A Hidrocefalia de Pressão Normal, ou HPN, é caracterizada pelo acúmulo de líquido cefalorraquidiano (LCR) no cérebro, o que leva ao aumento dos ventrículos cerebrais. Apesar do aumento do volume de fluido no cérebro, a pressão intracranial permanece normal.
Essa condição normalmente se apresenta com três sintomas característicos: dificuldade para andar, incontinência urinária e perda das funções cognitivas. A HPN é geralmente diagnosticada em pacientes com mais de 65 anos, o que pode ser confundido com demência, no entanto pode acontecer em qualquer idade.
Na maioria dos casos a hidrocefalia de pressão normal é completamente reversível. O tratamento envolve a drenagem do LCR acumulado no cérebro e redirecionamento para outra área do corpo para reabsorção.
Principais sintomas
Os principais sintomas de HPN são:
1. Alterações na marcha
Pessoas com hidrocefalia de pressão normal geralmente apresentam um padrão de caminhada anormal, podendo dar passos muito largos e/ ou curtos, com uma leve inclinação do tronco para frente. Essa alteração pode tornar subir ou descer as escadas mais difíceis.
As alterações na marcha são normalmente os primeiros sintomas a aparecer.
2. Incontinência urinária
Em casos mais leves, pessoas com HPN podem ter maior frequência urinária ou vontade repentina para urinar. Nos casos mais graves de HPN, a pessoa pode perder o controle total da bexiga.
3. Alterações cognitivas
Sintomas semelhantes à demência, como esquecimentos frequentes, mudanças no humor, pensamento mais devagar e dificuldade para tomar decisões podem ser notados em pessoas com HPN. Em alguns casos, pode ser também notado perda de interesse em coisas que antes eram prazerosas, assim como diminuição da atenção e dificuldade para concluir tarefas.
Esses sintomas podem não aparecer de uma vez, podendo surgir à medida que a doença evolui.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da hidrocefalia de pressão normal é feito durante uma avaliação clínica, em que o neurologista avalia os movimentos da pessoa, raciocínio e funcionamento físico.
O médico pode também realizar exames de imagem, principalmente ressonância magnética, para visualizar os ventrículos, verificar se estão aumentados e identificar qualquer acúmulo do fluido no cérebro.
Marque uma consulta com o neurologista mais próximo para investigar a possibilidade de HPN:
Causas de Hidrocefalia de Pressão Normal
A hidrocefalia de pressão normal pode ser classificada em dois tipos principais de acordo com a causa:
- HPN idiopática, em que o aumento do LCR não tem uma causa conhecida;
- HPN secundária, em que a pessoa tem algum fator de risco, como AVC, lesão na cabeça ou infecção, como meningite e caxumba.
Nos dois tipos, o excesso de LCR e o aumento dos ventrículos cerebrais são identificados, mas a pressão está dentro dos limites normais. No entanto, no caso da HPN idiopática, o diagnóstico é feito em idosos, enquanto que a secundária atinge pessoas de todas as idades.
Como é feito o tratamento
O tratamento da hidrocefalia de pressão normal tem como objetivo diminuir os sintomas da doença a partir da drenagem do LCR acumulado nos ventrículos para outro local do corpo para que seja reabsorvido. Dessa forma, é possível fazer com que o ventrículo volte a ter o seu tamanho normal e os sintomas sejam aliviados.
Além disso, durante o procedimento, o médico também pode fazer circular no cérebro um medicamento com o objetivo de regular a quantidade de LCR produzida, evitando que o acúmulo volte a acontecer. Entenda como é feito o tratamento para hidrocefalia.
Em alguns casos, pode ser indicada também a realização de fisioterapia, principalmente quando há alterações na marcha.