Manteiga de karité: o que é, para que serve (e como usar)

Atualizado em janeiro 2024
Evidência científica

A manteiga de karité oferece muitos benefícios para a saúde da pele, pois ajuda a mantê-la hidratada, promove o rejuvenescimento e a cicatrização. Essas propriedades se devem ao fato da manteiga de karité ser rica em ácidos graxos, como ácido esteárico, oleico, palmítico, linoleico e araquidônico.

A manteiga de karité é uma gordura sólida obtida através da prensagem das sementes da árvore de karité, conhecida como Vitellaria paradoxa ou V. nilotica.

Essa manteiga pode ser comprada em lojas de produtos cosméticos ou farmácias. Além disso, a manteiga de karité também é usada como ingrediente na produção de hidratantes, protetores labiais, shampoos e condicionadores, por exemplo. Além disso, essa manteiga também pode ser usada para fins culinários.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve e benefícios

Os principais benefícios e indicações da manteiga de karité são:

1. Hidratar a pele

A manteiga de karité é facilmente absorvida pela pele e possui boas propriedades de retenção de água, o que ajuda a manter a pele hidratada. Isto se deve aos seus compostos ativos, que incluem ácidos graxos, esteróis, vitamina A, vitamina E e vitamina F.

A manteiga de karité é uma excelente opção para hidratar mãos e pés, prevenir a descamação da pele após o bronzeamento, prevenir a formação de estrias e melhorar a pele áspera e com rachaduras ou aliviar condições como eczema, dermatite ou psoríase, por exemplo.

2. Prevenir o envelhecimento precoce

Devido aos seus compostos bioativos, a manteiga de karité previne o envelhecimento precoce, estimulando a regeneração celular e diminuindo o processo de envelhecimento.

Além disso, a manteiga de karité também protege a pele contra os raios UV, evitando o fotoenvelhecimento e estimulando a produção de colágeno, proteína responsável por dar firmeza e elasticidade à pele.

3. Cuidar da saúde do cabelo

A manteiga de karité cuida da saúde do cabelo, atuando como emoliente, hidratante e protetora contra os radicais livres presentes no ar e na água, porque é rica em vitamina A, vitamina E e ácidos graxos.

Além disso, quando a manteiga de karité é aplicada nos cabelos, ela também forma uma barreira protetora contra o calor, o sal e o cloro, presentes em ambientes como piscina ou praia. Essa manteiga também ajuda a repor a perda de umidade dos cabelos, causada pelo uso frequente de secadores, chapinhas e tratamentos químicos.

Por isso, a manteiga de karité é muito utilizada como ingrediente principal em diversos shampoos, condicionadores e máscaras de hidratação para tratamento de cabelos cacheados, crespos, coloridos, secos ou danificados.

4. Reparar os lábios rachados

A manteiga de karité ajuda a manter a pele dos lábios hidratada e promove a cicatrização e a regeneração. Por isso, essa manteiga funciona como um excelente bálsamo para prevenir e reparar os lábios rachados que podem surgir no frio ou calor.

5. Promover a cicatrização

Os ácidos graxos e esteróis presentes na manteiga de karité, assim como o seu alto teor de vitamina A, promovem a cicatrização da pele e ajudam a reduzir a inflamação.

Por isso, a manteiga de karité pode ser usada para ajudar a tratar erupções cutâneas, pé de atleta e queimaduras, e diminuir a inflamação causada por picadas de insetos, por exemplo.

6. Reduzir a inflamação da pele

A manteiga de karité contém amarina, um composto bioativo que ajuda a reduzir a inflamação da pele e, por isso, pode ser usada topicamente para reduzir o inchaço da pele em casos de dermatite, eczema e psoríase, por exemplo.

7. Proteger a pele do sol

Os triterpenos, compostos orgânicos presentes na manteiga de karité, contribuem para a proteção da pele contra os raios ultravioleta do sol, pois atuam como protetor solar, absorvendo ou refletindo parte dos raios UV.

Essas propriedades da manteiga de karité diminui o risco de queimaduras solares e de câncer de pele causados ​​pela exposição aos raios solares.

8. Ajudar a reduzir a dor da artrite

Alguns estudos feitos em animais [1], indicam que o uso de manteiga de karité pode ajudar a reduzir a dor associada à artrite. Isso é possível devido ao seu conteúdo de triterpenos, que possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. No entanto, mais estudos científicos são necessários para se comprovar esse benefício.

Propriedades da manteiga de karité

A manteiga de karité possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, emolientes, hidratantes, cicatrizantes e protetoras. Essas propriedades se devem aos compostos bioativos que a manteiga de karité possui, que incluem ácidos graxos, esteróis, triglicerídeos, vitamina A, vitamina E e vitamina F.

Como usar a manteiga de karité

A manteiga de karité pode ser usada pura na pele, nos cabelos e nos lábios, da seguinte forma:

1. Na pele

Colocar um pouco da manteiga de karité pura e não refinada na palma da mão e aplicar diretamente na pele, com movimentos circulares para facilitar sua absorção.

Essa manteiga também pode ser misturada a um hidratante corporal. Para isso, basta derreter a manteiga de karité pura em banho maria e acrescentar ao hidratante ou creme corporal, mexendo até misturar bem.

2. No cabelo

Pode-se aplicar a manteiga de karité pura e não refinada diretamente no cabelo. Nos cabelos lisos, oleosos ou finos, recomenda-se aplicar a manteiga de karité somente nas pontas. Já em cabelos crespos, cacheados ou secos, pode-se aplicar essa manteiga da raiz às pontas.

Após lavar os cabelos, retirar o excesso de água com uma toalha e aplicar a manteiga de karité nos fios, massageando bem. Deixar agir por 30minutos e, depois, enxaguar com bastante água. Também é possível usar uma pequena quantidade de manteiga de karité como creme modelador sem enxágue.

A manteiga de karité também pode ser misturada às máscaras capilares e condicionadores. Para isso, deve-se derreter a manteiga em banho maria e acrescentar ao creme, misturando bem.

3. Nos lábios

A manteiga de karité pode ser aplicada, com as pontas dos dedos, diretamente nos lábios, para melhorar a hidratação, combater o ressecamento e as rachaduras.

Leia também: O que fazer para tratar lábios rachados e ressecados tuasaude.com/labios-rachados

Possíveis efeitos colaterais

Ainda não foram encontrados efeitos colaterais associados ao uso de manteiga de karité na pele. Por conter poucas proteínas, o que reduz significativamente o risco de causar alergias. Portanto, seu uso é considerado seguro para qualquer tipo de pele.

No entanto, em casos de vermelhidão, coceira ou inflamação na pele, deve-se interromper o uso da manteiga de karité e procurar um dermatologista para avaliação.