Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Canabidiol - Remédio à base de Maconha

O Canabidiol é uma substância extraída da planta da maconha, Cannabis Sativa, que atua no sistema nervoso central, sendo útil no tratamento de doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas, como esclerose múltipla, esquizofrenia, mal de Parkinson, epilepsia ou ansiedade, por exemplo.

Atualmente, no Brasil, existe apenas um medicamento autorizado para comercialização, com o nome Mevatyl, que é indicado para o tratamento de espasmos musculares relacionados com a esclerose múltipla, mas estima-se que, durante o mês de Março de 2020, outros produtos à base de cannabis venham a estar disponíveis em farmácias no Brasil. Para já, é possível importar produtos com esta substância, com devida autorização.

Canabidiol - Remédio à base de Maconha

Para que serve o remédio com canabidiol

No Brasil, existe apenas um medicamento com canabidiol autorizado pela Anvisa, com o nome Mevatyl, que tem como indicação o tratamento de espasmos musculares relacionados com a esclerose múltipla. 

Porém, existem outros produtos com canabidiol, que são comercializados em outros países, indicados para o tratamento da epilepsia, doença de Parkinson ou Alzheimer, como analgésicos em doentes oncológicos terminais, por exemplo, que podem ser importados, para casos específicos e com devida autorização.

Ainda não há evidências científicas suficientes que comprovem que os canabinoides sejam totalmente seguros e eficazes no tratamento de casos de epilepsia, por isso, só há indicação para o uso em casos restritos, quando não há uma resposta adequada a outros medicamentos indicados para essa doença.

Além disso, o canabidiol tem vindo também a revelar propriedades farmacológicas, como ação analgésica e imunossupressora, ação no tratamento de AVC, diabetes, náuseas e câncer e efeitos sobre os distúrbios de ansiedade, do sono e do movimento.

Onde comprar

O único medicamento com canabidiol autorizado pela Anvisa, tem nome Mevatyl, e está indicado para o tratamento de espasmos musculares relacionados com a esclerose múltipla. Este remédio está disponível em spray e pode ser comprado em farmácias.

No entanto, existem outros produtos com canabidiol, com outros fins terapêuticos, que serão comercializados no Brasil, a partir de Março de 2020, ou que podem ser importados. Até Março de 2020, sempre que for necessário utilizar esse tipo de medicamentos, deve-se pedir um formulário próprio à Anvisa, para importação e utilização do medicamento, mediante apresentação da prescrição, autorização do médico e declaração de responsabilidade assinada pelo médico e paciente.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais que podem ocorrer durante o tratamento com medicamento Mevatyl, que é comercializado no Brasil, são tontura, alterações do apetite, depressão, desorientação, dissociação, humor eufórico, amnésia, distúrbios de equilíbrio e de atenção, má coordenação dos músculos da fala, alterações do paladar, falta de energia, comprometimento da memória, sonolência, visão embaçada, vertigem, prisão de ventre, diarreia, ardência, ulceração, dor e secura da boca, náuseas e vômitos.

Bibliografia >

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP) ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA (ABP). USO DE CANABIDIOL NA POPULAÇÃO PEDIÁTRICA. 2017. Disponível em: <https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Nota_Uso-do-Canabidiol-na-populac__a__o-Pedia__trica-SBP-ABP_REVISADO_EM_5_DE_DEZEMBRO_DE_2017_POR_LEONARDO_MARTES_OK.pdf>. Acesso em 23 Ago 2019
  • MATOS, R. L. A. et. al.. O Uso do Canabidiol no Tratamento da Epilepsia . Revista Virtual de Química. 9. 2; 2017
  • BEAUFOUR IPSEN FARMACÊUTICA LTDA. MEVATYL. 2017. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=950732017&pIdAnexo=4676126>. Acesso em 23 Ago 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem