Ingá: o que é, benefícios e como consumir (com receitas)

Atualizado em agosto 2023

O ingá (Inga edulis Mart.) é uma fruta da árvore ingazeira que fornece muitos benefícios para a saúde, como prevenir o envelhecimento precoce, facilitar o emagrecimento e combater a prisão de ventre. Esses benefícios são possíveis, porque o ingá contém compostos bioativos e nutrientes, como fibras, vitamina C, flavonoides e catequinas.

Existem diferentes espécies de ingá, como ingaí, ingá-mirim, ingá-cipó, ingá-feijão e ingá-de-macaco, que se diferenciam principalmente quanto ao tamanho das favas.

O ingá tem o formato de uma vagem, onde as suas sementes são cobertas por uma polpa branca doce e suculenta, que pode ser consumida ao natural ou usada em receitas como sucos, bolos, saladas de fruta, mousses, sorvetes e vitaminas. Além disso, o ingá também pode ser usado para fins medicinais, no preparo de chás ou cataplasma.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios do ingá

Os principais benefícios do consumo do ingá para a saúde são:

1. Previne o envelhecimento precoce

Por ter ótimas quantidades de antioxidantes como flavonoides, saponinas e catequinas, o ingá combate os radicais livres, impedindo os danos às células saudáveis da pele e prevenindo, assim, o envelhecimento precoce, a formação de rugas e a flacidez.

2. Favorece o emagrecimento

O ingá favorece o emagrecimento, porque contém fibras que prolongam a saciedade e diminuem a fome ao longo do dia, ajudando a reduzir a ingestão de calorias na dieta.

No entanto, para emagrecer, o ingá deve ser incluído em uma dieta saudável junto com práticas regulares de atividades físicas. Saiba como fazer uma dieta para emagrecer.

3. Aumenta a imunidade

Com boas quantidades de antioxidantes, como a vitamina C e os flavonoides, o ingá aumenta a imunidade por proteger o organismo contra inflamações, além de ajudar a combater infecções causadas por fungos, vírus ou bactérias. Confira outros alimentos que aumentam a imunidade.

4. Evita a diabetes

Por conter fibras, o ingá é uma fruta que diminui a velocidade de absorção dos carboidratos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e evitando, assim, a resistência à insulina e a diabetes.

5. Ajuda a combater a prisão de ventre

O ingá ajuda a combater a prisão de ventre por possuir fibras que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação. Veja mais alimentos indicados para a prisão de ventre.

6. Evita doenças cardiovasculares

O ingá tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que mantêm a saúde das artérias e impedem a oxidação das células de gordura. Assim, o ingá ajuda a controlar os níveis de colesterol "ruim", LDL, e triglicerídeos no sangue, evitando doenças cardiovasculares, como infarto, trombose e aterosclerose.

7. Combate a diarreia

O chá feito com as folhas ou o caule do ingá pode ser indicado para combater a diarreia, porque possui compostos bioativos com ação adstringente e anti-inflamatória, que diminuem a inflamação e a frequência das evacuações. Conheça outros chás indicados para diarreia.

8. Cicatriza feridas

Por conter  flavonoides, taninos e saponinas, que são compostos bioativos com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, o cataplasma feito com o caule ou a casca do ingá pode ser usado para ajudar na cicatrização de feridas.

Tabela de informação nutricional

A seguinte tabela contém a informação nutricional de 100g de polpa de ingá fresco:

Componentes 100g de polpa de ingá
Energia 59 calorias
Proteínas 1,4 g
Gorduras 0,1 g
Carboidratos 13,22 g
Fibras 1,2 g
Vitamina C 1,6 mg
Fósforo 853 mg
Ferro 2,3 mg

Para se obter todos os benefícios do ingá, essa fruta deve fazer parte de uma alimentação saudável e variada, associada à prática regular de atividades físicas.

Se deseja saber como incluir o ingá na alimentação, marque uma consulta com o nutricionista na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

A polpa do ingá pode ser consumida ao natural, ou usada em preparações como sucos, bolos, mousses e vitaminas. Além disso, o ingá também pode ser usado para fins medicinais, no preparo de chás ou cataplasmas.

  1. Chá de ingá: para fazer esse chá, basta colocar 1 xícara (de café) de cascas do caule de ingá picadas e 1 litro de água numa panela e levar ao fogo para ferver por 10 minutos. Aguardar amornar, coar e beber de 2 a 3 xícaras (de chá) por dia para ajudar no tratamento da diarreia;
  2. Cataplasma de ingá: Após preparar o chá de ingá, molhar um algodão ou gaze no chá e aplicar sobre as feridas higienizadas. Manter a compressa no local por 10 minutos.

O uso do ingá em chás ou cataplasmas deve ser feito somente com orientação de um médico ou um fitoterapeuta, pois ainda não se conhece a segurança e os efeitos colaterais a longo prazo quando esse fruto é usado para fins medicinais.

Receitas saudáveis com ingá

Algumas receitas saudáveis com ingá são suco e bolo.

1. Suco de ingá

Ingredientes:

  • 1 fava de ingá;
  • Mel ou adoçante a gosto;
  • 500 ml de água filtrada ou fervida.
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

Abrir a fava de ingá e retirar a polpa. Colocar todos os ingredientes num liquidificador e bater por 2 minutos ou até formar ma mistura homogênea. Coar a bebida com uma peneira, transferir para um copo e servir em seguida.

2. Bolo de ingá

Ingredientes:

  • 3 ovos;
  • 1 colher de fermento químico em pó;
  • 2 xícaras (de chá) de de farinha de trigo;
  • 1 copo (200 ml) de suco de ingá;
  • 1/2 xícara (de chá) de açúcar mascavo;
  • 200 ml de leite ou bebida vegetal;
  • 1 colher de sopa manteiga.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180 ºC. Numa tigela, bater os ovos numa batedeira ou fuê (batedor). Adicionar a manteiga e o açúcar e bater até formar uma mistura bem homogênea. Acrescentar o leite e bater por mais um minuto. Colocar a polpa de ingá e misturar delicadamente com uma colher.

Adicionar a farinha de trigo e o fermento à massa e misturar com uma colher ou espátula. transferir a massa para uma forma untada e levar ao forno para assar por 30 a 35 minutos. Aguardar amornar e servir.

Vídeos relacionados