Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

O que é Hipersonia e como tratar

Janeiro 2020

A hipersonia idiopática é um raro distúrbio do sono que pode ser de 2 tipos:

  • Hipersonia idiopática de sono prolongado, onde a pessoa pode dormir mais de 24 horas seguidas;
  • Hipersonia idiopática sem sono prolongado, onde a pessoa dorme em média 10 horas de sono seguidas, mas necessita de vários pequenos cochilos ao longo do dia, para se sentir revigorada, mas mesmo assim pode se sentir cansada e com sono o tempo todo.

A hipersonia não tem cura mas tem controle, sendo necessário ir no médico especialista do sono, para fazer o tratamento adequado, que pode incluir o uso de remédios e adotar estratégias para programar uma boa noite de sono.

O que é Hipersonia e como tratar

Principais sintomas da hipersonia idiopática

A hipersonia idiopática manifesta-se através de sintomas como:

  • Dificuldade para acordar, não ouvindo o alarme;
  • Necessidade de dormir em média 10 horas à noite e de fazer vários cochilos durante o dia, ou dormir mais de 24 horas seguidas; 
  • Cansaço e fadiga intensa ao longo do dia;
  • Necessidade de tirar cochilos ao longo do dia;
  • Desorientação e falta de atenção;
  • Perda de concentração e memória que afeta o trabalho e a aprendizagem;
  • Bocejar constantemente ao longo do dia;
  • Irritabilidade.

Possíveis causas

As causas da hipersonia idiopática não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que uma substância que atua a nível cerebral esteja entre os causadores desse transtorno.

O sono excessivo também pode acontecer em caso de apneia do sono, síndrome das pernas inquietas e uso de medicamentos ansiolíticos, antidepressivos ou estabilizadores do humor, que têm como principal efeito colateral a sonolência excessiva. Assim, eliminar todas estas hipóteses é o primeiro passo para saber se a pessoa sofre de hipersonia idiopática. 

Como é feito o diagnóstico

Para o diagnóstico, é necessário que os sintomas estejam presentes há mais de 3 meses, sendo necessário ir no especialista do sono e realizar exames para confirmar essa alteração, como a polissonografia, tomografia axial computadorizada ou uma ressonância magnética.

Além disso, também podem ser solicitados exames de sangue para avaliar se não pode haver outras doenças, como anemia, por exemplo. 

O que é Hipersonia e como tratar

Quais as consequências

A hipersonia prejudica muito a qualidade de vida da pessoa, porque o desempenho na escola e a rentabilidade no trabalho ficam comprometidos devido a falta de concentração, lapsos de memória, a menor capacidade para planejar, e diminuição da atenção e do foco. A coordenação e a agilidade também ficam diminuídas, o que prejudica a capacidade de dirigir.

Além disso, as relações familiares e sociais também são afetadas pela necessidade frequente de dormir, ou simplesmente por não conseguir acordar a tempo dos compromissos.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a hipersonia deve ser feito com o uso de remédios estimulantes, como Modafinil, Metilfenidato ou Pemoline, por exemplo, que só devem ser usados se forem  recomendados pelo médico.

O principal efeito desses medicamentos é diminuir o tempo de sono, aumentando o tempo em que a pessoa fica acordada. Assim, a pessoa pode se sentir com mais disposição durante o dia e com menos sonolência, além de sentir uma melhora significativa do humor e diminuição da irritabilidade. 

Além disso, para viver com a hipersonia é necessário adotar algumas estratégias como utilizar vários despertadores para acordar e sempre programar uma boa noite de sono.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem