HCM alto: o que significa e o que fazer

O HCM alto pode significar condições como anemia megaloblástica, efeitos colaterais de remédios ou tratamentos, hipotireoidismo ou alcoolismo, por exemplo.

O HCM é considerado alto quando apresenta valores superiores a 32 picogramas no hemograma e indica que os glóbulos vermelhos do sangue estão anormalmente grandes e contêm altos níveis de hemoglobina.

Leia também: HCM: o que é e porque está alta ou baixa tuasaude.com/hcm-hemoglobina-corpuscular-media

Em casos de HCM alto, é recomendado consultar o clínico geral,  para fazer o diagnóstico correto e indicar o tratamento adequado, que inclui o uso de remédios, suplementos orais, mudanças na alimentação e, em alguns casos, uma cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

HCM alto o que significa

O HCM no exame de sangue pode significar situações como:

1. Anemia megaloblástica

O HCM alto pode significar a presença de anemia megaloblástica, um tipo de anemia que acontece principalmente devido à deficiência de vitamina B12 ou B9 no sangue.

Isso acontece porque as vitaminas B9 e B12 são essenciais para a formação de glóbulos vermelhos saudáveis.

O que fazer: em casos de suspeita de anemia megaloblástica, deve-se consultar o clínico geral, para fazer o diagnóstico adequado e indicar o tratamento.

O tratamento pode incluir a administração diária de injeções de vitamina B12 ou a suplementação oral de vitamina B9 ou vitamina B12

Além disso, o médico ou nutricionista também pode recomendar priorizar a ingestão de alimentos fontes de vitamina B12 e B9 , como peixes, queijo, leite, espinafre, brócolis, nozes, feijão e levedura de cerveja, por exemplo.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Efeitos colaterais de medicamentos ou tratamentos

O HCM alto no hemograma também pode surgir devido a efeitos colaterais de medicamentos como zidovudina, estavudina, lamivudina ou de tratamentos com quimioterápicos.

O que fazer: é recomendado conversar com o médico que prescreveu esses medicamentos ou tratamentos. Desta forma, o médico avaliará se é possível ajustar a dosagem ou mudar os medicamentos usados, por exemplo.

3. Alcoolismo

O alcoolismo é a principal causa de HCM alto no exame de sangue, porque o álcool pode provocar a deficiência de folato e B12.

Além disso, as bebidas alcoólicas têm um efeito tóxico direto nos precursores eritroides na medula óssea, que são células que se desenvolvem e amadurecem para se tornar glóbulos vermelhos.

O que fazer: se houver a confirmação de alcoolismo, o médico poderá recomendar o uso de remédios como dissulfiram, naltrexona e acamprosato, que ajudam a diminuir o desejo por álcool.

O médico também pode recomendar sessões de psicoterapia e a participação em grupos de apoio, para ajudar a pessoa nas mudanças de comportamento e na sua manutenção.

Leia também: Como é feito o tratamento para o alcoolismo tuasaude.com/tratamento-para-alcoolismo

4. Hipotireoidismo

O HCM alto no exame de sangue pode ser causado pelo hipotireoidismo, uma alteração na glândula tireoide que reduz o número e a capacidade de multiplicação das células e na medula óssea.

O hipotireoidismo é a diminuição da produção de hormônios T3 e T4 pela tireoide, causando sintomas como cansaço, fraqueza e indisposição, pele seca e áspera, queda de cabelo ou aumento do peso.

O que fazer: na presença de sintomas indicativos de hipotireoidismo, é recomendado consultar o endocrinologista, para que seja feito o diagnóstico correto.

Se houver a confirmação do hipotireoidismo, o médico pode recomendar o uso de medicamentos como a levotiroxina, para repor os hormônios da tireoide.

Mudanças nos hábitos alimentares também são importantes e envolvem o consumo de alimentos ricos em fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis, por exemplo.

5. Doença hepática

Durante a doença hepática existe uma aumento da concentração de colesterol na parte externa dos glóbulos vermelhos, aumentando sua área de superfície e levando, assim, a um HCM alto.

O que fazer: em casos de confirmação de doença hepática e conforme o seu tipo, o médico pode indicar tratamentos como alimentação saudável, uso de remédios e suplementos.

Já em casos mais graves, o tratamento recomendado pelo médico pode incluir uma cirurgia de transplante de fígado.

Como saber se o HCM está alto

Para saber se o HCM está alto, é recomendado consultar o clínico geral que poderá solicitar a realização do exame hemograma completo, que contém informações sobre os glóbulos vermelhos.

Leia também: Hemograma: para que serve, resultados (e alterações comuns) tuasaude.com/hemograma

Calculadora de hemograma

Para saber se o HCM está alto, insira o resultado do seu exame na calculadora a seguir:

Erro
Erro
Erro
Mínimo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro
Máximo admitido, pode alterar para o valor do seu laboratório
Erro

Esta calculadora é apenas uma ferramenta de orientação e, por isso, não deve ser usada para diagnosticar ou substituir a consulta com o médico.

Dúvidas sobre o HCM alto

As principais dúvidas sobre o HCM alto são:

1. VCM e HCM alto o que significa?

O VCM e HCM alto podem indicar a presença de condições como deficiência de ácido fólico ou vitamina B12, alcoolismo, problemas na tireoide e doença hepática, por exemplo.

Entretanto, o VCM e HCM alto isoladamente não é preocupante. Isso porque o médico deve avaliar todos os resultados do hemograma e o histórico de saúde da pessoa para determinar se existe um problema e/ou se outros exames são necessários.

2. HCM alto causa sintomas?

O HCM não causa sintomas de forma direta. No entanto, o HCM alto pode estar relacionado com problemas de saúde, como anemia megaloblástica, que pode provocar sintomas como cansaço excessivo, palidez e dor muscular, por exemplo.

Assim, os sintomas associados com o HCM alto variam conforme a condição que causa essa alteração no hemograma.

Vídeos relacionados

VITAMINA B12: para que serve, sintomas de falta, onde encontrar na natureza e suplementação

06:53 | 1.162.375 visualizações

Sinais que a sua TIREOIDE não está bem

06:35 | 17.540 visualizações