Arrotos constantes podem, sim, ter relação com ansiedade, principalmente quando surgem em momentos de maior estresse ou nervosismo. Isso acontece porque, durante momentos de ansiedade, é comum a pessoa respire mais rápido e acabe engolindo ar sem perceber, o que aumenta a produção de gases e leva a arrotos frequentes.
Além dos arrotos, também pode surgir sensação de barriga inchada, desconforto abdominal e excesso de gases, já que o ar engolido se acumula no sistema digestivo. Falar demais enquanto se come, mascar chiclete, usar canudo ou fumar são outros comportamentos que também podem favorecer o aparecimento dos arrotos.
O tratamento neste tipo de casos, normalmente envolve o acompanhamento psicológico, especialmente com técnicas que ajudam a pessoa a perceber e controlar o estresse.
Mesmo que haja uma forte suspeita de ligação com a ansiedade, é recomendado consultar um gastroenterologista para descartar outros problemas mais sérios que podem gerar arrotos frequentes, como refluxo ou gastrite, por exemplo.