, quais os efeitos colaterais mais comuns e quando deve ser evitado.

Imagem ilustrativa do artigo Chá de cavalinha: para que serve, como fazer e efeitos colaterais

Chá de cavalinha: para que serve, como fazer e efeitos colaterais

A cavalinha é uma planta medicinal muito utilizada como remédio caseiro para combater a retenção de líquidos ou ajudar no emagrecimento, por ser um bom diurético natural. Veja outros benefícios do chá de cavalinha, como preparar o chá e quais os efeitos colaterais que podem surgir.

Imagem ilustrativa do artigo Betametasona: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Betametasona: para que serve, como usar e efeitos colaterais

A betametasona é um corticóide com potente ação anti-inflamatória e antialérgica, indicado para o tratamento de dermatite, urticária, dor ciática ou asma, e pode ser usada na forma de pomada, comprimido ou injetável, de acordo com indicação médica. Veja outras indicações da betametasona, como usar e efeitos colaterais.

Imagem ilustrativa do artigo Esperma grosso: 7 causas e o que fazer

Esperma grosso: 7 causas e o que fazer

A consistência do esperma pode variar de pessoa para pessoa e ao longo da vida, o que é considerado normal, porém pode ser também indicativo de alterações na próstata, desequilíbrio hormonal ou infecções, sendo importante que o médico seja consultado. Conheça as principais causas de esperma grosso e o que fazer.

Imagem ilustrativa do artigo Tadalafila: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais)

Tadalafila: para que serve, como tomar (e efeitos colaterais)

A tadalafila é um remédio utilizado para tratar a disfunção erétil, mas que também pode ser indicado para a hiperplasia benigna da próstata. Entenda melhor para que serve a tadalafila, como tomar, os possíveis efeitos colaterais e contraindicações.

Imagem ilustrativa do artigo Polaramine: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Polaramine: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

O polaramine é um antialérgico que pode ser indicado para tratar alergias como coceira, urticária, vermelhidão na pele ou espirros. Veja em que outras situações pode ser indicado, como tomar e quais os possíveis efeitos colaterais que podem surgir.

Imagem ilustrativa do artigo Azitromicina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Azitromicina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

A azitromicina é um antibiótico indicado para o tratamento de infecções respiratórias, nos ouvidos, na pele, nos tecidos moles ou nos genitais. Confira informações da bula como quando está indicada, como tomar corretamente e os efeitos colaterais mais comuns.