Canabidiol (CBD): o que é, para que serve e efeitos colaterais

Atualizado em dezembro 2023
Evidência científica

O canabidiol, ou CBD, é uma substância presente na planta Cannabis sativa, que atua no sistema nervoso central, sendo geralmente utilizado no tratamento de alguns casos de epilepsia. 

Além disso, o canabidiol apresenta possíveis benefícios terapêuticos no tratamento da ansiedade, doença de Parkinson, doença de Alzheimer e dor crônica, por exemplo. No entanto, por serem necessários mais estudos, a utilização nestas condições ainda não está aprovada em vários países.

No Brasil, o CBD pode ser encontrado em medicamentos vendidos em farmácias, com nomes comerciais como Canabidiol Prati-Donaduzzi, Canabidiol Collect ou Canabidiol Farmanguinhos, e a sua venda é feita mediante apresentação de receita médica de controle especial.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve o canabidiol

No Brasil, o canabidiol pode ser indicado para o tratamento de epilepsia refratária em crianças e adolescentes que não respondem a outras terapias disponíveis, principalmente em casos de síndrome de Lennox-Gastaut, síndrome de Dravet e esclerose tuberosa.

Possíveis benefícios

O canabidiol apresenta possíveis benefícios no tratamento da doença de Parkinson e Alzheimer, tratamento da dor crônica, ansiedade e em pessoas com câncer, por exemplo. No entanto, não há comprovação suficiente até o momento para que seja recomendado pela ANVISA ou Conselho Federal de Medicina nessas situações.

Além disso, é possível que o canabidiol também tenha outros benefícios e propriedades, como ação analgésica e imunossupressora, podendo vir a ser útil no tratamento de AVC, diabetes, náusea, distúrbios do sono e do movimento, o que o torna um medicamento com um grande potencial terapêutico. 

Assista o vídeo seguinte e confira os possíveis benefícios terapêuticos do canabidiol:

youtube image - Para que serve o CANABIDIOL

Canabidiol serve para ansiedade?

O canabidiol pode diminuir sintomas de ansiedade, como angústia e estresse. No entanto, são necessários mais estudos sobre a sua segurança e efeitos para que possa aprovado para o tratamento da ansiedade.

O que é o óleo de canabidiol?

O óleo de canabidiol, também conhecido como óleo de CBD, é uma substância obtida a partir da planta Cannabis sativa que contém canabidiol e, algumas vezes, pequenas quantidades de tetraidrocanabinol (THC). Este óleo normalmente é utilizado na fabricação de produtos, como cápsulas e cremes para pele, que contêm canabidiol na sua composição.

Diferenças entre THC e CBD

O THC (tetrahidrocanabinol) é uma substância presente na planta da maconha que é responsável pelos seus efeitos na consciência e atividade mental. Já o CBD (canabidiol), não tem estes efeitos. Conheça os principais efeitos da maconha. 

No entanto, tanto o THC quando o CBD apresentam um valor terapêutico grande, podendo algumas vezes serem combinados em medicamentos para se tornarem mais eficazes.

Como usar

Os medicamentos com canabidiol podem ser encontrados em farmácias na forma de soluções com diferentes concentrações de canabidiol, como 20, 50 e 200 mg/ml, devendo ser utilizados somente com orientação médica.

Canabidiol 20 mg/ml

O canabidiol 20 mg/ml deve ser usado por via oral, com o auxílio de uma seringa dosadora, logo após as refeições. Ao tomar o medicamento, deve-se ter cuidado para não direcionar a seringa para a garganta, para que o medicamento não cause engasgo.

A dose diária de canabidiol varia de 2,5 a 25 mg por quilo de peso, ou de acordo com a orientação do médico, que leva em consideração a gravidade da doença, idade da pessoa e resposta ao tratamento.

Onde comprar CBD

Os medicamentos com canabidiol autorizados pela Anvisa podem ser comprados em farmácias com apresentação de receita médica de controle especial B. No entanto, em alguns casos também pode ser necessária uma declaração de responsabilidade assinada pelo médico.

A importação de outros produtos à base de cannabis também é possível, mas deve ser feita por meio da autorização da Anvisa.

Efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais do canabidiol são:

  • Maior risco de infecções;
  • Sonolência;
  • Insônia;
  • Dor de cabeça;
  • Alteração da apetite;
  • Perda de peso;
  • Diarreia;
  • irritabilidade e agitação.

Estes efeitos tendem a diminuir com o tempo e são mais comuns no início do tratamento. Além disso, o canabidiol também pode afetar o fígado, causando alteração em exames como elevação de enzimas hepáticas, e estar relacionado a pensamentos suicidas.

Canabidiol engorda?

Os estudos têm mostrado que o canabidiol normalmente não engorda. Embora algumas pessoas possam notar aumento da ingestão de alimentos, parece ser mais comum causar diminuição do apetite e perda de peso.

Quem não deve usar

O canabidiol não é indicado para crianças menores de 2 anos e pessoas com histórico de abuso de drogas ilícitas ou alergia ao canabidiol. Mulheres grávidas e amamentando também não devem fazer uso de medicamentos com esta substância.