O canabidiol, conhecido como CBD, é um medicamento que contém uma substância com o mesmo nome presente na planta Cannabis e que atua no sistema nervoso central, geralmente sendo utilizado no tratamento de alguns casos de epilepsia.
Além disso, o canabidiol apresenta possíveis benefícios terapêuticos no tratamento de doenças como ansiedade e doença de Parkinson, doença de Alzheimer e dor crônica. No entanto, ainda não há comprovação suficiente da sua eficácia para que seja indicado para o tratamento dessas doenças em muitos países.
No Brasil, a Anvisa criou uma categoria de medicamentos derivados da Cannabis que podem ser comercializados após aprovação da Agência e atualmente o canabidiol já é vendido no país, sendo necessária a apresentação de receita médica de controle especial.

Para que serve o canabidiol
No Brasil, o canabidiol geralmente é utilizado no tratamento de epilepsias na infância e adolescência que não respondem a outras terapias disponíveis, principalmente a síndrome de Lennox-Gastaut e a síndrome de Dravet.
Além da epilepsia, estudos têm sido realizados sobre o benefício do canabidiol em doenças como a doença de Parkinson e Alzheimer, tratamento da dor crônica, ansiedade e em pessoas com câncer, por exemplo. No entanto, não há comprovação suficiente até o momento para recomendar o uso deste medicamento nessas situações.
Além disso, é possível que o canabidiol também tenha outros benefícios e propriedades farmacológicas, como ação analgésica e imunossupressora, podendo ser útil no futuro no tratamento de AVC, diabetes, náusea, distúrbios do sono e do movimento, o que o torna um medicamento com um grande potencial terapêutico. Conheça mais sobre os possíveis benefícios do óleo de canabidiol.
Assista o vídeo seguinte e confira os possíveis benefícios terapêuticos do canabidiol:
Onde comprar
Os medicamentos com canabidiol autorizados pela Anvisa podem ser comprados em farmácias com apresentação de receita médica de controle especial B. No entanto, em alguns casos também pode ser necessária uma declaração de responsabilidade assinada pelo médico.
Além disso, importação de outros produtos à base de Cannabis é possível e pode ser feita por meio da autorização da Anvisa.
Efeitos colaterais
Os principais efeitos colaterais do canabidiol são:
- Maior risco de infecções;
- Sonolência;
- Insônia;
- Dor de cabeça;
- Alteração da apetite;
- Perda de peso;
- Diarreia;
- irritabilidade e agitação.
Estes efeitos tendem a diminuir com o tempo e são mais comuns no início do tratamento. Além disso, o canabidiol também pode afetar o fígado, causando alteração em exames como elevação de enzimas hepáticas, e estar relacionado a pensamentos suicidas.