Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Insuficiência mitral: o que é, tipos, sintomas e tratamento

A insuficiência mitral, também chamada de regurgitação mitral, acontece quando existe um defeito na válvula mitral, que é uma estrutura do coração que separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo. Quando isso acontece, a válvula mitral não fecha totalmente, fazendo com que um pequeno volume de sangue retorne para os pulmões ao invés de sair do coração para irrigar o corpo.

Pessoas com insuficiência mitral normalmente apresentam sintomas como falta de ar após realizar esforços leves, tosse constante e cansaço excessivo.

A circulação fica mais prejudicada quanto mais danificada estiver a válvula mitral, que normalmente perde a força com a idade, ou após um infarto do miocárdio, por exemplo. Porém, a insuficiência mitral também pode ser um problema de nascença. De qualquer forma, a insuficiência mitral precisa ser tratada por um cardiologista que pode indicar remédios ou cirurgia.

Insuficiência mitral: o que é, tipos, sintomas e tratamento

Principais sintomas

Os sintomas de insuficiência mitral podem demorar anos para aparecer, uma vez que essa alteração acontece de forma progressiva, sendo, portanto, mais frequente em pessoas com a idade um pouco mais avançada. Os principais sintomas de insuficiência mitral são:

  • Falta de ar, especialmente ao fazer algum esforço ou quando for dormir;
  • Cansaço excessivo;
  • Tosse, principalmente à noite;
  • Palpitações e coração acelerado;
  • Inchaço nos pés e tornozelos.

Na presença destes sintomas, deve-se consultar o cardiologista para que possa ser feito o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

O diagnóstico da insuficiência mitral é feito com base nos sintomas, no histórico clínico e familiar de problemas cardíacos e através de exames como auscultar o coração com um estetoscópio para avaliar qualquer ruído ou barulho durante os batimentos cardíacos, eletrocardiograma, ecocardiograma, raio-x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, e teste ergométrico, para avaliar o funcionamento do coração. 

Outro tipo de exame que o cardiologista pode solicitar é o cateterismo, que permite visualizar o coração por dentro e avaliar os danos nas válvulas cardíacas. Saiba como é feito o cateterismo para o coração.

Tipos de insuficiência mitral

A insuficiência mitral pode ser classificada em alguns tipos de acordo com a gravidade dos sintomas a causa, sendo os principais:

1. Insuficiência mitral discreta

A insuficiência mitral discreta, também chamada de insuficiência mitral leve, não produz sintomas, não é grave e nem necessita de tratamento, sendo identificada apenas durante exame de rotina quando o médico escuta um som diferente ao realizar a ausculta do coração com o estetoscópio.

2. Insuficiência mitral moderada

Este tipo de insuficiência mitral causa sintomas inespecíficos e que não são graves, como o cansaço, por exemplo, não sendo necessário tratamento imediato. Nesses casos, o médico apenas ouve o coração da pessoa e prescreve exames a cada 6 a 12 meses, como a ecocardiografia ou raio X de tórax para observar a válvula mitral e verificar se a insuficiência mitral piorou.

3. Insuficiência mitral severa

A insuficiência mitral severa causa sintomas de falta de ar, tosse e inchaço dos pés e tornozelos, sendo normalmente recomendado pelo médico o uso de remédios ou realização de cirurgia para correção ou substituição da válvula dependendo da idade da pessoa.

Insuficiência mitral: o que é, tipos, sintomas e tratamento

Possíveis causas

A insuficiência mitral pode acontecer de forma aguda devido a uma ruptura do músculo cardíaco causado por infarto agudo do miocárdio, endocardite infecciosa ou efeito colateral de radioterapia ou medicamentos, como a fenfluramina ou ergotamina, por exemplo. Nesses casos, pode ser recomendada realização de cirurgia para reparar ou substituir a válvula.

Outras doenças podem alterar o funcionamento da válvula mitral e causar insuficiência mitral crônica, como doenças reumáticas, prolapso de válvula mitral, calcificação da própria válvula mitral ou deficiência congênita da válvula, por exemplo. Esse tipo de insuficiência é progressiva e deve ser tratada com remédios ou cirurgia.

Além disso, a insuficiência mitral pode acontecer como resultado do envelhecimento, sendo que também há um maior risco de se desenvolver insuficiência mitral se houver histórico da doença na família.

Insuficiência mitral: o que é, tipos, sintomas e tratamento

Como é feito o tratamento

O tratamento para a insuficiência mitral varia de acordo com a gravidade da doença, dos sintomas ou se ocorrer piora da doença, e tem como objetivo melhorar a função cardíaca, diminuindo os sinais e sintomas e evitando complicações futuras.

1. Acompanhamento médico

A insuficiência mitral discreta ou leve pode não precisar de tratamento, sendo recomendado acompanhamento médico regular e a frequência vai depender da gravidade da doença. Nesses casos, o médico pode recomendar mudanças saudáveis ​​no estilo de vida como alimentação balanceada e prática de atividades físicas leves como caminhada, por exemplo.

2. Uso de medicamentos

Nos casos em que a pessoa apresenta sintomas ou a insuficiência mitral é grave ou crônica, por exemplo, o médico pode indicar o uso de alguns medicamentos como:

  • Diuréticos: estes remédios ajudam a diminuir o inchaço e o acúmulo de líquidos nos pulmões ou pernas;
  • Anticoagulantes: são indicados para ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos e podem ser usados ​​nos casos de fibrilação atrial;
  • Anti-hipertensivos: usados para controlar a pressão arterial, pois a pressão alta pode piorar a insuficiência mitral.

Esses medicamentos ajudam a tratar e controlar os sintomas, mas não trata a causa da insuficiência mitral.

3. Cirurgia cardíaca

A cirurgia cardíaca, chamada de valvuloplastia, pode ser indicada pelo cardiologista em casos mais graves, para correção ou substituição da válvula mitral e evitar complicações como insuficiência cardíaca, fibrilação atrial ou hipertensão pulmonar. Entenda como é feita a cirurgia cardíaca para insuficiência mitral.

Insuficiência mitral: o que é, tipos, sintomas e tratamento

Cuidados durante o tratamento

Algumas medidas de estilo de vida são importantes durante o tratamento da insuficiência mitral e incluem:

  • Fazer acompanhamento médico para controlar a pressão alta;
  • Manter o peso saudável;
  • Não fumar;
  • Evitar bebidas alcoólicas e cafeína;
  • Fazer exercícios físicos recomendados pelo médico;
  • Ter uma alimentação saudável e balanceada.

Para mulheres que têm insuficiência mitral e desejam engravidar deve-se fazer avaliação médica antes de engravidar para verificar se a válvula cardíaca tolera uma gravidez, pois a gestação faz com que o coração trabalhe mais. Além disso, durante a gravidez e após o parto, deve-se fazer um acompanhamento regular com o cardiologista e o obstetra. 

Nos casos de pessoas que fizeram a valvuloplastia, e necessitem fazer algum tratamento dentário, o médico deve receitar antibióticos para prevenir uma infecção na válvula cardíaca chamada endocardite infecciosa. Veja como é feito o tratamento da endocardite bacteriana.

Bibliografia >

  • HARB, Serge C.; GRIFFIN, Brian P. Mitral Valve Disease: a Comprehensive Review. Curr Cardiol Rep. 19. 8; 73, 2017
  • STATPEARLS PUBLISHING. Mitral Regurgitation. 2020. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK519013/#_NBK519013_pubdet_>. Acesso em 13 Jan 2021
  • MAYO CLINIC. Mitral valve regurgitation. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/mitral-valve-regurgitation/symptoms-causes/syc-20350178>. Acesso em 08 Jan 2021
  • MENDELSOHN, A. M. Mitral Valve Regurgitation. Pediatric Clinical Advisor. 376–377, 2007
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem