Hidratante labial: qual o melhor, tipos, para que serve (e como usar)

O hidratante labial é um produto que deve ser aplicado nos lábios, sendo indicado para hidratar e aliviar o ressecamento, rachaduras ou ajudar em condições como queilite angular e herpes labial, por exemplo.

O objetivo do hidratante labial é fornecer uma barreira protetora nos lábios, para manter a umidade na pele e proteger contra fatores externos agressivos, como ar seco, temperaturas frias e vento.

Leia também: Lábios ressecados: 6 causas comuns (e o que fazer) tuasaude.com/labios-ressecados

Também conhecido como bálsamo labial ou lip balm, o hidratante labial pode ser encontrado na forma de bastões ou pomadas e conter medicamentos, óleos essenciais, corantes, protetor solar, óleos vegetais e manteigas.

Imagem ilustrativa número 1

Melhor hidratante labial

Não existe um único melhor hidratante labial para todas as pessoas, pois a escolha varia conforme as necessidades individuais e a condição a ser tratada.

Assim, algumas dicas para escolher o melhor hidratante labial são:

  • Para lábios ressecados ou rachados: à base de pomadas, com vaselina, cera de abelha, óleo mineral, lanolina, glicerina e/ou ácido hialurônico. Esses ingredientes criam uma barreira contra a perda de água e atraem umidade para a pele;
  • Para cicatrização: hidratante labial com manteiga de karité, manteiga de cacau, ceramida, óleo de rícino, óleo de jojoba e dexpantenol;
  • Para lábios muito danificados: vaselina branca purificada, que é hipoalergênica e muito eficaz para reter a hidratação;
  • Para proteger contra o sol, ao ar livre: hidratante com protetor solar FPS 30 ou superior e com ingredientes como óxido de zinco ou dióxido de titânio para proteger contra danos solares.

Além disso, pesquisas recentes indicam que hidratantes labiais com extratos de ervas, como hortelã-pimenta, perilla e emblica, podem ser mais eficazes para reduzir a rugosidade e curar lábios rachados do que o uso isolado de vaselina.

Para que serve

O hidratante labial pode ser indicado para:

  • Impedir a perda da umidade natural da pele, protegendo contra o ar seco, temperaturas frias e o vento;
  • Ajudar na cicatrização, ao fechar rachaduras dolorosas, reduzir a inflamação e evitar que a pele descasque, prevenindo infecções;
  • Evitar danos solares pois as versões com filtro solar FPS 30 ou superior protegem os lábios contra queimaduras e danos que podem levar ao câncer labial ou desencadear herpes;
  • Ajudar no tratamento de quimioterapia e radioterapia, mantendo a integridade da mucosa dos lábios e prevenindo a mucosite oral.

O hidratante labial também pode ser indicado para para interromper o hábito de lamber os lábios. Isso porque a saliva contém enzimas digestivas que irritam a pele e que, ao secar, deixam os lábios ainda mais secos.

Tipos de hidratante labial

Alguns dos principais tipos de hidratante labial são:

1. Hidratante labial com bepantol

O hidratante labial com bepantol é um produto que contém dexpantenol ou pró-vitamina B5, um ingrediente que tem ação hidratante e regeneradora.

Este tipo de hidratante labial ajuda na cicatrização de rachaduras e pequenas lesões labiais, ajudando durante condições climáticas extremas também.

Leia também: Bepantol derma: para que serve e como usar (pele, lábios, cabelo e mais) tuasaude.com/bepantol-derma

2. Hidratante labial com cor

O hidratante labial com cor são produtos que contêm ingredientes para hidratar e nutrir os lábios e também pigmentos sintéticos.

Alguns hidratantes labiais também podem conter corantes naturais, como beterraba, açafrão e cúrcuma, por exemplo.

3. Hidratante labial caseiro

O hidratante labial caseiro pode ser feito com ingredientes naturais e fitoterápicos, como cera de abelha, cera de carnaúba, manteiga de cacau, manteiga de karité e óleos essenciais, por exemplo.

4. Hidratante labial masculino

O hidratante labial não é um produto restrito somente para o público masculino ou feminino. Assim, qualquer tipo de hidratante labial pode ser usado por homens e mulheres.

5. Hidratante labial infantil

O hidratante labial infantil deve ser escolhido com cuidado, pois a pele das crianças é delicada e pode apresentar necessidades específicas.

Assim, os ingredientes de hidratantes labiais para crianças podem conter óleo de coco, vaselina branca purificada, cereais vegetais e manteigas vegetais.

Como usar o hidratante labial

O passo a passo para usar o hidratante labial são:

  1. Abrir o pote ou bastão e aplicar uma pequena quantidade nos lábios;
  2. Esfregar o bálsamo no lábio inferior, acompanhando o contorno externo, e repetir o processo no lábio superior;
  3. Esfregar os lábios um contra o outro para ajudar a espalhar o produto de forma uniforme por toda a boca;
  4. Se usar as mãos para aplicar o hidratante labial, deve-se lavar as mãos;
  5. Aplicar o hidratante pela manhã, ao longo do dia, após comer ou beber e, principalmente, antes de dormir;
  6. Ao usar o hidratante labial com protetor solar, é recomendado reaplicar a cada 2 horas.

Se após duas ou três semanas de uso contínuo do hidratante labial não houver melhora, é recomendado consultar o dermatologista, para que seja avaliada a causa do ressecamento e indicar o tratamento adequado.

Vídeos relacionados

HERPES LABIAL: Sintomas, Causas e Tratamentos!

05:01 | 17.334 visualizações

Benefícios do ÓLEO DE COCO e como usar

05:50 | 208.815 visualizações