Médico de varizes: qual especialista consultar?

julho 2022

Os médicos especialistas mais indicados para diagnosticar e tratar as varizes são:

1. Angiologista

O angiologista é o principal especialista para o tratamento de varizes, pois é o médico responsável por problemas relacionados com os vasos e a circulação sanguínea, incluindo varizes, vasinhos, doença arterial e aneurisma, por exemplo.

O angiologista é o médico mais indicado para avaliar sintomas como inchaço das pernas ou braços, alteração da coloração dos dedos, pele fria e sensação de formigamento ou dormência nas pernas.

Nas situações em que não é possível consultar um angiologista, as varizes podem também ser avaliadas por um clínico geral que poderá indicar alguns cuidados e tratamentos, caso as varizes sejam discretas, ou encaminhar para um cirurgião vascular, caso as varizes estejam numa fase mais avançada.

2. Cirurgião vascular

O cirurgião vascular é o médico responsável por fazer a cirurgia de varizes e, geralmente, é indicado pelo angiologista nas situações em que outras formas de tratamento não são capazes de resolver as varizes.

Confira as principais formas de tratamento para varizes.

Quando ir ao médico de varizes

É aconselhado consultar um médico de varizes quando:

  • As varizes são muito marcadas ou largas;
  • Existem outros sintomas como sensação de pernas pesadas ou formigamento;
  • Surgem cãibras frequentes.

De qualquer forma, o angiologista pode ser consultado sempre que se nota algum aumento ou alargamento dos vasos das perna, pois dessa forma é possível iniciar um tratamento precoce que evite o agravamento das varizes, diminuindo a necessidade de cirurgia.

Qual médico consultar para outros problemas

Se tem outro problema ou algum sintoma que está incomodando, por favor insira o seu sintoma ou doença para descobrir o especialista que deve consultar:

Erro
Não escreva mais do que três palavras.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em julho de 2022.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.