Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Idade óssea atrasada

A idade óssea atrasada,nem sempre significa doença ou atraso do crescimento, devido ao fato de que na população as crianças crescem em ritmos diferentes, assim como a queda dos dentes e a primeira menstruação, mas, em alguns casos, a diminuição na produção do hormônio do crescimento, provoca redução da velocidade de crescimento e desenvolvimento da criança, e que pode ser avaliada pelo pediatra através de um raio-x de pulso.

Assim, se os pais tiverem dúvidas sobre a velocidade de desenvolvimento da criança, é importante consultar o pediatra.

Causas da idade óssea atrasada

As causas da idade óssea atrasada podem ser:

  • História familiar de idade óssea atrasada;
  • Diminuição da produção de hormônio de crescimento;
  • Hipotireoidismo congênito;
  • Desnutrição.

O atraso no crescimento da criança nem sempre está relacionado com a idade óssea, podendo resultar de outros problemas de saúde, como nanismo.

Tratamento para idade óssea atrasada

O tratamento para idade óssea atrasada deve ser orientado por um pediatra /endocrinologista pediátrico,e normalmente, é feito com a injeção diária de hormônio de crescimento durante alguns meses ou anos, dependendo do caso.

Porém, o tratamento para idade óssea atrasada deve ser iniciado o mais rápido possível, uma vez que quanto maior for a diferença entre a idade óssea e a idade da criança, maiores são as chances de conseguir atingir uma altura mais próxima do normal.

Link útil:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...