INR: o que é, para que serve e quando está normal

Atualizado em dezembro 2023

O INR é um exame que avalia a coagulação do sangue, sendo indicado para identificar problemas na coagulação, monitorar o tratamento com anticoagulantes, avaliar o risco de hemorragia e o funcionamento do fígado.

Quando o INR está alto significa que o sangue está mais fino que o normal e, por isso, podem surgir sintomas como sangramento pelo nariz ou gengiva, vômitos ou urina com sangue e manchas roxas no corpo, que tendem a surgir sem uma causa aparente.

Em caso de alterações no exame INR, é recomendado consultar um hematologista ou clínico geral, especialmente se surgirem sangramentos. Nos casos em que a pessoa faz uso de anticoagulantes, o médico pode indicar o ajuste da dose do medicamento.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O exame INR é indicado para:

  • Identificar problemas da coagulação do sangue;
  • Monitorar o tratamento com anticoagulantes como a varfarina;
  • Verificar o risco de sangramento;
  • Avaliar o funcionamento do fígado.

Além disso, o resultado do exame INR ajuda o médico a ajustar a dose dos medicamentos durante o tratamento com anticoagulantes de forma a evitar complicações como sangramentos e prevenir a trombose. Saiba os principais cuidados durante o tratamento com anticoagulantes.

Diferença entre TP e INR

O TP (tempo de protrombina) é um exame que mede o tempo, em segundos, que leva para o sangue da pessoa coagular após se adicionar tromboplastina à amostra de sangue coletada. Entenda melhor o que é o TP e para que serve.

Já o exame INR é baseado no resultado do TP, sendo calculado como proporção entre o TP da pessoa e o TP padrão utilizado pelo laboratório.  

Valor de INR normal

O INR normal varia de 0,8 a 1,0 em pessoas saudáveis. No entanto, quando se faz uso de anticoagulantes, os valores de INR tendem a ser mais elevados, geralmente entre 2,0 e 3,0, sem que seja considerado um problema. 

Especialmente para pessoas que usam anticoagulantes, os valores ideais de INR variam de acordo com a condição médica a ser tratada, sendo importante consultar um hematologista ou clínico geral e fazer o tratamento de acordo com as suas orientações. 

Por exemplo, uma pessoa que tenha tido uma trombose venosa pode precisar ter o INR entre 2,0 e 3,0. Já no caso da pessoa ter uma válvula mecânica no coração, o INR ideal pode ser de 3,0.

Caso deseje marcar uma consulta, é possível encontrar o hematologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Hematologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

O que significa INR menor que 2,0?

O INR menor que 2,0 pode indicar que o tratamento com anticoagulantes não está sendo suficiente para prevenir a coagulação do sangue. Já em pessoas que não usam estes medicamentos, valores de INR entre 1,1 e 1,9 podem indicar um maior risco de sangramento.

Além disso, valores inferiores a 0,8 em pessoas saudáveis, podem significar um maior risco de formação de coágulos.

Sinais de que o INR está alto

Os sinais de que o INR está alto incluem:

  • Sangramento de feridas que demora a parar;
  • Nariz sangrando;
  • Vômitos com sangue ou parecidos com borra de café;
  • Gengivas sangrando ao escovar os dentes;
  • Manchas roxas em partes do corpo sem causa aparente;
  • Urina avermelhada ou com sangue visível.

Em caso de sinais de INR alto, é importante consultar um médico. Além disso, se o sangramento for intenso ou surgirem sintomas como sonolência e pressão baixa, é recomendado procurar uma emergência para avaliação.