Macadâmia: 9 benefícios e como consumir

A macadâmia ou noz de macadâmia é uma oleaginosa rica em nutrientes como fibras, proteínas, gorduras saudáveis, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, e vitaminas do complexo B, vitamina A e vitamina E, por exemplo.

Além de ser uma oleaginosa saborosa, a macadâmia apresenta vários benefícios para a saúde como combater radicais livres, melhorar o funcionamento do intestino, ajudar na perda de peso e proteger contra a diabetes e as doenças do coração.

Leia também: Oleaginosas: o que são, tipos, benefícios e como consumir tuasaude.com/oleaginosas

Embora a macadâmia tenha vários benefícios, é muito calórica, onde em cada 100 gramas tem 752 calorias, devendo ser consumida com moderação e em uma dieta balanceada.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios da macadâmia

Os principais benefícios da macadâmia são:

1. Ajuda a emagrecer

Apesar de ser uma noz calórica, a macadâmia é rica em gorduras boas monoinsaturadas como ácido palmitoleico, também conhecido como ômega 7, que ajuda a produzir enzimas responsáveis pela queima de gordura, aumentar o metabolismo e reduzir o armazenamento de gordura.

Além disso, a macadâmia é rica em fibras e proteínas que reduzem a fome e aumentam a sensação de saciedade, além de fitosteróis, como o campestanol e avenasterol, que diminuem a absorção de gorduras pelo intestino, ajudando a reduzir o peso.

Leia também: 14 alimentos que ajudam a emagrecer (rápido e com saúde) tuasaude.com/alimentos-que-ajudam-a-emagrecer

2. Protege contra doenças cardiovasculares

As gorduras monoinsaturadas da macadâmia agem aumentando a queima e a absorção de gorduras e, assim, auxiliam na redução do colesterol ruim e dos triglicérides que são responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio ou aterosclerose.

Além disso, a macadâmia possui flavonoides e tocotrienóis que têm efeito antioxidante ajudando a diminuir a produção de substâncias inflamatórias, como o leucotrieno B4, responsáveis por aumentar o risco de doenças cardíacas.

3. Ajuda a baixar o colesterol

O ácido palmitoleico presente na noz de macadâmia ajuda a diminuir o colesterol ruim e os triglicérides que são responsáveis pela formação de placas de gorduras nas artérias que ficam mais estreitas e menos flexíveis, causando a aterosclerose que pode levar ao infarto, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.

Além disso, os tocotrienóis, uma forma de vitamina E, presentes na macadâmia agem como antioxidantes, reduzindo o dano celular causado pelo stress oxidativo e reduzindo os níveis de colesterol no sangue.

4. Previne o diabetes

Alguns estudos mostram que a noz de macadâmia protege contra o desenvolvimento da síndrome metabólica caracterizada por aumento do açúcar no sangue, que pode causar diabetes, podendo ser um importante aliado na prevenção dessa doença. Além disso, na síndrome metabólica ocorre também aumento do colesterol ruim e dos triglicérides.

5. Melhora o funcionamento do intestino

A macadâmia contém fibras solúveis que melhoram a digestão e regulam o funcionamento do intestino.

Além disso, as fibras solúveis agem como um prebiótico, reduzindo a inflamação intestinal, protegendo contra o desenvolvimento da síndrome do intestino irritável, da colite ulcerativa e da doença de Crohn.

6. Diminui o risco de câncer

Alguns estudos mostram que os flavonoides e os tocotrienóis presentes na macadâmia possuem ação antioxidante e anti-inflamatória reduzindo os danos às células e, assim, ajudam a diminuir o risco de câncer. Confira mais alimentos que ajudam a prevenir o câncer.

7. Atrasa o envelhecimento

Os antioxidantes presentes na macadâmia, como a vitamina E, impedem a formação de radicais livres que danificam as células e, assim, retardam o envelhecimento da pele.

Além disso, a macadâmia também é rica em vitamina A responsável por reparar os danos na pele e manter a pele e as mucosas íntegras.

8. Melhora a função do cérebro

O efeito antioxidante dos tocotrienóis presentes na macadâmia reduzem o dano nas células cerebrais e podem prevenir o desenvolvimento das doenças de Alzheimer e Parkinson. Entretanto, ainda são necessários estudos em humanos.

9. Melhora a saúde dos ossos

A macadâmia é uma fonte de nutrientes como cálcio, fósforo e magnésio que ajudam na formação e manutenção de células dos ossos, por isso, pode ser um aliado na prevenção da osteoporose.

Informação nutricional

A tabela a seguir indica a informação nutricional para cada 100g de macadâmia:

Componentes

Quantidade por 100 gramas
Energia

718 calorias

Proteínas

7,91 g

Gorduras

75,8 g

Carboidratos

13,8 g

Fibras

8,6 g

Vitamina B1

1,2 mg

Vitamina B2  0,16 mg

Vitamina B3 

2,47 mg

Vitamina B6

1,7 mg

Potássio

368 mg

Magnésio

130 mg

Fósforo

188 mg

Ferro

3,69 mg

Cálcio

85 mg

Zinco

1,3 mg

Cobre

0,75 mg

É importante mencionar que para obter todos os benefícios, a noz deve fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável, além de ser fundamental a prática de atividade física.

Para saber como consumir a macadâmia numa dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

A noz de macadâmia pode ser consumida ao natural, para preparar pães, saladas, farofas e vitaminas, por exemplo. Além disso, pode ser encontrada na forma de xarope, que é utilizado para saborizar receitas, temperar ou preparar alimentos.

A macadâmia pode ser também consumida na forma de farinha em diversas preparações, assim como na forma de manteiga. Esse fruto pode ser também utilizado como ingrediente em produtos cosméticos para pele e cabelo.

Receitas saudáveis com macadâmia

Algumas receitas com macadâmia são rápidas, fáceis de preparar, nutritivas e incluem:

1. Manteiga de noz de macadâmia

Ingredientes:

  • 500 gramas de macadâmia cruas.

Modo de preparo:

Colocar a macadâmia em um processador de alimentos, triturar e parar em alguns momentos para mexer o fundo. Triturar até que seja formada uma mistura homogênea e suave, colocar em um recipiente de vidro e, depois, na geladeira.

2. Café gelado com nozes de macadâmia

Ingredientes:

  • 300 ml de café frio;
  • 1 quadradinho de chocolate meio amargo;
  • 4 a 6 colheres de sopa de xarope de macadâmia;
  • 200 ml de leite;
  • Macadâmias e nozes picadas para decorar;
  • Adoçante ou açúcar a gosto.

Modo de preparo:

Colocar no liquidificador o café, o quadradinho de chocolate meio amargo, o leite e o xarope de macadâmia. Bater tudo e colocar em um copo. Colocar as macadâmias e as nozes picadas por cima para decorar.

3. Macadâmias torradas

Ingredientes:

  • Nozes de macadâmia;
  • Quebra nozes;
  • Manteiga derretida;
  • Água;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Descascar as nozes de macadâmia com o quebra-nozes e colocar as macadâmias em um tabuleiro. Preparar uma solução com água, manteiga derretida e sal e borrifar em cima das macadâmias. Preaquecer o forno a 120ºC e colocar o tabuleiro com as macadâmias para assar por 15 minutos.

Quem não deve consumir

A macadâmia não deve ser consumida por pessoas com alergia a este e/ou outros frutos secos, como amendoim, avelã, amêndoa, castanha do pará, castanha de caju ou nozes.

Deve-se procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto socorro mais próximo se apresentar sintomas de alergia à macadâmia, como erupções na pele, dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada e/ou inchaço na boca, língua ou rosto.

As crianças com menos de 5 anos podem consumir a macadâmia desde que bem trituradas, assim como os outros frutos secos, para evitar possíveis engasgamentos.

Vídeos relacionados