Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Causas do Joelho inchado e o que fazer

Quando o joelho está inchado é aconselhado descansar a perna afetada e aplicar uma compressa fria nas primeiras 48 horas para reduzir o inchaço. Porém, caso a dor e o inchaço se mantenham por mais de 2 dias é recomendado consultar um ortopedista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Em caso de joelho inchado, o que se pode fazer para tratar o problema em casa inclui:

  • Manter o repouso, apoiando a perna em uma superfície mais alta;
  • Aplicar uma compressa fria nas primeiras 48 horas para reduzir o inchaço;
  • Aplicar uma compressa morna a partir das 48 horas para aliviar a dor muscular;
  • Tomar remédios anti-inflamatórios e analgésicos, como Paracetamol ou Ibuprofeno, de 8 em 8 horas e sob orientação de um médico.

No entanto, caso a dor e o inchaço se mantenham por mais de 7 dias é aconselhado consultar um ortopedista, pois pode ser necessário fazer tratamento com fisioterapia, retirar o excesso de líquido do joelho com agulha ou, nos casos mais graves, fazer cirurgia do joelho. Descubra outros cuidados em: Como tratar uma lesão no joelho.

Assista no vídeo a seguir porque usar compressa quente ou fria:

Principais causas do joelho inchado

O joelho inchado é um sintoma que pode afetar indivíduos de todas as idades, especialmente em caso de acidentes, quedas ou quando se pratica atividade física, como futebol, basquete ou corrida. Assim, é importante informar o médico ou fisioterapeuta de como começou a dor no joelho, se houve queda em que posição o joelho estava ou se existe alguma outra doença associada. 

Normalmente quando o joelho está inchado existe um aumento do líquido sinovial, que é um líquido que serve para manter a lubrificação desta articulação. Sua concentração normal é de aproximadamente 3 ml, mas em alguns casos pode chegar à 100ml causando dor, inchaço e desconforto no joelho. Algumas situações que podem causar inchaço no joelho são:

1. Traumatismo direto 

Causas do Joelho inchado e o que fazer

Após uma queda ou trauma direto ou indireto no joelho, este pode ficar inchado e dolorido, o que normalmente indica uma contusão, entorse ou sinovite traumática aguda, que pode acontecer quando há uma inflamação na membrana sinovial, que recobre a parte interior das articulações. Essa situação acontece quando a pessoa caiu de joelhos e estes ficaram inchados durante a noite, o mais provável é que seja uma sinovite traumática aguda, que pode conter acumulo de sangue dentro da articulação do joelho, que deixa o joelho dolorido e roxo. 

  • Como tratar: Colocar uma compressa gelada pode aliviar a dor, mas também é recomendado repouso com a perna elevada e pode-se aplicar uma pomada para traumatismos, como gelol ou diclofenaco, por exemplo. Saiba mais em Sinovite no joelho

2. Artrose

A artrose pode deixar o joelho aparentemente inchado, devido as deformidades que a doença provoca, que deixa o joelho maior, mais largo e menos roliço que o normal. Essa alteração é muito comum em idosos, mas pode afetar pessoas mais jovens, com cerca de 40 anos de idade.

  • Como tratar: É recomendado fazer fisioterapia, com aparelhos eletrônicos para alívio da dor, ténicas de manipulação articular, exercícios de alongamento e fortalecimento. Outras medidas que podem ajudar são modificações na vida diária como, perder peso, evitar fazer esforços, preferir usar tênis ou sapato muito confortável do que andar de chinelos ou descalço, por exemplo. Confira os melhores exercícios para artrose no joelho

3. Artrite

Causas do Joelho inchado e o que fazer

A artrite no joelho pode ser causada por uma queda, excesso de peso, desgaste natural da articulação ou devido a uma alteração no sistema imune, como é o caso da artrite reumatóide, que deixa o joelho inchado e dolorido. Mas existe ainda a possibilidade de uma artrite reativa, que causa inchaço e dor no joelho devido a outras doenças como gonorreia nos genitais, infecção intestinal por salmonela ou parasitas.

  • O que fazer: É recomendado dizer ao médico se apresenta outros sintomas ou está com alguma outra doença, ou em tratamento. Em caso de artrite é recomendado o uso de medicamentos anti-inflamatórios receitados pelo médico e fisioterapia. Além disso, também são recomendadas mudanças no estilo de vida, onde preconiza-se evitar esforços físicos. A dieta também deve ser rica em anti-inflamatórios e pobre em alimentos industrializados, como salsichas e bacon. Confira exemplos de alguns ótimos exercícios para artrite

4. Infecção no joelho 

Quando o joelho fica inchado e vermelho pode estar acontecendo um processo inflamatório ou infeccioso nesta articulação. 

  • O que fazer: Neste caso, é sempre aconselhado ir ao médico, especialmente se o joelho estiver muito quente, ficar inchado por mais de 7 dias, a dor impede a movimentação da perna ou surgem outros sintomas como febre acima de 38ºC.

5. Cisto de baker 

O cisto de Baker é um pequeno caroço que se forma atrás do joelho, podendo deixar ele ligeiramente inchado, sendo comum a dor e a rigidez no local, que pioram com o movimento de extensão do joelho e durante a atividade física. 

  • Como tratar: A fisioterapia é recomendada para combater a dor e o desconforto, mas não elimina o cisto, embora possa facilitar a vivência com ele. Veja o que mais pode fazer para tratar o Cisto de Baker.

6. Lesão nos ligamentos 

Uma ruptura do ligamento cruzado anterior acontece de forma repentina, durante um jogo de futebol, por exemplo. É possível ouvir um estalo forte no momento da ruptura, o que ajuda no diagnóstico preciso. A sensação de que o joelho está inchado ou há estalos também é comum. 

  • O que fazer: Deve-se ir ao médico ortopedista porque são necessários exames para avaliar o nível da ruptura do ligamento, e avaliar a possibilidade de fisioterapia e/ou cirurgia. Veja mais em: Lesão nos ligamentos do joelho

7. Lesão no menisco 

O joelho nem sempre fica muito inchado em caso de lesão no menisco, mas um pequeno inchaço na lateral do joelho pode sugerir essa lesão. Outros sintomas comuns são dor no joelho ao caminhar, subir e descer escadas.

  • O que fazer: Um consulta com ortopedista é indicada porque podem ser necessários exames como ressonância para comprovar a lesão. Para tratar é indicado fazer fisioterapia, e em alguns casos, a cirurgia pode ser uma opção para eliminar definitivamente a dor. 

8. Luxação da patela 

Causas do Joelho inchado e o que fazer

Uma queda ou acidente brusco pode deslocar a patela provocando uma luxação ou fratura patelar. Nesse caso além da dor e do inchaço, pode-se observar que a patela encontra-se deslocada para o lado.

  • O que fazer: Deve-se ir ao pronto-socorro para realizar exames como o raio-x para verificar a gravidade da situação. O ortopedista poderá reposicionar a patela com as mãos, ou numa cirurgia. Colocar uma compressa gelada no joelho pode aliviar a dor enquanto espera pela consulta. A seguir pode ser necessário tomar remédios anti-inflamatórios para reduzir a dor. Se esta dor permanecer após cerca de 3 semanas, também é recomendado fazer fisioterapia. 

Dor e inchaço no joelho na gravidez

​​Já o joelho inchado na gravidez é normal e acontece devido ao inchaço natural das pernas, devido o efeito dos hormônios progesterona e estrogênio, que causam dilatação das veias. O aumento da barriga e do peso da grávida também podem provocar inchaço nas pernas devido ao acúmulo de líquido e à inflamação dos tecidos do joelho.

O que fazer: Repousar com as pernas elevadas, usar sapato baixo e confortável, como um tênis macio é recomendado. Além disso, pode ser útil jogar jatos de água fria nos joelhos com as pernas elevadas, na borda de uma piscina, por exemplo. Não é recomendado tomar remédios, nem passar pomadas, sem o conhecimento do obstetra. 

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...