Hemotórax: o que é, sintomas, causas e tratamento

Atualizado em outubro 2023

Hemotórax é o acúmulo de sangue no espaço pleural, que fica entre os pulmões e a parede torácica, podendo causar sintomas como falta de ar, respiração acelerada, aumento dos batimentos cardíacos e pressão baixa.

Na maioria das vezes, o hemotórax se desenvolve devido um ferimento na parede torácica, que resulta em um sangramento dentro do tórax, mas também pode ser causado por problemas de coagulação do sangue, complicações de cirurgias e, embora raro, câncer.

Em caso de suspeita de hemotórax, é recomendado procurar uma emergência para avaliação. Embora nem sempre seja indicado um tratamento específico, pode ser necessária a drenagem do sangue preso no tórax e/ou a cirurgia para parar o sangramento. 

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de hemotórax são:

  • Dificuldade para respirar;
  • Respiração acelerada; 
  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Pressão baixa;
  • Dor no peito;
  • Um lado do tórax diferente do outro.

O hemotórax normalmente se desenvolve após uma pancada forte ou perfuração no tórax e, por isso, também é comum existirem ferimentos ou manchas roxas na pele, por exemplo.

Nos casos mais graves, o hemotórax também pode causar complicações sérias, como a perda de grandes quantidades de sangue, resultando em choque hipovolêmico. Por isso, em caso de suspeita de hemotórax, é recomendado procurar uma emergência. Conheça os sintomas de choque hipovolêmico.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de hemotórax normalmente é feito pelo clínico geral ou pneumologista baseado nos sintomas, histórico de acidentes, pancadas ou ferimentos no tórax e o resultado de exames, como o ultrassom ou raio-X, em que se pode verificar alterações indicativas de sangue no tórax.  

Além disso, o médico normalmente indica outros exames, como o hemograma, coagulograma e dosagem de troponina no sangue, para avaliar a gravidade do hemotórax e indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Possíveis causas

O hemotórax pode ser causado por:

  • Ferimentos no tórax, causados por pancadas fortes ou cortes profundos, por exemplo;
  • Complicações de cirurgias torácicas, devido a lesão de vasos, por exemplo;
  • Problemas na coagulação do sangue, que podem aumentar o risco de sangramentos;
  • Algumas infecções pulmonares, como tuberculose;
  • Morte do tecido pulmonar, também chamado de infarto pulmonar.
  • Tumor na região do tórax, como câncer de pulmão.

No entanto, o hemitórax na maioria das vezes surge devido a ferimentos no tórax que resultam na lesão de vasos e/ou órgãos no seu interior. Quando isso acontece, podem surgir sangramentos que levam ao acúmulo de sangue no tórax.

Algumas vezes, o hemotórax pode causar sintomas parecidos com os de um pneumotórax, que é quando acontece o acúmulo de ar no espaço pleural, sendo importante a sua identificação correta para que o médico possa indicar o tratamento mais adequado. Entenda melhor o que é pneumotórax.

Como é feito o tratamento

O hemotórax nem sempre necessita de um tratamento específico, especialmente quando o volume de sangue acumulado no tórax é pequeno. Neste caso, o corpo tende a reabsorver o sangue naturalmente ao longo das próximas semanas. 

No entanto, algumas vezes o médico pode indicar a drenagem do hemotórax pela colocação de um dreno por meio de cirurgia para permitir a saída do sangue do tórax e facilitar a expansão dos pulmões.

Nos casos mais graves, o sangramento no tórax pode ser intenso ou não parar, e a colocação de um dreno pode não ser suficiente. Nestes casos, pode ser necessária uma cirurgia para identificar possíveis lesões em vasos e órgãos e parar o sangramento.