Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Isosporíase: o que é, sintomas, prevenção e tratamento

A Isosporíase é uma doença infecciosa causada pelo parasita Isospora belli e que tem como principais sintomas diarreia prolongada, cólicas abdominais e aumento dos gases que normalmente passam depois de algumas semanas.

A isosporíase é comum de acontecer em locais quentes em que as condições de higiene e saneamento básico são precárias, havendo o favorecimento do desenvolvimento desse parasita até a sua forma infectante. A transmissão da Isospora belli acontece por meio do consumo de alimentos ou água contaminados com esse parasita, por isso é importante ter atenção aos hábitos de higiene tanto alimentar quanto pessoal.

Isosporíase: o que é, sintomas, prevenção e tratamento

Sintomas de Isosporíase

Normalmente a Isosporíase não causa sintomas e a infecção regride espontaneamente, no entanto em algumas situações, principalmente quando a pessoa possui o sistema imunológico comprometido, é possível haver:

  • Diarreia;
  • Cólicas;
  • Dor abdominal;
  • Febre;
  • Náuseas e vômitos;
  • Perda de peso;
  • Fraqueza.

Em pessoas que possuem qualquer alteração no sistema imunológico, a isosporíase pode favorecer a ocorrência de outras infecções crônicas, além de aumentar o risco de desidratação, já que a diarreia é aquosa e prolongada, sendo necessária hospitalização da pessoa.

O diagnóstico é feito por meio da identificação da presença de oocistos nas fezes, mas também pode ser indicado pelo médico a realização de endoscopia, em que pode ser observada alteração na mucosa do intestino e atrofia das vilosidades intestinais, sendo indicativo de infecção por Isospora belli.

Como é o ciclo da Isospora belli

O ciclo de vida da Isospora belli tem início a partir do consumo de alimentos ou água contaminadas por oocistos desse parasita. No intestino acontece a liberação da forma responsável pela doença, os esporocistos, que reproduzem-se de forma assexuada e sexuada e evoluem até oocisto, que é eliminado nas fezes.

Os oocistos liberados nas fezes necessitam de cerca de 24 horas para evoluírem e se tornarem infectantes, no entanto esse tempo também varia de acordo com as condições climáticas. Quando mais quente o ambiente, maior é a rapidez com que pode acontecer a infecção.

Tratamento para Isosporíase

O tratamento para a Isosporíase tem como objetivo promover a eliminação do agente causador da doença, sendo normalmente indicado pelo médico o uso de Sulfametoxazol-Trimetoprim. O médico também pode recomendar o uso de outro remédio caso a pessoa apresente alergia a algum componente do medicamento ou caso o tratamento não esteja sendo eficaz, podendo ser indicado Metronidazol, Sulfadiazina-Pirimetamina ou Sulfadoxina-Pirimetamina.

Além disso, como é frequente que haja quadro de diarreia crônica, é recomendado que a pessoa beba bastante água e permaneça em repouso para evitar que haja desidratação.

Como prevenir

A prevenção da Isosporíase consiste em evitar o consumo de água e alimentos que provavelmente estiveram em contato com fezes. Além disso, é importante adotar medidas que evitem a contaminação, como por exemplo lavagem correta das mãos e dos alimentos e melhora das condições sanitárias do ambiente. Confira algumas estratégias para evitar as doenças causadas por parasitas.


Bibliografia

  • NEVES, David P. Parasitologia Humana. 12 ed. Atheneu, 192-193.
  • BARER, Michael R. et al. Medical Microbiology: A guide to microbial infections - pathogenesis, immunity, laboratory investigation and control. 19 ed. Elsevier, 2018. 609.
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem