Arrotos constantes têm relação com ansiedade?

“Ultimamente tenho sentido muitos arrotos ao longo do dia, principalmente quando fico mais ansiosa ou nervosa. Pode ser que os arrotos tenham alguma relação com a ansiedade?”

Arrotos constantes podem, sim, ter relação com ansiedade, principalmente quando surgem em momentos de maior estresse ou nervosismo. Isso acontece porque, durante momentos de ansiedade, é comum a pessoa respire mais rápido e acabe engolindo ar sem perceber, o que aumenta a produção de gases e leva a arrotos frequentes.

Além dos arrotos, também pode surgir sensação de barriga inchada, desconforto abdominal e excesso de gases, já que o ar engolido se acumula no sistema digestivo. Falar demais enquanto se come, mascar chiclete, usar canudo ou fumar são outros comportamentos que também podem favorecer o aparecimento dos arrotos.

O tratamento neste tipo de casos, normalmente envolve o acompanhamento psicológico, especialmente com técnicas que ajudam a pessoa a perceber e controlar o estresse.

Mesmo que haja uma forte suspeita de ligação com a ansiedade, é recomendado consultar um gastroenterologista para descartar outros problemas mais sérios que podem gerar arrotos frequentes, como refluxo ou gastrite, por exemplo.

Nossa recomendação
Consulte um Gastroenterologista para esclarecer todas as suas dúvidas. Não espere, cuide-se com os melhores profissionais.
Parceria com Marcar consulta
0% dos leitores acham este conteúdo útil (1 avaliações nos últimos 12 meses)
  • Iremos publicar sua pergunta de forma anônima.
  • Faça uma pergunta clara, curta e sem incluir dados pessoais.
  • Não peça um diagnóstico ou 2ª opinião sobre tratamentos que já esteja realizando.
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta. O seu email nunca será publicado online.