Chá de marcela: 9 benefícios e como fazer

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro

O chá de marcela, também conhecido como macela ou marcela-do-campo, é indicado para aliviar a dor de estômago, as cólicas intestinais, a ansiedade, a insônia, a gripe e a retenção de líquidos.

A marcela, cujo nome científico é Achyrocline satureioides, é rica em quercetina, limoneno, luteolina e ácidos fenólicos, que são óleos essenciais e compostos fenólicos com propriedades analgésicas, antiespasmódicas, antivirais e calmantes.

O chá de marcela pode ser preparado usando-se as flores secas ou saquinhos, que são comercializados em supermercados, lojas de produtos naturais, farmácias e feiras livres.

Imagem ilustrativa número 2

Principais benefícios

Os principais benefícios do chá de macela para a saúde são:

1. Combater problemas no estômago

O chá de marcela possui flavonoides e óleos essenciais com ação digestiva e carminativa, sendo, por isso, indicada para combater problemas como gases e má digestão.

Além disso, o chá de marcela também tem ação antiespasmódica, anti-inflamatória e analgésica, ajudando a diminuir a dor no estômago em casos de gastrite ou úlcera.

2. Aliviar dor de cabeça

Por ter ótimas quantidades de quercetina e luteolina, que são flavonoides com propriedades analgésicas, o chá de marcela ajuda a aliviar a dor de cabeça. Confira outros chás indicados para dor de cabeça.

Além disso, esse chá também tem ação calmante, favorecendo a redução da dor de cabeça causada pela ansiedade ou pelo estresse.

3. Melhorar o sono

O chá de marcela contém limoneno, um óleo essencial que atua como calmante e sedativo no sistema nervoso central, promovendo o relaxamento, melhorando o sono e ajudando a combater a insônia. Veja outras opções caseiras para insônia.

4. Tratar gripes e resfriados

O chá de marcela ajuda a tratar gripes e resfriados por conter quercetina e galangina, que são flavonoides com ação antiviral e imunomoduladora, que atuam fortalecendo o sistema imunológico e combatendo vírus como rinovírus e influenza.

5. Equilibrar o colesterol

Por ter ação antioxidante, o chá de marcela protege as células de gordura contra a oxidação causada pelos radicais livres, equilibrando os níveis de colesterol no sangue e podendo, por isso, ajudar na prevenção de doenças como aterosclerose, infarto e insuficiência cardíaca.

6. Combater as cólicas menstruais

O chá de marcela ajuda a combater as cólicas menstruais, porque contém quercetina, luteolina e 3-O-metilquercetina, que são flavonoides com propriedades analgésicas e antiespasmódica que aliviam a dor e diminuem a contração dos músculos uterinos. Conheça mais remédios caseiros que combatem a cólica menstrual.

7. Ajudar a prevenir a diabetes

O chá de marcela tem propriedades antioxidantes que protegem as células do pâncreas contra os danos causados pelos radicais livres, ajudando a controlar os níveis de insulina no sangue, sendo uma ótima opção para ajudar a prevenir a diabetes.

Além disso, o chá de marcela também promove o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, porque inibe a ação da alfa-amilase e alfa-glicosidase, que são umas das enzimas responsáveis pela digestão de carboidratos.

8. Controlar a diarreia

O chá de marcela ajuda a controlar a diarreia por ter propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antiespasmódicas, aliviando as dores e diminuindo as contrações intestinais.

9. Ajudar a prevenir o câncer

Por ter potente ação antioxidante e imunomoduladora, o chá de marcela pode ajudar a prevenir o surgimento do câncer, já que combate os radicais livres e fortalece o sistema imunológico.

O chá de marcela emagrece?

O chá de marcela pode ajudar no emagrecimento devido à sua ação sedativa e relaxante, diminuindo a ansiedade e ajudando, por isso, na perda de peso em pessoas com compulsão alimentar.

No entanto, o chá de marcela não atua diretamente no emagrecimento porque não promove a queima de gordura corporal. Para emagrecer é fundamental manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente. Confira algumas dicas para emagrecer.

Propriedades do chá de marcela

O chá de marcela possui propriedades antiespasmódicas, carminativas, digestivas, antioxidantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, calmantes, analgésicas, hipocolesterolêmicas, imunomoduladoras e antivirais.

Como fazer o chá de marcela

O chá de marcela deve ser preparado usando-se as flores secas de onde são extraídas as substâncias ativas que conferem as propriedades medicinais.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá (de 0,5 a 1,5 g) de flores secas de marcela; 
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo:

Numa panela, ferver a água. Após apagar o fogo, adicionar as flores secas de marcela na água fervente, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber o chá em seguida.

Pode-se beber até 3 xícaras (de chá) do chá de marcela por dia, por até 15 dias seguidos, devendo-se fazer um intervalo de 5 dias antes de retomar o uso.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo do chá de marcela pode causar vertigem, dor de cabeça, alergia e dermatite de contato após exposição solar em algumas pessoas.

Contraindicações

O chá de macela não deve ser usado durante a gravidez, porque estimula a contração uterina e o sangramento vaginal. Além disso, o chá de marcela não é indicado para mulheres que estejam amamentando.

Esse chá também não é indicado para crianças e pessoas com alergia a essa planta. Além disso, pessoas que usam medicamentos como insulina, antiepilépticos, sedativos, hipnóticos e anestésicos, só devem consumir o chá de marcela sob a recomendação de um médico.

Esta informação foi útil?

Escrito e atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em março de 2023. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em março de 2023.

Bibliografia

  • INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS. Macela. Disponível em: <https://www2.muz.ifsuldeminas.edu.br/plantasmedicinais/p75.html>. Acesso em 07 mar 2023
  • HORTO DIDÁTICO DE PLANTAS MEDICINAIS- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Marcela. Disponível em: <https://hortodidatico.ufsc.br/marcela/>. Acesso em 07 mar 2023
Mostrar bibliografia completa
  • FERNÁNDEZ-FERNÁNDEZ, M, Adriana et al. Antioxidant, Antidiabetic, and Antiobesity Properties, TC7-Cell Cytotoxicity and Uptake of Achyrocline satureioides (Marcela) Conventional and High Pressure-Assisted Extracts. Foods. Vol.10. 4.ed; 1-20, 2021
  • AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA. Formulário de fitoterápicos: farmacopéia brasileira 2ª edição. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/farmacopeia/formulario-fitoterapico/arquivos/2021-fffb2-final-c-capa2.pdf>. Acesso em 07 mar 2023
  • SECRETARIA DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL. Cartilha das plantas medicinais da Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Rio Grande do Sul . 2021. Disponível em: <https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/202112/23154715-cartilha-das-pm-da-pipmf-projeto-aplpmfito-rs-2021.pdf>. Acesso em 07 mar 2023
  • SIQUEIRA, I. R.; SIMÔES, C. M. O.; BASSANI, V. L. Achyrocline satureioides (Lam.) D.C. as a potential approach for management of viral respiratory infections. Phytother Res. 35. 1; 3-5, 2021
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.

Tuasaude no Youtube

  • Como PARAR a DIARREIA mais rápido

    17:10 | 430958 visualizações
  • Como aliviar a CÓLICA MENSTRUAL

    05:53 | 427645 visualizações
  • Calmantes naturais: Melhores plantas para Ansiedade

    08:07 | 205991 visualizações