Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Comida pronta engorda e pode provocar câncer

O consumo frequente de comida pronta congelada, como pizza, lasanha, nuggets e hambúrgueres pode trazer diversos malefícios para a saúde, como aumento da pressão arterial, diabetes e colesterol alto.

Isso acontece porque esses alimentos são ricos em sal, açúcar, gordura saturada e substâncias químicas para realçar o sabor e conservar o alimento por mais tempo. Veja a seguir os principais problemas que esses produtos trazem para a saúde.

Comida pronta engorda e pode provocar câncer

1. Ganho de peso

Em geral, a comida pronta congelada é muito rico em calorias, levando ao aumento do peso e ao descontrole da quantidade de gordura corporal. Mesmo pequenas porções desse tipo de comida tem grande concentração calórica, e não traz saciedade para o intestino, o que leva o indivíduo a comer mais e mais vezes.

2. Aumento da pressão arterial

Os alimentos prontos como lasanha, nuggets, sopas em pó, macarrão instantâneo e temperos em cubos são ricos em sódio, um composto do sal que é o principal responsável pelo aumento da pressão arterial.

Uma porção de 300 g de lasanha, por exemplo, tem mais de 30% de todo o sal que um adulto pode comer por dia, enquanto um cubo de tempero de carne tem o dobro de sal que um adulto pode comer no dia inteiro. Assim, é fácil exagerar no sal ao consumir produtos industrializados, o que aumenta o risco de desenvolver pressão alta.

3. Aumento do colesterol

Além de sal, esses produtos são ricos em gordura saturada, que a principal responsável por aumentar o colesterol ruim e reduzir o colesterol bom. Com isso, aumenta-se o risco de desenvolver problemas como aterosclerose, que é o entupimento dos vasos sanguíneos por placas de gordura, gordura no fígado, infarto e AVC.

Comida pronta engorda e pode provocar câncer

4. Diabetes

Outro característica comum das comidas prontas é que elas são ricas em açúcar, ingrediente muito utilizado para melhorar o sabor das preparações e aumentar e deixar o consumidor viciado no sabor doce.

No entanto, o consumo excessivo de açúcar aumenta o risco de desenvolver diabetes, especialmente em pessoas com histórico na família desta doença.

5. Problemas intestinais e câncer

Devido ao alto teor de substâncias químicas, como conservantes, saborizantes, corantes e realçadores de sabor, o consumo frequente desses alimentos também pode levar a problemas de saúde como irritação no estômago, câncer de cólon, dor de cabeça, formigamento, pedras nos rins, náuseas e redução da absorção de vitaminas no intestino.

Além disso, aditivos alimentares como o glutamato monossódico deixam o paladar viciado no sabor artificial da comida, o que causa o aumento do consumo desse tipo de produto. Veja os Aditivos químicos são mais perigosos para a saúde e em quais alimentos eles estão.

Comida pronta engorda e pode provocar câncer

Como reduzir o consumo de industrializados

Para reduzir o consumo de industrializados e os perigos que eles trazem para a saúde, deve-se preferir consumir alimentos na sua forma natural, como arroz, feijão, carnes frescas, leite, queijo, iogurte, frutas e legumes. Além disso, é importante usar temperos naturais para dar sabor à comida, como alho, cebola, manjericão, pimenta, salsa e orégano.

Os produtos industrializados devem ser evitados, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas de saúde como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Desta forma, é possível ter uma alimentação mais natural e com menos gordura e aditivos químicos, o que também ajuda no controle do peso e na prevenção de diversas doenças.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...