Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Jenipapo: o que é, benefícios e como consumir (com receitas)

janeiro 2023
  1. Benefícios
  2. Informação nutricional
  3. Como consumir
  4. Receitas

O jenipapo, conhecido cientificamente como Genipa Americana, é um fruto rico em fibras que equilibram os níveis de glicose e colesterol no sangue, ajudando a prevenir doenças como diabetes, aterosclerose e pressão alta.

Além disso, o jenipapo, chamado também de jenipapeiro, chipara ou jenipá, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, já que contém flavonoides, que são compostos bioativos com ação antioxidante. Conheça todos os benefícios dos flavonoides.

Com odor forte, polpa suculenta e sabor adocicado, o jenipapo pode ser consumido ao natural ou usado no preparo de compotas, doces, sucos, licores, bolos ou xaropes, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios do jenipapo

1. Combater a prisão de ventre

Por ser rico em fibras, o jenipapo estimula os movimentos naturais do intestino e ajuda na formação do bolo fecal, facilitando a evacuação e combatendo a prisão de ventre. Veja outras frutas ricas em fibras.

2. Evitar doenças cardiovasculares

O jenipapo é rico em vitamina C e flavonoides, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram a saúde das artérias, facilitando a circulação de sangue e evitando a pressão alta.

Além disso, as fibras presentes no jenipapo também diminuem a absorção de gorduras no intestino, ajudando a controlar os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e triglicerídeos no sangue e evitando, assim, doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto e derrame.

3. Prevenir a diabetes

Por conter ótimas quantidades de fibras, o jenipapo aumenta o tempo de digestão, diminuindo a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos. Assim, esse fruto ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo a diabetes.

4. Favorecer o emagrecimento

O jenipapo favorece o emagrecimento por ser rico em fibras que aumentam o tempo de digestão, prolongando a saciedade e diminuindo a ingestão de alimentos ao longo do dia. Conheça outros alimentos que ajudam a emagrecer.

5. Prevenir o envelhecimento precoce

Os flavonoides, presentes em boas quantidades no jenipapo, combatem o excesso de radicais livres, evitando os danos às células saudáveis da pele e prevenindo o envelhecimento precoce. Confira outros alimentos ricos em flavonoides.

Além disso, esse fruto também contém vitamina C, um nutriente importante para a produção de colágeno, ajudando a manter a firmeza e a elasticidade da pele, além de prevenir o surgimento de rugas.

6. Ajudar no combate à anemia

O jenipapo ajuda no combate à anemia, por conter vitamina C, um nutriente que favorece a absorção do ferro, contribuindo para a formação da hemoglobina, um dos componentes das hemácias que é responsável pelo transporte de oxigênio no organismo e que normalmente está reduzida na anemia.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional para cada 100 g, o que equivale a aproximadamente ½ unidade, de jenipapo:

Componente

1/2 unidade (100g) de jenipapo

Energia

71 calorias

Proteínas

0,8 g

Gorduras

0,7 g

Carboidratos

17,7 g

Fibras

4,6 g

Vitamina C

21 mg

Flavonoides

728 mg

Vitamina B9

21 mcg

Potássio

348 mg

Magnésio

25 mg

Fósforo

19 mg

Selênio

2,8 mcg

Para se obter todos os benefícios com a ingestão do jenipapo, é fundamental manter uma alimentação saudável e balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

Como consumir

Embora não exista uma quantidade específica indicada para o consumo de jenipapo, a recomendação mínima diária de frutas é entre 2 a 3 porções, o que corresponde entre 160 g a 240 g por dia.

O jenipapo pode ser consumido ao natural ou pode ser usado no preparo de compota, doce, suco, licor, xarope, bolo e picolé, por exemplo.

Receitas saudáveis com jenipapo

Imagem ilustrativa número 1

Algumas receitas saudáveis com esse fruto são o suco e o bolo de jenipapo:

1. Suco de jenipapo

Ingredientes:

  • 1 jenipapo grande;
  • 400 ml de água filtrada ou fervida;
  • 1 colher de sopa de mel ou adoçante.

Modo de preparo:

Lavar bem o fruto. Retirar, com uma colher, a polpa e as sementes do jenipapo e colocar em um liquidificador. Adicionar a água e o mel, ou adoçante. Bater por 2 minutos ou até ficar uma mistura bem homogênea e servir, sem coar.

2. Bolo de jenipapo

Ingredientes:

  • 3 xícaras (de chá) de suco de jenipapo s/ açúcar;
  • 3 ovos;
  • 1/2 de xícara (de chá) açúcar mascavo;
  • 20g de manteiga;
  • 2 copos de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180 ºC e untar uma forma com manteiga e farinha de trigo e reservar. Numa batedeira, bater os ovos, a manteiga e o açúcar até ficar um creme homogêneo. Acrescentar a farinha de trigo e o suco de jenipapo, e bater por mais 5 minutos.

Acrescentar o fermento e mexer cuidadosamente com uma colher ou espátula. Transferir a mistura para a forma untada, levar ao forno pré por cerca de 40 minutos. Aguardar amornar e servir em seguida.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • PACHECO, Paula et al. Composição centesimal, compostos bioativos e parâmetros físico-químicos do jenipapo (genipa americana L.) in natura. Demetra: Alimentação, Nutrição e Saúde. Vol.9. 4.ed; 1041-1054, 2014
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO. Árvores de Uenf- Jenipapo. Disponível em: <https://uenf.br/projetos/arvoresdauenf/especie-2/jenipapo/>. Acesso em 09 jan 2023
Mostrar bibliografia completa
  • EMBRAPA. Descritores para o jenipapeiro (Genipa Americana L.). 2020. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1128759/descritores-para-o-jenipapeiro-genipa-americana-l>. Acesso em 09 jan 2023
  • BELLÉ, S, Anelise. Extração da genipa a partir do jenipapo (Genipa americana Linnaeus) para mobilização de enzimas. Tese de conclusão de mestrado, 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • 8 Melhores frutas para DIABETES

    16:43 | 412871 visualizações
  • 6 frutas para emagrecer mais rápido

    11:30 | 1452105 visualizações
  • 7 FRUTAS para soltar o INTESTINO PRESO

    04:13 | 120077 visualizações