Médico de garganta: qual especialista consultar?

julho 2022

O médicos especialistas mais indicados para tratar problemas de garganta são:

1. Otorrinolaringologista

O otorrinolaringologista é o médico especialista em ouvido, nariz e garganta e, por isso, pode fazer o diagnóstico e orientar o tratamento de qualquer doença relacionada com a garganta, desde casos simples como uma amigdalite, até situações mais graves como câncer.

Este profissional pode ser consultado como primeira consulta, mas também pode ser recomendado por um clínico geral, quando é identificado algum sintoma ou diagnóstico que precise de uma avaliação mais detalhada.

2. Clínico geral

O clínico geral é o médico que normalmente é indicado em primeiro caso para tratar dor de garganta, pois é capaz de diagnosticar o problema e indicar o tratamento de situações mais simples como gripes, resfriados, alergias ou infecções (amigdalite, faringite ou COVID-19).

Nos casos em que o clínico geral suspeita de um problema mais grave ou não é capaz de resolver o sintoma, poderá encaminhar para um otorrinolaringologista, para uma avaliação mais detalhada.

Quando ir ao médico da garganta

É recomendado marcar consulta com um otorrino ou clínico geral quando existem sintomas como:

  • Dor de garganta muito intensa;
  • Presença de pus na garganta;
  • Dificuldade para engolir ou comer;
  • Sensação recorrente de bolo na garganta.

Estes sintomas devem ser avaliados sempre que duram mais de 3 dias ou quando são acompanhados de febre, cansaço excessivo ou perda de peso, por exemplo.

Qual médico consultar para outros problemas

Se tem outro problema ou algum sintoma que está incomodando, por favor insira-o nesta ferramenta para descobrir o especialista que deve consultar:

Erro
Não escreva mais do que três palavras.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em julho de 2022.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.