Tomar Ciclo 21 corta a menstruação?

“Irei viajar e acho que vou estar menstruada. Não quero que isso aconteça e ouvi dizer que o Ciclo 21 corta a menstruação. Ele pode mesmo suspender a menstruação?”

Dr.ª Janessa Oliveira

Farmacêutica e Bioquímica

CRF-SP 22143

O Ciclo 21 não corta a menstruação se você já estiver menstruando e quiser tomar o medicamento apenas com essa finalidade. Porém, se você já toma Ciclo 21 como anticoncepcional, a ausência da menstruação (amenorreia) é um efeito comum e esperado, mesmo no período de pausa. É por esse motivo que o Ciclo 21 é conhecido por “cortar a menstruação”.

Não dá para fazer a menstruação parar de repente se você já estiver menstruada. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para tentar diminuir o fluxo ou fazê-lo acabar antes do esperado:

  • Tomar chá de folha de framboesa, raiz de angélica, canela ou gengibre, 2 a 3 vezes ao dia;
  • Massagear a barriga com óleo de amêndoas morno com algumas gotas de óleo de sálvia e de lavanda, algumas vezes ao dia (ajuda a relaxar o útero);
  • Aplicar compressas ou bolsas de água quente na barriga (ajuda a fazer a menstruação acabar mais rápido, mas aumenta o fluxo);
  • Ter relações sexuais (as contrações causadas pelo orgasmo fazem a menstruação parar mais rápido).

Agora, é possível evitar que a menstruação venha (se você ainda não estiver menstruada) se já toma a Ciclo 21 ou qualquer outra pílula que precise de pausa entre uma cartela e outra. Para isso, basta começar a nova cartela no dia seguinte ao último comprimido da cartela (sem fazer a pausa). Isso mantém os níveis dos hormônios e, por isso, você acabará por não menstruar.

Ainda que seja eficaz, esta técnica não deve ser repetida muito frequentemente, já que as pausas normalmente são indicadas para evitar alterações hormonais. 

Sempre que tiver dúvidas sobre o uso do anticoncepcional ou sobre o que fazer para parar a menstruação, deve marcar consulta com um ginecologista.

33% dos leitores acham este conteúdo útil (24 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Ginecologista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.