O médicos especialistas mais indicados para tratar problemas de garganta são:
1. Otorrinolaringologista
O otorrinolaringologista é o principal médico especialista em garganta, ouvido e nariz. Por isso, pode fazer o diagnóstico e orientar o tratamento de qualquer doença relacionada com a garganta, desde casos simples como uma amigdalite, até situações mais graves como câncer.
Este profissional pode ser consultado como primeira consulta, mas também pode ser recomendado por um clínico geral, quando é identificado algum sintoma ou diagnóstico que precise de uma avaliação mais detalhada.
Marque uma consulta com nossos Otorrinolaringologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.
Marcar consultaDisponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.


2. Clínico geral
O clínico geral é o médico que normalmente é indicado em primeiro caso para tratar dor de garganta, pois é capaz de diagnosticar o problema e indicar o tratamento de situações mais simples como gripes, resfriados, alergias ou infecções (amigdalite, faringite ou COVID-19).
Nos casos em que o clínico geral suspeita de um problema mais grave ou não é capaz de resolver o sintoma, poderá encaminhar para um otorrinolaringologista, para uma avaliação mais detalhada.
Quando ir ao médico da garganta
É recomendado marcar consulta com um otorrino ou clínico geral quando existem sintomas como:
- Dor de garganta muito intensa;
- Presença de pus na garganta;
- Dificuldade para engolir ou comer;
- Sensação recorrente de bolo na garganta.
Estes sintomas devem ser avaliados sempre que duram mais de 3 dias ou quando são acompanhados de febre, cansaço excessivo ou perda de peso, por exemplo.