Aveia prende ou solta o intestino?

“Já comi aveia porque tenho prisão de ventre, mas parei porque parecia que meu intestino ficou ainda mais preso. Afinal, aveia prende ou solta o intestino?”

Jonathan Panoeiro

Neuropediatra

CRM-RJ 52-110154-4

Jonathan Panoeiro
Não tem agenda disponível
Buscar Nutricionista perto de você

A aveia pode “prender” ou “soltar” o intestino, dependendo da quantidade de água ingerida durante o dia. Por ser rica em fibras, a aveia favorece a passagem das fezes pelo intestino quando se tem uma boa hidratação, mas se a ingestão de água não for suficiente, as fezes tendem a ficar secas e endurecidas.

Além disso, existem dois tipos de fibras, solúveis e insolúveis, e a sua quantidade na aveia varia de acordo com o seu processamento. Normalmente, produtos de aveia com maior quantidade de fibras insolúveis são os mais indicados em caso de prisão de ventre.

Para saber como incluir a aveia de forma saudável na sua alimentação, o ideal é consultar um nutricionista. O nutricionista também pode indicar quais os produtos de aveia mais recomendados para o seu caso.

Quais são os benefícios da aveia?

Os principais benefícios da aveia são:

  • Favorecer a formação das fezes e o trânsito intestinal;
  • Retardar a elevação da glicose no sangue após a alimentação;
  • Contribuir para controle do colesterol e pressão arterial;
  • Ajudar a proteger o organismo dos radicais livres;
  • Regular o apetite, prolongando a sensação de saciedade. 

Estes efeitos se devem principalmente à presença de fibras conhecidas como beta-glucanos na composição da aveia. No entanto, para aproveitar os seus benefícios, a aveia deve ser incluída em uma alimentação equilibrada, de acordo com a orientação de um nutricionista.

64% dos leitores acham este conteúdo útil (14 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.
Marque consulta com um Nutricionista perto de você!

Atendemos mais de 150 convênios em 9 estados do Brasil*.

Marcar Consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Perguntas relacionadas

Grávida pode tomar energético?

Entenda se as bebidas energéticas podem ser consumidas durante a gravidez e o que é importante evitar, para garantir uma gestação saudável. Veja também qual o médico que pode consultar em caso de dúvidas.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Até quando os seios crescem?

Os seios crescem em média até os 15 anos de idade, mas a idade pode variar dependendo de quando se teve o início da puberdade, fatores genéticos e hormonais. Entenda melhor até quando os seios crescem.

Foto do autor do artigo Jonathan Panoeiro
Jonathan Panoeiro

Prednisolona dá sono?

A prednisolona pode causar sonolência, no entanto essa reação não acontece em todos os casos. Entenda quando a prednisolona causa sono, quais os outros efeitos colaterais comuns e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Ibuprofeno dá sono?

Sono não é uma reação comum do ibuprofeno, no entanto, existem algumas reações raras que podem ser confundidas com sonolência. Entenda melhor em que casos o ibuprofeno pode causar sono, o que fazer e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janessa Oliveira
Dr.ª Janessa Oliveira

Grávida pode tomar nimesulida?

A nimesulida só deve ser usada na gravidez sob orientação e prescrição médica, pois é importante avaliar bem os riscos e benefícios do uso do medicamento na gestação. Entenda melhor em que casos se pode usar a nimesulida na gravidez, quando evitar e qual médico consultar.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Vinagre é bom para sarna humana?

O vinagre não é indicado para tratar a sarna humana, pois não é capaz de combater o parasita. Veja o que usar para tratar a sarna humana e qual médico consultar em caso de dúvida.

Foto do autor do artigo Dr.ª Janyele Sales
Dr.ª Janyele Sales

Mais sobre este assunto

Imagem ilustrativa do artigo 11 melhores frutas laxantes (para soltar o intestino)

11 melhores frutas laxantes (para soltar o intestino)

As frutas, como mamão, laranja e ameixa, são ótimas opções que ajudam a soltar o intestino, combatendo a prisão de ventre.

Imagem ilustrativa do artigo 10 alimentos laxantes que soltam o intestino

10 alimentos laxantes que soltam o intestino

Os alimentos com efeito laxante são aqueles ricos em fibras, como o mamão, a aveia, a abóbora ou as sementes, que devem ser consumidos regularmente para ajudar a soltar o intestino. Conheça os principais alimentos laxantes e veja um exemplo de cardápio para 3 dias.

Imagem ilustrativa do artigo Dieta para prisão de ventre: o que comer e cardápio para soltar o intestino

Dieta para prisão de ventre: o que comer e cardápio para soltar o intestino

Esta dieta para prisão de ventre é rica em alimentos que estimulam o funcionamento do intestino, acelerando o trânsito intestinal e diminuindo a barriga inchada. Veja todas as dicas de como se alimentar e confira um exemplo de cardápio para 3 dias.

Imagem ilustrativa do artigo Dieta para intestino irritável: o que comer, o que evitar e cardápio

Dieta para intestino irritável: o que comer, o que evitar e cardápio

A dieta para a síndrome do intestino irritável varia de pessoa para pessoa e depende da tolerância aos alimentos e dos sintomas presentes, sendo importante manter uma alimentação de fácil digestão. Veja o que comer na dieta para síndrome do intestino irritável, quais alimentos a evitar e confira uma opção de cardápio.

Imagem ilustrativa do artigo 6 alimentos que prendem o intestino

6 alimentos que prendem o intestino

Os alimentos que ajudam a prender o intestino, como maçã e a pera sem casca e cozidas, por exemplo, têm fibras solúveis que que fazem com que os alimentos se movam mais lentamente no intestino, controlando o volume das evacuações. Veja uma lista completa dos principais alimentos que prendem o intestino.

Imagem ilustrativa do artigo O que comer para tratar o intestino inflamado

O que comer para tratar o intestino inflamado

Para tratar o intestino inflamado, é importante priorizar vegetais cozidos, frutas sem casca e proteínas magras, que ajudam na recuperação do intestino e previnem sintomas, como gases, cólicas ou barriga inchada. Veja quais alimentos evitar e quais podem ser consumidos para tratar o intestino inflamado.

Imagem ilustrativa do artigo Síndrome do intestino irritável: o que é, sintomas, causas e tratamento

Síndrome do intestino irritável: o que é, sintomas, causas e tratamento

A síndrome do intestino irritável (SII) é uma doença funcional que causa sintomas como dor na barriga, excesso de gases e alteração das fezes, por exemplo. Entenda o que é a síndrome do intestino irritável e faça o teste online para saber o risco de ter a doença.

Imagem ilustrativa do artigo Nó no intestino (volvo): o que é, sintomas, causas e tratamento

Nó no intestino (volvo): o que é, sintomas, causas e tratamento

O nó no intestino acontece quando o intestino sofre um torção, provocando uma intensa inflamação e sintomas como dor, vômitos e prisão de ventre. É provocado por diversas causas, como tumor ou aderências no intestino.