Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como funciona a lipoaspiração a laser

A lipoaspiração a laser é uma cirurgia plástica feita com o auxílio de um equipamento de laser que tem a finalidade de derreter a gordura localizada mais profunda, aspirando-a a seguir. Embora seja muito semelhante à lipoaspiração tradicional, quando o procedimento é feito com laser, existe um melhor contorno da silhueta, uma vez que o laser faz com que a pele produza mais colágeno, evitando que fique flácida.

Os melhores resultados aconteçam quando existe uma aspiração da gordura depois da utilização do laser, mas quando existe pouca gordura localizada, o médico também pode aconselhar que a gordura seja eliminada naturalmente pelo corpo. Nesses casos, deve-se fazer uma massagem linfática para remover a gordura ou praticar exercício físico intenso logo de seguida, por exemplo.

Já quando acontece aspiração da gordura, a cirurgia deve ser feita com anestesia local para permitir a introdução da cânula por baixo da pele, que irá aspirar a gordura derretida pelo laser. Depois deste procedimento, o cirurgião irá colocar micropore nos pequenos cortes que são realizados para a entrada da cânula e e pode ser necessário ficar internado até 2 dias para garantir que não surgem complicações.

Como funciona a lipoaspiração a laser

Preço da cirurgia

O preço deste tipo de lipoaspiração pode chegar até os 7 mil reais, dependendo da clínica selecionada e do tipo do procedimento, sendo cerca de 10% mais cara que a lipoaspiração tradicional.

Quem pode fazer a cirurgia

A lipoaspiração a laser pode ser feita em pessoas com mais de 18 anos que possuem gordura localizada em alguns locais do corpo, em grau leve a moderado, não podendo, por isso, ser utilizada como forma de tratamento para a obesidade, por exemplo.

Alguns dos locais mais comuns para o uso desta técnica são a barriga, as coxas, as laterais da mama, os flancos, os braços e a papada, mas todos os locais podem ser tratados.

Como é o pós-operatório

O pós-operatório da lipoaspiração a laser pode ser um pouco dolorido, especialmente quando é feita a aspiração da gordura com cânula. Por isso, é recomendado tomar todos os medicamentos receitados pelo cirurgião, de forma a aliviar a dor e reduzir o inchaço.

Normalmente é possível voltar a casa nas primeiras 24 horas após a lipoaspiração, sendo recomendado ficar internado, pelo menos, uma noite para garantir que não surjam complicações como sangramento ou infecção, por exemplo.

Depois, em casa, é importante ter alguns cuidados como:

  • Utilizar a cinta aconselhada pelo médico 24 horas por dia, durante a primeira semana e 12 horas por dia, na segunda semana;
  • Ficar de repouso absoluto nas primeiras 24 horas, iniciando pequenas caminhadas no final do dia;
  • Evitar fazer esforços durante 3 dias;
  • Beber cerca de 2 litros de água por dia, para elimianr toxinas da gordura e facilitar a cicatrização;
  • Evitar tomar outros remédios não receitados pelo médico, especialmente aspirina.

Durante o período de recuperação é também importante ir a todas as consultar de revisão, sendo que a primeira normalmente acontece 3 dias após a cirurgia, de forma a que o médico possa avaliar o estado da cicatrização e o possível desenvolvimento de complicações.

Possíveis riscos da cirurgia

A lipoaspiração a laser é uma técnica muito segura, no entanto, como qualquer outra cirurgia pode trazer alguns riscos como queimaduras da pele, infecção, sangramento, hematomas e, até, perfuração de órgãos internos.

Para diminuir as chances de surgimento de riscos, é muito importante fazer o procedimento numa clínica certificada e com um cirurgião especialista.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...