Gengivoplastia: o que é, como é feita e recuperação

A gengivoplastia é uma cirurgia plástica para corrigir deformidades na gengiva e melhorar a estética do sorriso, sendo indicada para reduzir espaços entre os dentes e as gengivas, aumentar a área exposta dos dentes ou remover o excesso de gengiva.

A recuperação completa da cirurgia pode demorar até 3 meses, durante os quais o dentista pode indicar algumas medidas, como fazer uma alimentação pastosa e realizar a limpeza suave da gengiva com antissépticos, especialmente nos primeiros dias após o procedimento.

Em caso de desconforto com a aparência da gengiva, é possível consultar o dentista para uma avaliação. Caso a gengiva não esteja doente, a gengivoplastia pode ser indicada para corrigir as alterações.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A gengivoplastia é indicada para:

  • Eliminar bolsas periodontais, que são espaços anormais entre os dentes e a gengiva;
  • Aumentar a área exposta dos dentes;
  • Eliminar margens gengivais espessas;
  • Remover excesso de gengiva.

A gengivoplastia tem a finalidade de corrigir ou eliminar deformidades na gengiva, sendo usada apenas para correção estética do sorriso.

Diferença entre gengivectomia e gengivoplastia

A gengivoplastia é uma cirurgia para fins estéticos, enquanto a gengivectomia pode ser indicada para outras finalidades, especialmente no tratamento de doenças periodontais, como a pericoronarite, um tipo de inflamação da gengiva. Entenda melhor o que é gengivectomia.

Como é feita a cirurgia de gengivoplastia

A cirurgia de gengivoplastia é feita por um cirurgião dentista após a avaliação da cavidade oral, que é importante para identificar doenças periodontais que necessitem ser tratadas antes da cirurgia e planejar o procedimento.

A gengivoplastia é realizada no consultório do dentista com anestesia local e utilizando um bisturi para delimitar a gengiva na posição desejada. O excesso da gengiva é descolado, o que permite o remodelamento do contorno dos dentes, sendo, em seguida, reposicionado.

Ao final da cirurgia, o dentista faz alguns pontos na gengiva para manter o segmento reposicionado fixo no local desejado. A duração da cirurgia varia de alguns minutos a poucas horas, dependendo das intervenções necessárias. 

Antes e depois da gengivoplastia

As diferenças antes e depois da gengivoplastia podem ser notadas logo após a cirurgia e os resultados podem ser melhor observados após a recuperação completa da gengiva, que pode levar alguns meses.  

Imagem ilustrativa número 2
Imagem antes e depois da gengivoplastia

Além disso, é importante seguir corretamente as orientações do dentista, para evitar complicações como a infecção da gengiva que, embora seja rara, pode afetar o resultado final.

Recuperação após gengivoplastia

A recuperação após a gengivoplastia demora em média 2 a 3 meses, podendo levar 3 a 4 semanas até a cor das gengivas voltar ao normal. Neste período, é comum sentir algum incômodo, podendo ser indicado o uso de analgésicos, de acordo com a orientação do dentista.

Nos primeiros dias após a gengivoplastia, o dentista pode indicar fazer uma limpeza leve das gengivas com solução antisséptica, além de escovar os dentes suavemente e ingerir apenas alimentos pastosos e frios.