Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Conheça os sintomas e como curar da Hipersonia

A hipersonia é um distúrbio do sono que ocorre quando se acorda cansado e mantem-se fadiga todo o dia, mesmo tendo dormido bem durante toda a noite e tendo feitos pequenos cochilos ao longo do dia.

Quem sofre de sono excessivo não tem dificuldade nem para dormir nem para adormecer, porém o fato de dormir bem, não ajuda a recuperar o cansaço físico e mental do dia-a-dia, manifestando-se através de ataques de sono e tirar cochilos involuntários, o que afeta a aprendizagem, a capacidade para trabalhar e dirigir, por exemplo.

Conheça os sintomas e como curar da Hipersonia

A hipersonia tem cura porém é necessário ir no médico especialista do sono, para fazer o tratamento adequado que pode incluir o uso de remédios e adotar estratégias para programar uma boa noite de sono, como planejar as horas de sono, por exemplo.

Principais sintomas da hipersonia

A hipersonia manifesta-se através de sintomas como:

  • Dificuldade para acordar, não ouvindo o alarme;
  • Dormir durante cerca de 14 horas durante o sono noturno;
  • Cansaço e fadiga intensa ao longo do dia;
  • Exaustão;
  • Tirar cochilos involuntariamente;
  • Desorientação e falta de atenção;
  • Perda de concentração e memória que afeta o trabalho e a aprendizagem;
  • Bocejar constantemente ao longo do dia;
  • Irritabilidade.
Conheça os sintomas e como curar da Hipersonia

A hipersonia diminui a atenção, o que pode aumentar as chances de ter acidentes ao dirigir, por exemplo.

Existem vários tipos de hipersonia, sendo a mais frequente a hipersonia primária, também conhecida por idiopática em que os sintomas estão presentes por cerca de 3 meses.

Como é feito o diagnóstico de hipersonia

Quando a sensação de sono exagerado ocorre durante algumas noites ou dias após noites sem um sono tranquilo por causas justificáveis, como para estudar ou trabalhar, não se trata de doença.

Porém, se esta hipersonia se prolongar por mais do que 2 semanas, ela pode ser sintoma de doença e, para confirmar a hipersonia é preciso fazer exames de sangue e exames de imagem como uma tomografia axial computadorizada ou uma ressonância magnética.

Causas da hipersonia

A hipersonia normalmente ocorre quando se passa várias noites mal dormidas, acumulando cansaço excessivo. Também pode ocorrer na síndrome da apneia do sono, síndrome das pernas inquietas e uso de drogas e medicamentos de forma excessiva como ansiolíticos, antidepressivos ou estabilizadores do humor, que têm como principal efeito colateral a sonolência excessiva.

Em alguns casos, caso a hipersonia se prolongar, é necessário ir no especialista do sono para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, porque a hipersonia pode ser confundida com sintomas de doenças como anemia, depressão, diabetes, câncer, encefalite, meningite ou tumor cerebral, por exemplo.

Consequências da hipersonia

A hipersonia prejudica o desempenho na escola e a rentabilidade no trabalho pois afeta a concentração, a memória, a capacidade para planejar e diminui a atenção.

Além disso, a coordenação e a agilidade podem ficar diminuídos o que prejudica a capacidade para dirigir. As relações familiares e sociais, também podem ficar afetadas pela necessidade de estar descansando constantemente.

Como tratar a hipersonia

O tratamento para a hipersonia deve ser feito com o uso de remédios estimulantes, como Modafinil, Metilfenidato ou Pemoline, por exemplo, para diminuir o tempo de sono sempre recomendados pelo médico.

Também se deve tratar doenças que possam interferir no sono como problemas respiratórias ou refluxo, por exemplo.

Além disso, para viver com a hipersonia é necessário adotar algumas estratégias como utilizar vários despertadores para acordar e programar uma boa noite de sono.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...