Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como saber se o bebê tem língua presa

Os sintomas mais comuns que podem indicar que o bebê tem língua presa incluem:

  • Dificuldade em levantar a língua até aos dentes de cima;
  • Dificuldade em mover a língua de lado;
  • Dificuldade em colocar a língua de fora, além dos dentes debaixo;
  • Língua em forma de nó ou de coração quando a criança a coloca para fora;
  • O bebê morde o mamilo da mãe em vez de o sugar;
  • O bebê alimenta-se mal e tem fome pouco tempo depois de mamar;
  • O bebê não consegue ganhar peso ou cresce mais devagar que o esperado.

A língua presa, cientificamente chamada de freio curto da língua, é uma alteração genética, em que o pedaço de pele que liga a língua à boca, chamado de freio, é mais curto e apertado, dificultando o movimento da língua.

No entanto, a língua presa tem cura através da cirurgia ao freio da língua, sendo que nem sempre ela é necessária pois, em alguns casos, a língua presa desaparece espontaneamente ou então não causa problemas.

Fotos de língua presa

Como saber se o bebê tem língua presa
Como saber se o bebê tem língua presa

Problemas causados pela língua presa

A língua presa no bebê pode causar problemas na amamentação, pois o bebê tem mais dificuldade em abocanhar o seio da mãe corretamente, mordendo o mamilo, em vez de o sugar, que é muito doloroso para a mãe. Ao interferir com a amamentação, a língua presa também faz com que o bebê se alimente mal, ficando com fome muito rapidamente depois de mamar e que não ganhe o peso esperado.

Em crianças maiores, a língua presa pode causar dificuldades na fala, interferir com a higiene bucal, criar espaço entre os 2 dentes da frente inferiores ou até atrapalhar no beijo ou em tocar um instrumento de sopro como flauta ou clarinete.

Como tratar a língua presa

O tratamento da língua presa só é necessário quando a alimentação do bebê é afetada ou quando a criança tem problemas na fala, e consiste numa cirurgia para cortar o freio da língua, de forma a permitir o movimento da língua.

A cirurgia para língua presa é rápida e o desconforto é mínimo, uma vez que existem poucas terminações nervosas ou vasos sanguíneos no freio da língua, sendo que depois da cirurgia, é possível alimentar o bebê normalmente.

A fonoaudiologia para língua presa também é recomendada quando a criança apresenta dificuldades na fala, e após a cirurgia, através de exercícios que melhorem o movimento da língua.

Saiba mais sobre o tratamento em: Quando a cirurgia para tratar língua presa é indicada.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...