Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Saiba porque o açúcar faz tanto mal à saúde

O consumo de açúcar, especialmente do açúcar branco, está ligado ao aumento do risco de ter problemas como diabetes, obesidade, colesterol alto, gastrite e prisão de ventre.

Além do açúcar branco, o consumo excessivo de produtos doces ricos em açúcar, como musses e bolos, também é prejudicial à saúde, sendo necessário evitar esses alimentos para manter o corpo saudável e evitar o excesso de peso.

Saiba porque o açúcar faz tanto mal à saúde

Malefícios do consumo de açúcar

O consumo frequente de açúcar aumenta as chances de ter problemas como:

  1. Cáries nos dentes;
  2. Obesidade;
  3. Diabetes;
  4. Colesterol alto;
  5. Gordura no fígado;
  6. Câncer;
  7. Gastrite;
  8. Pressão alta;
  9. Gota;
  10. Prisão de ventre;
  11. Diminuição da memória;
  12. Miopia;
  13. Trombose;
  14. Acne.

Além disso, o açúcar fornece apenas calorias vazias para o organismo, pois ele não contém vitaminas nem minerais, que são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Por que o açúcar vicia o cérebro

O açúcar vicia o cérebro porque estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem estar, fazendo com que o organismo fique viciado nesse tipo de alimentação.

Além do vício, o excesso de açúcar também prejudica a memória e dificulta o aprendizado, o que leva a uma diminuição do rendimento nos estudos e no trabalho.

Saiba porque o açúcar faz tanto mal à saúde

Recomendação de consumo de açúcar

A recomendação de consumo de açúcar por dia é de 25 g, o que equivale a uma colher de sopa cheia, mas o ideal é evitar ao máximo a ingestão desse alimento, pois o corpo não precisa dele para funcionar bem.

Além disso, deve-se preferir o consumo de açúcar mascavo ou de mel, pois contêm mais vitaminas e minerais que o produto refinado, sendo menos prejudiciais à saúde.

Alimentos ricos em açúcar

Além do açúcar branco, muitos alimentos contêm esse ingrediente em sua receita, trazendo também malefícios à saúde. Alguns exemplos são:

  • Sobremesas: bolos, pudins, docinhos e pães açucarados;
  • Bebidas: refrigerantes, sucos de caixinha e sucos em pó;
  • Produtos industrializados: chocolate, gelatina, biscoito recheado, ketchup, leite condensado, Nutella, mel karo.

Assim, é importante evitar o consumo desses alimentos e olhar sempre o rótulo para verificar se o açúcar foi utilizado como ingrediente para fabricar o produto. Veja qual a quantidade de açúcar nos alimentos mais consumidos.

Saiba porque o açúcar faz tanto mal à saúde

Como adoçar sem açúcar

Para adoçar sucos, cafés, iogurtes naturais ou fazer receitas de bolos e doces, deve-se preferir utilizar adoçantes dietéticos ao invés do açúcar. Os melhores adoçantes são os naturais, como stévia, xilitol, eritritol, maltitol e taumatina, e podem ser usados em todo tipo de receitas e preparações.

Já os adoçantes artificiais, como aspartame, ciclamato de sódio, sacarina e sucralose, são feitos a partir de substâncias químicas, e não são aconselhados especialmente para crianças e gestantes. Além disso, o ideal é que bebidas como sucos, cafés e chás sejam tomadas sem adição de açúcar nem de adoçantes, e o iogurte natural, por sua vez, pode ser levemente adoçado com um pouco de mel ou com uma fruta. Veja umas lista completa de adoçantes naturais e artificiais.

Saiba porque o açúcar faz tanto mal à saúde

Como adaptar o paladar para não precisar de açúcar

O paladar demora cerca de 3 semanas para se habituar com o sabor menos doce, pois é o tempo que leva para a renovação das papilas gustativas na língua, que acabam se adaptando aos novos sabores.

Para facilitar a mudança e a aceitação do paladar, pode-se retirar o açúcar aos poucos, reduzindo a quantidade usada nos alimentos até zerar completamente. E o mesmo deve ser feito com os adoçantes, reduzindo a quantidade de gotas utilizadas. Além disso, deve-se aumentar o consumo de alimentos que podem ser amargos ou azedos, como frutas ácidas e verduras cruas.

Para melhorar a saúde e prevenir doenças, veja 3 passos simples para diminuir o consumo de açúcar.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem