Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Joanete

O joanete é um desvio dos dedos para o interior do pé, desalinhando os ossos e as articulações, como mostra a imagem 1. O joanete no dedinho acontece em poucos casos, como mostra a imagem 2, sendo mais frequente no dedão.

O joanete tem cura através de cirurgia, mas existem casos em que apenas é necessário aliviar a dor através de fisioterapia ou consumo de remédios.

Tratamento para joanete

O tratamento para joanete pode ser feito com o uso de afastadores de dedos que tentam reposicionar os ossos afetados, como mostra a imagem 3, com a ingestão de anti-inflamatórios, como o Celebra, ou com fisioterapia para ajudar a aliviar os sintomas. No entanto, quando o joanete se encontra em fase avançada, a cura só pode ser atingida com cirurgia.

Após o tratamento do joanete é recomendado que o paciente utilize sapatos largos e confortáveis, com salto de no máximo 5 cm e sola rígida, para evitar que o joanete volte.

Fotos do joanete

Joanete
Joanete
Joanete

Cirurgia de joanete

A cirurgia de joanete é utilizada nos casos mais graves para curar o joanete, sendo feita, normalmente, com anestesia local. Durante a cirurgia de joanete o cirurgião ortopédico reposiciona o dedo mais próximo do seu local original, raspando o osso que fica a mais.

Depois da cirurgia, o paciente deve evitar colocar peso no pé durante 2 semanas, regressando gradualmente às suas atividades diárias após esse tempo.

Causas do joanete

As causas do joanete podem ser:

  • Fatores hereditários;
  • Uso de calçado pequeno e apertado;
  • Doenças como artrite ou gota.

O joanete surge principalmente em mulheres com idade entre os 20 e os 40 anos, devido ao uso de salto alto por muito tempo.

Veja como identificar um joanete.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...