Injeção para dor na coluna: nomes, como aplicar e indicações

Alguns tipos de injeção para dor na coluna são Diprospan, diclofenaco, dexametasona, Tramal e Betatrinta. Essas injeções ajudam a aliviar as dores e inflamações na coluna

As injeções para dor na coluna podem ser indicadas para tratar certas condições como distensão, artrite reumatoide, osteoartrite, espondilite anquilosante, hérnia de disco, dor lombar e ciática.

Leia também: Dor na coluna: o que pode ser, tipos (e o que fazer) tuasaude.com/dor-na-coluna-causas-e-o-que-fazer

Entretanto, estas injeções devem ser usadas somente com a indicação do ortopedista ou clínico geral, após uma avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa e da confirmação do diagnóstico.

Imagem ilustrativa número 1

Nomes de injeção para dor na coluna

Alguns nomes de injeção para dor na coluna que podem ser indicados pelo médico são:

1. Diprospan

O Diprospan é um corticoide injetável que pode ser indicado para a dor na coluna causada por condições como artrite reumatoide, osteoartrite, espondilite anquilosante, dor lombar e ciática.

Esse remédio contém fosfato dissódico de betametasona 2 mg/mL, que é absorvido rapidamente, e dipropionato de betametasona 5 mg/mL que possui absorção lenta e ação prolongada.

Como aplicar: esta injeção pode ser aplicada diretamente no músculo do glúteo ou na articulação, por um enfermeiro no hospital ou centro de saúde.

A posologia do Diprospan para adultos varia entre 1 a 2 mL aplicado no músculo glúteo.

A dose e a frequência das aplicações do Diprospan devem ser orientadas pelo médico, conforme a gravidade da condição a ser tratada e a resposta da pessoa ao tratamento.

Leia também: Diprospan: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/diprospan

2. Diclofenaco sódico

Outra injeção intramuscular para dor na coluna, por ter ação analgésica e anti-inflamatória, é o diclofenaco sódico, encontrado com o nome comercial Voltaren.

Este remédio diminui a produção de substâncias inflamatórias no corpo, sendo indicado para aliviar a dor e a inflamação em casos de distensão, artrite e reumatismo, por exemplo.

Como aplicar: o diclofenaco sódico injetável deve ser aplicado profundamente no músculo do glúteo por um médico, enfermeiro ou outro profissional de saúde treinado, e a dose indicada para adultos é de 1 ampola de 75 mg por dia, por no máximo 2 dias de tratamento.

Em alguns casos, o médico pode aumentar a dose diária para até 150 mg por dia, aplicadas em doses separadas de 75 mg, em intervalos de algumas horas entre uma dose e outra, uma dose em cada glúteo.

3. Dexametasona

A dexametasona é um corticoide com potente ação anti-inflamatória, podendo ser indicado para tratar a dor na coluna em casos de problemas inflamatórios do corpo, como artrite reumatoide, sinovite da espondilose e espondilite anquilosante, por exemplo.

Esse remédio pode ser encontrado com o nome comercial Decadron injetável, contendo fosfato dissódico de dexametasona 2 mg/mL ou 4 mg/mL.

Como aplicar: esse remédio pode ser aplicado por um profissional de saúde via intramuscular ou intravenosa.

A dose inicialmente indicada para adultos é entre 0,5 a 20 mg por dia, conforme a condição a ser tratada.

4. Trometamol cetorolaco

A injeção de trometamol cetorolaco 30 mg/mL pode ser indicada pelo médico para o controle, em curto prazo, da dor na coluna lombar aguda, de intensidade moderada a intensa.

Essa injeção pode ser encontrada com o nome comercial Cetrolac.

Como aplicar: essa injeção deve ser aplicada por via intramuscular ou intravenosa pelo enfermeiro ou médico.

A posologia indicada varia conforme a idade da pessoa e intensidade da dor, sendo que para adultos com menos de 65 anos, a dose recomendada é de 10 a 60 mg intramuscular ou de 10 a 30 mg por na veia.

Já para pessoas com 65 anos ou mais ou com insuficiência renal é recomendado uma dose de 10 a 30 mg intramuscular ou entre 10 e 15 mg intravenosa. Veja como tomar o cetorolaco.

Em todos os casos, o tempo de tratamento não deve ultrapassar 2 dias.

5. Tramal

O Tramal é um remédio que contém tramadol, um composto com ação analgésica do tipo opioide, que alivia as dores nas costas, neuralgia e osteoartrite de moderadas a intensas.

Por atuar sobre as células nervosas da medula espinhal e do cérebro, essa injeção para dor na coluna pode ser indicada pelo médico.

Como aplicar: a injeção de Tramal pode ser aplicada no músculo, na veia ou sob a pele.

A dose indicada varia conforme a idade e nível da dor de cada pessoa. Em adolescentes acima de 12 anos e adultos, o médico pode indicar entre 50 a 100 mg de Tramal, a cada 4 ou 6 horas.

Leia também: Tramadol (tramal) para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/tramadol-tramal

6. Lisador

O Lisador é um remédio que contém 750 mg/2mL de dipirona sódica, 25 mg/2mL de cloridrato de adifenina e 25 mg/2mL de cloridrato de prometazina, compostos que têm ação relaxante e analgésica.

Assim, essa injeção intramuscular para dor na coluna pode ser indicada pelo médico para aliviar as dores musculares e articulares.

Como aplicar: a dose média recomendada para adultos é de ½ (meia) a 1 ampola aplicada no músculo, em intervalos mínimos de 6 horas.

A recomendação diária máxima desta injeção, baseia-se na dose do cloridrato de prometazina, que não deve ultrapassar 100 mg por dia, o que corresponde a no máximo 4 ampolas de Lisador injetável por dia, em doses divididas.

7. Betatrinta

O Betatrinta é um corticoide injetável indicado para condições como artrite reumatoide, artrose e dor no cóccix por exemplo. Assim, essa injeção é uma boa opção para dores na coluna.

Este medicamento contém dipropionato de betametasona 5 mg/mL e fosfato dissódico de betametasona 2 mg/mL, compostos com ação anti-inflamatória potente, aliviando a dor e a inflamação.

Como aplicar: essa injeção deve ser aplicada no músculo glúteo pelo enfermeiro ou profissional de saúde com experiência em aplicação de injetáveis.

A dose normalmente recomendada para adultos é de 1 a 2 mL do Betatrinta via intramuscular, conforme orientação médica.

Leia também: Betatrinta: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/betatrinta

8. Cetoprofeno

O cetoprofeno é um anti-inflamatório não esteroide que diminui a inflamação e a dor podendo ser indicado para aliviar a dor na coluna em situações como artrite reumatoide, lombalgia, fraturas ou pós-operatório de cirurgia na coluna, por exemplo.

Essa injeção pode ser encontrada com os nomes comerciais Profenid injetável 100 mg/2 mL para aplicação no músculo ou Artrinid para aplicação na veia em hospitais.

Como aplicar: essa injeção deve ser aplicada por um profissional de saúde e a dose recomendada para adultos é de 1 ampola de Profenid injetável por via intramuscular, 2 ou 3 vezes ao dia. Não é recomendado exceder a dose máxima diária de 300 mg, o que corresponde a 3 ampolas em doses divididas.

Para aplicação na veia, a dose recomendada do Artrinid para adultos é de 100 a 300 mg por dia, conforme orientação médica. Essa injeção é fornecida na forma de pó, devendo ser diluído em 100 a 150 mL de soro fisiológico ou glicosado antes da sua aplicação.

Injeção para dor na coluna hérnia de disco

Os tipos de injeção para dor na coluna em casos de hérnia de disco são principalmente os esteroides, como betametasona, prednisona, cetoprofeno e diclofenaco.

Essas injeções ajudam a aliviar a dor e a inflamação no local da hérnia de disco.

Leia também: Tratamentos para hérnia de disco (remédio, fisioterapia e cirurgia) tuasaude.com/tratamento-para-hernia-de-disco

Quando a injeção é indicada

A injeção para dor na coluna pode ser indicada em diversas situações, como:

  • Dor ciática;
  • Hérnia de disco;
  • Estenose espinal;
  • Dor cr|onica na coluna;
  • Dor na articulação sacroilíaca;
  • Síndrome facetária.

As injeções para dor na coluna são principalmente indicadas se a dor não melhorar com os tratamentos conservadores.

Qual a melhor injeção para dor na coluna?

Não existe uma única melhor injeção para dor na coluna. Isso porque o tipo de injeção indicada varia conforme a condição a ser tratada, o nível de dor e o estado geral de saúde de cada pessoa.

Por isso, a injeção deve ser usada somente com a indicação do médico após uma avaliação completa dos sintomas e sinais apresentados, e dos exames complementares.

Vídeos relacionados

DOR NAS COSTAS pode ser rim, pulmão ou coluna?

09:33 | 4.677 visualizações