Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Passos para fazer hidratação, umectação ou reconstrução no cabelo

A melhor forma de fazer uma excelente hidratação e ficar com o cabelo macio, sem volume, sem frizz e com brilho é usar os cremes e máscaras que o cabelo realmente precisa.

Uma excelente forma de saber se o cabelo está precisando de hidratação, umectação ou reconstrução capilar é fazendo o teste colocando o cabelo dentro de um copo d'água como mostra a imagem a seguir:

Passos para fazer hidratação, umectação ou reconstrução no cabelo

Depois de fazer esse teste, você deve oferecer exatamente o que o seu cabelo precisa.

Como fazer hidratação

  • Para lavar: preferir shampoo sem sal, neutro ou transparente e esfregar principalmente o couro cabeludo, deixando a espuma somente escorrer pelos fios.
  • Para hidratar: a seguir deve aplicar máscara de hidratação ou creme de massagem que tenha ingredientes como mel, ovo, chocolate e vitaminas. A máscara deve permanecer no cabelo por cerca de 10 minutos e se for possível cobrir a cabeça com uma touca o produto aquece no cabelo e os resultados são ainda melhores. Depois basta enxaguar e finalizar como preferir, seja deixando secar naturalmente ou usando finalizador e secador de cabelo, seguido de prancha, por exemplo.
  • Frequência: 1 ou 2 vezes por semana, para quem lava o cabelo até 3 vezes por semana, quem lava todos os dias, pode optar por acrescentar mais 1 dia de hidratação ou intercalar com uma umectação. Essa frequência não é alta e não pesa nos fios.

Como fazer umectação

  • Para lavar: usar shampoo perolado, indicado para cabelos secos ou danificados, usar pouca quantidade mas garantir que todos os fios ficam limpos.
  • Para umectar: depois aplicar máscara ou creme de massagem que contém óleo ou manteiga adicionados como manteiga de karité, óleo de macadâmia, óleo de côco, óleo de abacate, azeitona, óleo de argan. Adicionar esses ingredientes no creme que usou para fazer a hidratação também é uma boa ideia. Deixar atuar por até 20 minutos com touca na cabeça.
  • Frequência: fazer no máximo 2 vezes por semana, mesmo se lavar o cabelo diariamente. Quem tem cabelo oleoso só deve aplicar o produto após 10 cm da raiz, e se tiver cabelo curto, só nas pontas.

Como fazer reconstrução

  • Para lavar: usar shampoo para limpeza profunda, sem sal.
  • Para reconstruir: adicionar 1 ampola de queratina para cada 1 colher de sopa de creme de massagem ou usar creme que já tenha proteínas como queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno, aminoácidos,  em seus ingredientes. Por vezes os rótulos dos produtos tem a informação de que é para reposição de massa capilar. Deixar atuar por 20 minutos, com touca e enxaguar a seguir.
  • Frequência: usar no máximo 2 vezes por mês porque o excesso de queratina deixa os cabelos quebradiços.

A melhor forma de garantir que o cabelo recebe exatamente o que precisa é fazendo o teste de forma frequente, mas seguir o cronograma capilar também é uma ótima forma de conseguir um cabelo bonito e hidratado mesmo que esteja usando química no cabelo. Veja aqui como fazer um cronograma capilar e mais exemplos de produtos

Mais sobre este assunto:


Carregando
...