Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Gardasil 9: nova vacina do HPV (protege contra 9 tipos do vírus)

A Gardasil 9 é uma vacina contra o HPV que protege contra 9 tipos do vírus - 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58 - que são os principais responsáveis pelo surgimento de câncer no colo do útero, mas também de outras alterações como verrugas genitais e outros tipos de câncer como ânus, vulva e vagina.

Este tipo de vacina não está incluída no plano de vacinação e, por isso, não é administrada gratuitamente, precisando ser comprada em farmácias. Além da Gardasil 9, existe ainda a Gardasil, que foi desenvolvida anteriormente, que tem um preço menor, mas que apenas protege contra 4 tipos do vírus do HPV. Saiba mais sobre este tipo da vacina.

Gardasil 9: nova vacina do HPV (protege contra 9 tipos do vírus)

Quando fazer a vacinação

A Gardasil 9 pode ser feita por crianças com mais de 9 anos, adolescentes e adultos que ainda não tenham iniciado sua vida sexual. Isso acontece porque a vacina apenas protege contra a infecção pelo vírus, não representando uma cura quando o vírus já está no corpo.

Uma vez que uma grande parte dos adultos já teve algum tipo de contato íntimo, existe um risco aumentado de já ter algum tipo do vírus do HPV no organismo e, nesses casos, mesmo que a vacina seja administrada, poderá continuar a existir algum risco de desenvolver câncer.

Como tomar a vacina

As doses da Gardasil 9 variam de acordo com a idade, sendo que as recomendações gerais aconselham:

  • 9 aos 14 anos: devem ser administradas 2 doses, sendo que a segunda dose precisa ser feita entre 5 a 13 meses após a primeira;
  • Mais de 15 anos: é aconselhado fazer um esquema com 3 doses, onde a segunda é administrada após 2 meses e a terceira é administrada após 6 meses da primeira.

Pessoas que já foram vacinadas com a uma vacina quadravalente, como a Gardasil, podem fazer a Gardasil 9 em 3 doses, para garantir proteção contra mais 5 tipos de HPV.

As doses da vacina podem ser feitas em clínicas privadas ou nos postos de saúde do SUS por um enfermeiro, no entanto, a vacina precisa ser comprada em uma farmácia, já que não faz parte do plano de vacinação.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do uso desta vacina incluem dor de cabeça, tonturas, enjoo, cansaço excessivo e reações no local da picada, como vermelhidão, inchaço e dor. Para aliviar os efeitos no loca, é aconselhado aplicar compressas geladas.

Quem não deve fazer a vacina

A Gardasil 9 não deve ser administrada em mulheres grávidas ou em pessoas com alergia a algum dos componentes da fórmula.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...