Isostretching: o que é, benefícios e exercícios

Atualizado em novembro 2020

O Isostretching é um método criado por Bernard Redondo, que consiste na execução de posturas de alongamento durante uma expiração prolongada, que se realiza simultaneamente com contrações da musculatura vertebral profunda.

Esta é uma técnica completa, que consiste na realização de exercícios, que têm como função melhorar a flexibilidade e fortalecer os diferentes grupos musculares do corpo, através de exercícios adequados, desenvolvendo a consciência de posições corretas da coluna e, também, da capacidade respiratória.

O Isostretching está indicado para todas as idades e adapta-se bem às capacidades de cada um, em cada momento, e como não tem impactos, não causa lesões musculares.

Imagem ilustrativa número 1

Quais os benefícios

O Isostretching, além de melhorar a condição física, já que ajuda a recuperar a consciência das posições corretas da coluna, também pode ser usado para melhorar os parâmetros de marcha do idoso, evitar a incontinência urinária, melhorar a circulação sanguínea e linfática, aumentar a capacidade cardiorrespiratória e diminuir as tensões musculares. Veja outras formas de corrigir a postura.

Além disso, está indicado no tratamento das disfunções posturais, da hipercifose torácica, na expansibilidade tóraco-pulmonar, no tratamento da lombalgia crônica, no alongamento dos músculos isquiotibiais e no tratamento da escoliose.

Como são os exercícios

As várias posturas são feitas com a pessoa sentada, deitada e em pé, trabalhando a respiração simultaneamente. A técnica de Isostretching pode ser praticada uma ou duas vezes por semana, e deve ser realizada com o acompanhamento de um fisioterapeuta.

Alguns exemplos de exercícios de Isostretching que se podem fazer são:

Exercício 1

Em pé e com a coluna vertebral ereta e a cabeça alinhada, os pés paralelos, afastados e alinhados com a pelve, de forma a garantir uma boa estabilidade, e com os braços ao longo do corpo, deve-se:

  • Flexionar ligeiramente as pernas;
  • Realizar uma ligeira extensão do ombro e do punho, para trás, com os dedos estendidos e abertos;
  • Contrair fortemente os glúteos e os músculos dos membros;
  • Aproximar os ângulos inferiores das escápulas;
  • Inspirar e expirar profundamente.

Exercício 2

Em pé, com os pés paralelos, alinhados com a largura da pelve, bem apoiados no chão e com uma bola entre as coxas, acima dos joelhos, deve-se:

  • Manter os braços esticados acima da cabeça e ao lado das orelhas, cruzando as mãos acima aproximando as palmas das mãos, uma contra a outra;
  • Esticar os braços mais para cima;
  • Apertar a bola entre os joelhos;
  • Contrair os músculos dos membros;
  • Inspirar e expirar profundamente.

Cada postura deve ser repetida pelo menos 3 vezes. 

Assista o vídeo seguinte e veja como melhorar a postura com outros exercícios:

Vídeos relacionados