Glucagon: o que é, função, quando é indicado e como usar

julho 2022

O glucagon é um hormônio produzido no pâncreas pelas células alfa e é responsável por estimular o fígado a liberar a glicose armazenada na forma de glicogênio para o sangue, tornando este açúcar disponível para que seja utilizado pelos órgãos e tecidos do corpo, evitando que a hipoglicemia ocorra.

Por isso, o uso do glucagon geralmente é indicado no tratamento da hipoglicemia grave. No entanto, embora este hormônio ainda seja estudado quanto a outros efeitos, como regular o metabolismo energético e proteico durante períodos de doenças graves, ele também tem sido utilizado em outras situações como no tratamento do sangramento gastrointestinal e varizes esofágicas, por exemplo.

O glucagon está disponível em medicamentos para serem utilizados geralmente em emergências e hospitais, mas algumas formulações específicas existem para que ele seja aplicado pela própria pessoa em caso de hipoglicemia por via intranasal.

Função do glucagon

A função do glucagon é:

  • Aumentar a quantidade de açúcar circulante no sangue, tornando a glicose disponível para ser utilizada por outros órgãos e tecidos do corpo;
  • Estimular a liberação da glicose armazenada no fígado, na forma de glicogênio hepático, restaurando os níveis normais de glicose no sangue;
  • Regular o metabolismo energético, de gorduras e proteínas, no entanto a função do glucagon nesse controle ainda tem sido estudada para ser compreendida com mais detalhes.

A produção deste hormônio é importante porque sua secreção, que ocorre quando os níveis de açúcar no sangue caem, evita com que a hipoglicemia ocorra e cause sintomas como tremor, suor excessivo e confusão. Veja como identificar a hipoglicemia.

Qual a relação entre a insulina e o glucagon?

A insulina e o glucagon são dois hormônios que são produzidos pelo pâncreas e que têm papel importante no metabolismo da glicose. No entanto, a insulina é produzida por outro tipo de célula do pâncreas, as células beta, e a sua principal função é diminuir a quantidade de glicose no sangue, enquanto que o glucagon possui a ação contrária. Entenda melhor a função da insulina no organismo.

Quando é indicado

O glucagon presente em medicamentos geralmente é indicado para o tratamento da hipoglicemia grave, no entanto, também pode ser utilizado para auxiliar a realização de exames de imagem do tubo digestório, como o exame de trânsito intestinal, durante o tratamento das varizes de esôfago e de sangramentos gastrointestinais, por diminuir as contrações da musculatura de órgãos do tubo digestório como esôfago e intestino. 

Além disso, também pode ser indicado em procedimentos cirúrgicos no sistema digestivo como drenagens de abscessos, biópsias e gastrostomias, por provocar relaxamento no músculo liso.

Como usar

Existem medicamentos injetáveis que contém o glucagon para serem utilizados por via intravenosa, intramuscular ou subcutânea e outros que o contém na forma de um spray para uso por via intranasal. 

Em algumas emergências existem kits que contém injetores automáticos com o glucagon na forma de um pó desidratado para ser misturado com água e aplicado na forma de uma injeção na coxa de uma pessoa em caso de hipoglicemia grave. 

Alguns desses kits podem vir com o glucagon já pronto para aplicação intranasal por meio do spray, geralmente para uso pela própria pessoa em caso de hipoglicemia. Nestes casos, o glucagon é aplicado dentro de uma das narinas enquanto a outra deve ser mantida fechada.

Além disso, o glucagon em algumas formulações específicas também pode ser utilizado por via intravenosa, mas geralmente em hospitais.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em julho de 2022.

Bibliografia

  • STATPEARLS. Physiology, Glucagon. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537082/>. Acesso em 14 jul 2022
  • STATPEARLS. Glucagon. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK559195/>. Acesso em 14 jul 2022
Mostrar bibliografia completa
  • THIESSEN, Steven E; GUNST, Jan; BERGHE, Greet V. D. Role of glucagon in protein catabolism. Curr Opin Crit Care. Vol.24, n.4. 228-234, 2018
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.