Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Hipertensão Arterial

​A hipertensão arterial sistêmica, também conhecida popularmente como a doença da pressão alta, é uma doença silenciosa. Geralmente, não provoca sintomas, mas se não for devidamente controlada, pode levar ao surgimento de vários problemas de saúde como infarto agudo do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, edema agudo de pulmão, dissecção de aorta, podendo levar à morte. 

Normalmente, a hipertensão arterial é considerada quando o paciente apresenta pelo menos, duas medições com valores iguais ou superiores a 140 x 90 mmHg. A hipertensão arterial pode ser dividida em dois tipos:

  • Hipertensão arterial primária: não tem uma causa específica, desenvolvendo-se ao longo dos anos devido ao envelhecimento, falta de exercício, excesso de peso ou consumo excessivo de sal, por vezes, associada a história familiar de HAS (hipertensão arterial sistêmica).
  • Hipertensão arterial secundária: é o tipo de hipertensão mais raro, aparecendo como consequência de algumas doenças como diabetes, Síndrome de Cushing ou problemas renais, por exemplo.

A hipertensão arterial não tem cura, mas pode ser controlada com o uso regular de remédios para pressão alta receitados pelo cardiologista, alimentação pobre em sal e exercício físico regular. Saiba a quantidade de sal que deve ser consumida por dia.

Tratamento para hipertensão arterial

O tratamento para hipertensão arterial está baseado na associação de uma dieta com pouco sal, a pratica de atividade física regular e o uso de medicações hipotensoras. A dieta pobre em sal pode ser orientada por um nutricionista e a prática regular de exercício físico deve ser conforme orientação do médico e de um professor de educação física.

Hoje em dia, existem vários tipos de medicações anti-hipertensivas que devem ser  prescritas de acordo com cada caso, pelo médico cardiologista como Captopril, Losartana, Enalapril, Anlodipino, Ramipril, diuréticos, por exemplo.

Veja como fazer uma dieta para hipertensão.

Além disso, o paciente com hipertensão arterial deve fazer consultas regulares no cardiologista para avaliar a pressão arterial e adequar o tratamento.

Sintomas da hipertensão arterial

Os sintomas da hipertensão são raros, mas podem incluir:

  • Tonturas;
  • Dor de cabeça, especialmente na nuca;
  • Alterações na visão;
  • Sangramentos do nariz;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dor no peito.

Estes sintomas são mais frequentes durante uma crise hipertensiva, quando o paciente não está fazendo o tratamento de forma adequada ou não sabe que tem a doença, e devem ser tratados no hospital.

Veja como medir a pressão corretamente em: 

Leia mais em:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...